Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise cada informação abaixo:


(__) Deve-se compreender o papel docente como de um orientador e, portanto, como parte do processo de aprendizagem;

(__) O professor deve pretender corrigir todos os erros do aluno, não só no uso escrito como também na linguagem falada;

(__) A avaliação, bem como a aprendizagem, são processos em construção, dinâmicos, que requerem reflexão e contínua reelaboração;

(__) Deve-se evitar fazer alterações ou correções de percurso ainda que houver necessidade;

(__) É importante refletir sobre as práticas docentes à luz dos objetivos que se pretende atingir, levando em conta os conteúdos e as competências a serem adquiridas pelos alunos.


Levando-se em consideração que V significa Verdadeiro e F significa Falso, a sequência correta das proposições acima é:

    A) V – F – V – F – V.

    B) V – V – F – F – V.

    C) F – V – F – V – F.

    D) F – F – V – V – F.

Quando se propõe a trabalhar com crianças bem pequenas, deve-se ter como princípio conhecer seus interesses e necessidades. Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade, peculiares à infância. Nesse sentido, assinale a V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto ao ato de cuidar e educar.
( ) Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes e a constituição do ser não ocorrem em momentos e de maneira compartimentada. ( ) Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular, e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade. ( ) A ação do educador é fundamental. Ele estrutura o campo das brincadeiras, por meio da seleção da oferta de objetos, fantasias, brinquedos, dos arranjos dos espaços e do tempo para brincar, dormir e alimentar-se, a fim de que as crianças alcancem objetivos de aprendizagens predeterminados sem limitar sua espontaneidade e imaginação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – F – V.

    B) V – F – V.

    C) V – V – V.

    D) F – V – F.

    E) F – F – F.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a linguagem é considerada como capacidade humana de articular significados coletivos em sistemas arbitrários de representação, que são compartilhados e que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade. A este respeito, é correto afirmar que, em um contexto de ensino e de aprendizagem:
I. A língua portuguesa é prioridade no ensino, como língua materna geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria interioridade;
II. O domínio de língua(s) estrangeira(s) é forma de ampliação de possibilidades de acesso a outras pessoas e a outras culturas e informações;
III. A informática é meio de informação, comunicação e resolução de problemas, a ser utilizada no conjunto das atividades profissionais, lúdicas, de aprendizagem e de gestão pessoal.
Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) I e II, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

Com referência a métodos de ensino, assinale a opção correta.

    A) No trabalho docente, o professor deve selecionar e organizar vários métodos de ensino em função de sua experiência profissional.

    B) Os métodos de ensino, uma vez definidos, não apresentam uma relação de subordinação com os objetivos gerais e específicos.

    C) Métodos de ensino são ações não intencionais do professor pelas quais se organizam as atividades voltadas para a aprendizagem.

    D) A aplicação de métodos de ensino eficazes não garante o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e operativas dos alunos.

    E) Os métodos de ensino podem ser classificados de acordo com o aspecto externo e com o aspecto interno, sendo este referente ao procedimento de assimilação ativa por parte dos alunos e aquele, às formas de dirigir o processo de ensino.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Compete ao professor elaborar e cumprir o plano de trabalho de atividades educacionais de forma desalinhada à proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e da política municipal de educação.


II. Participar das reuniões pedagógicas e demais momentos formativos, colaborando, dentro do possível, com sua experiência e conhecimentos adquiridos, para a melhoria de sua prática pedagógica e dos demais colegas, é uma das funções do professor no ambiente escolar.


III. Compete ao professor, no âmbito escolar, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade a fim de promover a realização de atividades educativas pouco relevantes para os aducandos.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Paulo Freire é o principal autor dessa tendência. Esta pedagogia propõe uma educação crítica a serviço da transformação social. Nessa corrente o papel da escola está baseado na formação da consciência política do discente para agir e modificar a realidade. Os conteúdos são extraídos por meio de Temas geradores retirados da problematização do cotidiano dos educandos. Os métodos de ensino são baseados em grupos de discussão e deve promover a vivência de relações efetivas. O professor e aluno são sujeitos do ato do conhecimento, a relação é de igual para igual. A aprendizagem ocorre por meio da troca de experiência em torno da prática social. Assinale a alternativa correta que apresente o nome dessa tendência pedagógica:

    A) Tendência Progressista.

    B) Tendência Liberal Estruturalista.

    C) Tendência Progressista Libertadora.

    D) Tendência Liberal Tradicional.

    E) Tendência Liberal Niilista.

O Projeto Político Pedagógico deve ser revisto anualmente ou mesmo antes desse período, sempre que houver necessidade de mudanças na Instituição Escolar. Sobre a elaboração do PPP, cumpre assinalar que:

    A) Ele deve ser uma iniciativa da Direção e Coordenação, sem envolvimento dos demais membros escolares.

    B) A escolha da participação de diferentes segmentos da comunidade na elaboração do PPP dificulta a sua produção, atrasando todo o planejamento escolar.

    C) A finalização do documento deve ser redigida pelos pais e a escola não deve se preocupar com o apoio de um especialista acerca da redação final do PPP.

    D) A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Participar da elaboração e da execução da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino de forma desassociada e alheia à realidade social dos educandos é um dos principais papéis de um docente na instituição de ensino.


II. Responsabilizar-se pela condução das atividades em sala de aula, pela orientação profissional dos educandos e pela prestação de assistência sanitária contínua aos alunos, mantendo o equilíbrio do ambiente pedagógico, são exemplos de atribuições dos professores no ambiente escolar.


III. É dever dor professor promover a recuperação paralela dos estudantes que não atingiram as capacidades pertinentes a cada etapa ou ciclo na época determinada.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Antunes (2014) salienta que o sistema de avaliação da aprendizagem na nova pedagogia baseia-se:


I. Na valorização do saber aprender.

II. Na aferição de conceitos passados pelo professor.

III. Nas relações grupais e no espírito empreendedor dos alunos.


Quais estão INCORRETOS?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

O Formação pela Escola (FPE) é um programa:

    A) de pós-graduação, na modalidade EAD, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da capacitação profissional dos alunos que acabaram de concluir o ensino superior.

    B) de formação técnica, na modalidade EAD, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da capacitação cultural dos alunos de ensino básico.

    C) de formação profissional, na modalidade semipresencial, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da capacitação técnica dos alunos da EJA.

    D) de formação técnica, na modalidade presencial, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da capacitação profissional dos alunos de ensino médio.

    E) de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...