Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, com relação à avaliação em língua estrangeira: I. A avaliação somativa, e os testes em particular, dão informação e certificam os níveis de proficiência alcançados, além de também revelar o desenvolvimento do processo de aprendizagem. II. A avaliação somativa não contempla o desenvolvimento do processo de aprendizagem, sendo este o papel da avaliação formativa. III. A avaliação formativa envolve apenas o professor e os pais do aluno, enquanto a avaliação somativa envolve somente o aluno. Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II e III.

    C) II, apenas.

    D) I e III.

Um dos grandes desafios educacionais está relacionado à integração do conhecimento. Nesse contexto, segundo Marcos Cordiolli (2002), ao longo dos anos se criou, “um cenário de intensa confusão, com diferentes interpretações para inter, multi e transdisciplinaridade”. O mesmo autor, a partir da literatura, traz distinções entre elas. Isso posto, associe as colunas:
Primeira coluna: 1- Interdisciplinaridade 2- Multidisciplinaridade 3- Transdisciplinaridade
Segunda coluna: ( ) Estabelece canais comunicantes, pois um especialista de uma área utiliza saberes de outras disciplinas promovendo diferentes interconexões. ( ) Realiza-se na reunião de especialistas de diferentes áreas ou de atividades de mais de uma área, necessariamente com um viés comum e articulados cooperativamente. ( ) Corresponde à produção ou processo de relações entre saberes, a partir de uma disciplina ou de um tema sem as limitações de domínios ou objetos impostos pela especialização das ciências.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) 3 – 2 – 1.

    B) 1 – 2 – 3.

    C) 2 – 1 – 3.

    D) 3 – 1 – 2.

    E) 2 – 3 – 1.

Sobre os Para?metros Curriculares Nacionais Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: História, é CORRETO afirmar que:

    A) No terceiro ciclo o eixo temático e os subtemas remetem para o estudo de questões sociais relacionadas à realidade dos alunos; acontecimentos históricos sem a necessária relação com as durações e o tempo; discernimento de sujeitos históricos como agentes de transformações e/ou permanências sociais; abordagens históricas e suas aproximações e diferenças; e conceitos históricos e seus contextos. Atividades e situações didáticas que favoreçam a aprendizagem de procedimentos de pesquisa, identificação, confrontação, distinção e reflexão; e de atitudes de comprometimento, envolvimento, respeito, ética, colaboração e amadurecimento moral e intelectual.

    B) No terceiro ciclo sugere-se pesquisas e estudos históricos sobre como as sociedades estruturaram em diferentes épocas suas relações sociais de trabalho, como construíram organizações sociais mais amplas e como cada sociedade organizava a divisão de trabalho entre indivíduos e grupos sociais. Nesse sentido, podem ser pesquisadas, relacionadas, confrontadas e analisadas diferentes formas de trabalho, como o comunitário, o servil, o escravo, o trabalho livre, o trabalho assalariado; a divisão de trabalho no espaço doméstico, no espaço urbano, no rural e na indústria; os tipos de remuneração, as diferenças entre sexos, idades, etnias e formação escolar.

    C) No quarto ciclo são favorecidos os trabalhos com fontes documentais e com obras que contemplam conteúdos históricos. Podem ser desenvolvidas atividades de levantamento e de organização de informações internas e externas às obras estudadas e de pesquisa acerca das histórias das técnicas, das estéticas e dos suportes de registro, explicitar a compressão da verdade que explica os acontecimentos e os fatos históricos estudados. O confronto de informações contidas em diversas fontes bibliográficas e documentais pode ser decisivo no processo de conquista da autonomia intelectual dos alunos.

    D) No quarto ciclo o professor fornece informações sobre padrões de medida de tempo, que sejam estruturantes para que os alunos localizem os fatos e os sujeitos nas respectivas épocas e para que possam discerni-los por critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade. Cabe ao professor, também, em diferentes momentos de estudo, proceder com cautela o incentivo a construção de relações entre eventos e evidenciar apenas os conteúdos de acordo com as épocas estudadas, para que os estudantes possam caracterizar contextos históricos, identificar os indícios e os ritmos das suas transformações, tendo como dimensionar suas durações.

    E) No quarto ciclo os subtemas se desdobram em conteúdos apresentados que devem ser trabalhados em sua integralidade, mas, aberto as sugestões de possibilidades. O professor deve selecionar alguns deles de acordo com o diagnóstico que faz dos conhecimentos para que essas possibilidades possam ampliar as discussões já propostas, os domínios e atitudes dos alunos e de acordo com questões contemporâneas pertinentes à realidade social, econômica, política e cultural, da localidade onde mora, da sua região, do seu país e do mundo, correlacionado com as abordagens e suas relações com processos ocorridos na América e em outras regiões do mundo.

Quanto aos recursos para o ensino e aprendizagem de língua inglesa, em particular o uso de softwares, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, analise: I. É necessário adotar uma atitude crítica ao examiná-los a fim de certificar-se que sejam reproduções de um tipo de instrução programada popular nas décadas de 60 e 70. II. Exercícios que não exijam o envolvimento discursivo do aluno são incompatíveis com a visão de linguagem e de aprendizagem de língua inglesa. III. Podem ser apoio eficaz no ensino e aprendizagem, particularmente se incluírem elementos visuais e sonoros acompanhando o conteúdo linguístico. IV. Séries de exercícios linguísticos de memorização são imprescindíveis para o aluno alcançar aprendizagem eficaz. Sabendo que V significa Verdadeiro e F significa Falso, a alternativa que contém a sequência correta, respectivamente, é:

    A) F – V – V – F.

    B) V – F – V – V.

    C) F – F – F – V.

    D) V – V – F – F.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os educandos são indivíduos que apresentam diferentes necessidades e condições de aprendizagens. Eles são diferentes, mas não aprendem de forma diferente, assim como não possuem interesses de aprendizagens diferentes, o que viabiliza a adoção de um único método de aprendizagem em todas as escolas e séries de um mesmo município.

II. Os objetivos de ensino devem auxiliar o educador a definir e delimitar com clareza o que se pretende com as atividades educativas, sendo prejudicial para a sua atuação profissional escolher técnicas, recursos materiais e formas de avaliação.

III. Todo professor deve perceber que a matéria a ser ensinada e aprendida deve constituir um conjunto de regras que se possa simplesmente “depositar” na cabeça do aluno. O processo de ensino-aprendizagem, portanto, requer trabalho e dispensa reflexão, raciocínio e análise crítica.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Sobre a relação da educação com os direitos humanos, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Para a escola, como instituição de referência na educação e central na formação dos indivíduos, basta oferecer uma educação de qualidade que automaticamente serão garantidos os direitos humanos, podendo abrir mão do debate e promoção do tema.

    B) Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a educação aparece não apenas como um direito mas também como um meio para que se alcance os objetivos propostos no documento.

    C) Em seu preâmbulo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos pede “que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades”.

    D) A escola, como instituição de referência na educação e central na formação dos indivíduos, não pode abrir mão do debate, prática, promoção e garantia dos direitos humanos.

    E) Além de trazer o tema para a sala de aula, a escola também pode promover os direitos humanos em suas práticas e vivência cotidianas. Para isto, a instituição deve repensar seus posicionamentos e modos de atuação.

Conforme exposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais: “Cabe aqui recorrer ao conceito _________ de educação como força libertadora, aplicando-o ao ensino de Língua Estrangeira. Uma ou mais línguas estrangeiras que concorram para o desenvolvimento individual e nacional podem ser também entendidas como força libertadora tanto em termos culturais quanto profissionais.” (Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998, pág. 39.).
A alternativa que corretamente preenche a lacuna no texto acima é

    A) Behaviorista.

    B) Freireano.

    C) Inatista.

    D) Freudiano.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Compete ao professor elaborar e cumprir o plano de trabalho de atividades educacionais de forma desalinhada à proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e da política municipal de educação.

II. Participar das reuniões pedagógicas e demais momentos formativos, colaborando, dentro do possível, com sua experiência e conhecimentos adquiridos, para a melhoria de sua prática pedagógica e dos demais colegas, é uma das funções do professor no ambiente escolar.

III. Compete ao professor, no âmbito escolar, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade a fim de promover a realização de atividades educativas pouco relevantes para os aducandos.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Participar da elaboração e da execução da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino de forma desassociada e alheia à realidade social dos educandos é um dos principais papéis de um docente na instituição de ensino.

II. Responsabilizar-se pela condução das atividades em sala de aula, pela orientação profissional dos educandos e pela prestação de assistência sanitária contínua aos alunos, mantendo o equilíbrio do ambiente pedagógico, são exemplos de atribuições dos professores no ambiente escolar.

III. É dever dor professor promover a recuperação paralela dos estudantes que não atingiram as capacidades pertinentes a cada etapa ou ciclo na época determinada.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Antunes (2014) salienta que o sistema de avaliação da aprendizagem na nova pedagogia baseia-se:
I. Na valorização do saber aprender. II. Na aferição de conceitos passados pelo professor. III. Nas relações grupais e no espírito empreendedor dos alunos.
Quais estão INCORRETOS?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

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