Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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A consciência fonológica é um vasto conjunto de habilidades que nos permitem refletir sobre as partes sonoras das palavras. Sendo a consciência de palavras uma sub habilidade da consciência fonológica assinale a alternativa CORRETA:

    A) Também chamada de consciência sintática, representa a capacidade de segmentar a frase em palavras e, além disso, perceber a relação entre elas e organizá-las numa sequência que dê sentido.

    B) Consiste na capacidade de segmentar as palavras em sílabas. Esta habilidade depende da capacidade de realizar análise e síntese vocabular.

    C) Representa a correspondência fonêmica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tônica.

    D) Consiste na repetição de consoantes ou de sílabas especialmente as sílabas tônicas em duas ou mais palavras, dentro do mesmo verso, estrofe, ou numa frase.

Analise as afirmativas abaixo referente ao ensino e aprendizagem:
I- O processo de ensino aprendizagem é uma integração dialética entre o instrutivo e o educativo que tem como propósito essencial contribuir para a formação integral da personalidade do aluno. II-A concepção de que o processo de ensino-aprendizagem é uma unidade dialética entre a instrução e a educação está associada à ideia de que igual característica existe entre ensinar e aprender. III-O processo de ensino aprendizagem tem uma estrutura e um funcionamento sistêmico, isto é, está composto por elementos estreitamente interrelacionados. IV-A visão atual do processo ensino aprendizagem é que ele é um processo neutro, transparente, afastado da conjuntura de poder, história e contexto social.
Estão CORRETAS as afirmativas:

    A) Apenas I, II e III.

    B) Apenas I e IV.

    C) Apenas II, III e IV.

    D) I, II, III e IV.

Conforme Boynton, sobre os alunos desafiadores, analise as assertivas abaixo e assinale C, se certas, ou E, se erradas.
( ) Solidarizar-se com os sentimentos dos alunos não significa que você concorda com suas ações, mas reconhece seus sentimentos como reais, honestos e normais. ( ) É importante concentrar-se na ação e não no aluno. Há uma distinção importante entre comunicar ao aluno que brigar é inadequado e não permitido e dizer-lhe que é uma pessoa ruim porque estava brigando. ( ) Aulas em ritmo muito lento e períodos de tempo que não foram planejados são estimulantes para os alunos desafiadores, visto que conseguem pensar melhor sobre cada ação que realizam, controlando a ansiedade. ( ) O aluno desafiador está muito acostumado a barganhar e a manipular as situações. É importante ser firme no estabelecimento das consequências para que ele aprenda que não pode manipular uma situação e sair impune.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) C – C – E – C.

    B) E – E – C – C.

    C) E – E – C – E.

    D) C – C – C – C.

    E) C – C – E – E.

A mediação como prática pedagógica, executada com compromisso e responsabilidade, concebe ao aluno, uma educação transformadora. A respeito do contexto acima assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O professor mediador sua função se define como a de vigiar e aconselhar, corrigir e ensinar a matéria, estabelecendo uma relação vertical entre professor e aluno, impossibilitando assim qualquer espaço que o aluno possa explicitar o seu modo de entender o mundo.

    B) O professor mediador troca experiências, dialoga, debate dúvidas ou problemas, propões situações problemas e desafios, incentiva reflexões, coloca o aprendiz diante de questões éticas, sociais, cooperando para que este aprenda a comunicar conhecimentos.

    C) O professor mediador pedagógico torna se provocador, orientador, unificador do conhecimento cotidiano e científico dos seus alunos, assumindo sua responsabilidade social na construção e reconstrução do conhecimento científico.

    D) O professor mediador desafia os alunos, mostrando-lhes, entre as várias possibilidades de aprendizagem, caminhos que poderão ser percorridos.

Leia as afirmações abaixo e, baseado em seus conhecimentos sobre as tendências pedagógicas presentes no Brasil, assinale a alternativa correta: I. Procura enfatizar o ensino humanístico da cultura geral. Assim, o aluno é educado para atingir sua realização por meio de seu próprio esforço, no entanto, não leva em consideração as diferenças de classes ou condições sociais. II. Parte de uma visão diferenciada dos conteúdos escolares, para seus defensores, o princípio de aprendizagem parte do que o aluno já sabe, e a aprendizagem se efetiva quando o aluno forma uma síntese, criando uma visão clara e unificadora. A alternativa que apresenta as definições correta e respectivamente é:

    A) I- Tendência pedagógica Renovadora Não Diretiva. II- Tendência pedagógica progressista Inclusiva

    B) I- Tendência pedagógica Liberal Tradicional; II- Tendência pedagógica progressista críticosocial.

    C) I- Tendência pedagógica Liberal Tecnicista; II- Tendência Pedagógica Progressista Renovada.

    D) I- Tendência pedagógica Liberal crítica dos conteúdos; II- Tendência Pedagógica Progressista Não Diretiva.

Em relação a educação inclusiva, os sistemas de ensino tem como função: I. Disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia-intérprete. II. Organizar as condições de acesso aos espaços, aos recursos pedagógicos e à comunicação que favoreçam a promoção da aprendizagem e a valorização das diferenças, de forma a atender as necessidades educacionais de todos os estudantes. III. Elaborar, em conjunto com o professor tradutor, aulas de libras ou braile para que os alunos em geral possam também aprender tais mecanismos, a fim de potencializar a inclusão. Estão corretos:

    A) Apenas o item I está correto.

    B) Apenas os itens I e II estão corretos.

    C) Apenas o item II está correto.

    D) Os itens I, II e III estão corretos.

Com a intensão de promover a inclusão, os estudantes surdos nas escolas comuns desenvolvem uma educação bilíngue. Nesse sentido, o ensino de língua portuguesa é considerado:

    A) Como língua adjunta a modalidade de libras, que será sua expressão mais utilizada

    B) Como língua materna na modalidade escrita para alunos surdos mudos.

    C) Como segunda língua na modalidade escrita para estudantes surdos.

    D) Como língua materna, ainda que sua expressão oral esteja ausente nesta modalidade.

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