Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Figura 8A2-I


A figura a seguir ilustra o ciclo entre planejamento, implementação, monitoramento e avaliação como estratégia de gestão educacional. 


                

Considerando a figura 8A2-I e o processo de planejamento e de planejamento participativo, assinale a opção correta.

    A) O planejamento participativo é um processo que envolve apenas a organização do trabalho pela equipe gestora, a fim de resolver problemas coletivos.

    B) O monitoramento é um processo que define compromissos de ação e traz para o planejamento as modalidades conceituais e organizacionais que visam aprimorar o processo de aprendizagem em grupo.

    C) O planejamento organiza o trabalho e dá sentido a ele, direcionando ações assistemáticas pontuais para a convergência dos objetivos institucionais.

    D) A avaliação é a fase do planejamento caracterizada por ser somativa, acompanhar e permitir o replanejamento das ações e permitir também a transformação dos espaços sociais.

    E) A efetividade do planejamento participativo pode ser garantida com o envolvimento dos sujeitos no processo pela responsabilidade de implementação.

O Projeto Político Pedagógico é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo que será desenvolvido na escola. Sobre o PPP, considere as seguintes afirmações:
(__) Ele é produzido com participação da comunidade escolar e implementado pelos dirigentes da escola, responsáveis pela sua execução;
(__) O PPP visa instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que tem origem em prescrições externas à escola;
(__) Ele deve explicitar princípios baseados na centralização das decisões e no estímulo à execução dos objetivos por um grupo minoritário;
(__) É um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, que não é descritiva ou constatativa, mas é constitutiva.
Considerando-se que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso a sequência correta das proposições acima é:

    A) V, F, F, V.

    B) V, V, F, F.

    C) F, F, V, V.

    D) F, V, F, V.

Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta em relação ao exercício da profissão de Orientador Educacional, privativa aos:
I. Licenciados em pedagogia, habilitados em orientação educacional e possuidores de diplomas expedidos por estabelecimentos de Ensino Superior oficiais ou reconhecidos. II. Portadores de diplomas ou certificados de orientador educacional obtidos em cursos de pós-graduação ministrados por estabelecimentos oficiais ou reconhecidos, devidamente credenciados pelo Conselho Federal de Educação. III. Diplomados em orientação educacional por escolas estrangeiras, cujos títulos sejam revalidados na forma da legislação em vigor.

    A) Apenas I está correta.

    B) Apenas II está correta.

    C) Apenas III está correta.

    D) Todas estão corretas.

    E) Todas estão incorretas.

A respeito do projeto pedagógico, instrumento de reflexão que permite a elaboração de metas e ações para a instituição, assinale a opção correta.

    A) Apesar de ser um espaço de reflexão coletiva, o projeto pedagógico não visa à superação de conflitos e à eliminação de relações competitivas ou autoritárias.

    B) A construção de um projeto pedagógico deve equilibrar a interação das estruturas cognitivas dos sujeitos, tendo igualdade, qualidade, liberdade, totalidade e globalidade como princípios norteadores de suas ações.

    C) A igualdade, as dimensões técnica e política e a gestão democrática são princípios norteadores de uma proposta pedagógica.

    D) O planejamento é um processo político e pedagógico de reflexão que proporciona a vivência democrática e tem as intencionalidades descritiva, constatativa e constitutiva para o exercício da cidadania.

    E) A partir do princípio de gestão democrática, o projeto pedagógico se pauta na estrutura pedagógica, destacando, para sua efetividade e aplicabilidade, as interações políticas.

Este documento organiza e articula ações necessárias para a efetivação do Projeto Político-Pedagógico, e também é construído de forma coletiva, classificado como:

    A) Proposta curricular.

    B) Regimento escolar.

    C) Diretrizes internas institucionais.

    D) Plano de ação escolar.

A escola é o espaço dedicado à aprendizagem, mas o processo não acontece sem desafios diários – tanto para os professores quanto para os alunos –, e se relacionar é um dos mais árduos. Não é incomum ouvir relatos de violência verbal e física no ambiente escolar provocadas, dentre vários motivos, por falta (ou falhas) de comunicação, sendo situações que causam dor e sofrimento aos envolvidos, levando, em alguns casos, ao afastamento de professores, por exemplo.
Com base nessa informação, assinale a alternativa INCORRETA quanto às dicas apresentadas para colocar em prática a Comunicação Não Violenta no ambiente escolar.

    A) Observar os alunos sem fazer avaliações, apenas entendendo o que eles estão tentando dizer.

    B) Aprender a perceber os feedbacks que as pessoas estão dando com pequenas atitudes.

    C) Entender que se você não ouvir o outro não terá problemas em solucionar seus problemas.

    D) Procurar ouvir o tom de sua fala. Às vezes, o jeito de falar se sobrepõe ao valor das palavras.

    E) Entender que a vulnerabilidade é uma oportunidade para abrir novos caminhos.

Ainda com relação a projeto político-pedagógico no ambiente organizacional e a gestão educacional, assinale a opção correta.

    A) A gestão se incumbe de ações que poderão materializar os planejamentos pedagógico, administrativo e político que fundamentam o projeto institucional.

    B) Para promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas, o planejamento participativo deve considerar as concepções técnico-científica e democrático-participativa de gestão.

    C) Considerar os princípios de construção do projeto político-pedagógico em todas as suas amplitudes significa promover a gestão participativa e, consequentemente, voltar-se à imprescindibilidade da individualidade e da arbitrariedade.

    D) A gestão participativa envolve o empreendimento humano com recursos físicos, materiais, financeiros e humanos na busca do compromisso pedagógico com os interesses individuais e coletivos, assim como os reais e os ideais.

    E) O projeto político-pedagógico será caracterizado como elemento articulador de um modelo de gestão pautado na hierarquia se, em sua elaboração e implementação, forem consideradas as funções estratégica, tática e operacional.

A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História (PCNs) é proporcionar ao professor uma visão clara sobre o ensino desta disciplina, bem como seus principais objetivos. Sobre os PCNs de História, é correto afirmar que:

    A) Os conceitos históricos, dependendo das escolhas didáticas como o desenvolvimento de capacidades intelectuais autônomas, que definirá a constituição da identidade social do alunado.

    B) Neste documento pedagógico há três conceitos que estarão presentes em todos os anos de escolaridade, fato histórico, sujeito histórico e o tempo histórico.

    C) Na leitura do documento se evidencia a preocupação com um ensino de História que desenvolva um pensamento geral e centralizado.

    D) A proposta dos PCNs é trabalhar com eixos temáticos nos quais o aluno terá uma visão única sobre o passado e o presente.

São objetivos do orientador educacional, EXCETO:

    A) Garantir o desenvolvimento pleno do aluno por meio de atividades contextualizadas que o integrem a tudo aquilo que exerce influência sobre sua formação.

    B) Resolver problemas de manutenção, organizar arquivos ou administrar os horários da escola, ele tendo um contato direto com os educadores e os alunos.

    C) Orientar o aluno com base nos objetivos atuais de educação, visando à sua formação consciente.

    D) Ajudar o aluno a construir uma visão na qual ele se descubra, se desenvolva e saiba seu lugar no mundo, por meio da afetividade e da relação com os demais.

    E) Adaptar o aluno ao meio em que está inserido.

No que se refere a projeto político-pedagógico no ambiente organizacional e a gestão educacional, assinale a opção correta.

    A) Para a promoção dos objetivos da gestão compartilhada, a proposta pedagógica deve primar pela ponderação entre recursos humanos, financeiros, técnicos, didáticos, físicos, tecnológicos, sociais e situacionais.

    B) Gestão consiste na atividade de processos intencionais e sistemáticos pela qual são mobilizados meios e procedimentos para tomadas de decisão.

    C) A gestão democrática busca a solução de problemas oriundos do dia a dia com o objetivo de unir a teoria e a prática, compreendendo a autoridade do sujeito gestor enquanto hegemonia no contexto organizacional.

    D) O projeto político-pedagógico é um modelo de gestão compartilhada que defende a construção de um planejamento com base na hierarquização das funções, considerando as dimensões técnicas, culturais e políticas e o princípio da homogeneidade.

    E) Na concepção técnico-científica, a gestão pode ser individualizada ou coletiva, a depender da organização e dos processos dessa gestão para o alcance dos objetivos traçados para a instituição.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...