Questões de Pedagogia da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"A finalidade da escola é adequar as necessidades ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. (...) À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas e estruturas do ambiente."  (LUCKESI,1991)

Esta visão do papel da escola é característica da Pedagogia

  • A.

    Liberal Renovada Progressivista

  • B.

    Progressista Libertadora

  • C.

    Progressista Libertária

  • D.

    Liberal renovada não–diretiva

  • E.

    Progressista Crítico-social dos Conteúdos

Tal como a maioria das religiões visa uma existência harmônica e livre, a educação deve almejar a emancipação humana, tendo em vista, no dizer de Paulo Freire, uma educação libertadora. Identifique a opção que apresenta somente práticas pedagógicas que se coadunam com essa educação libertadora.

  • A.

    Escolha do conteúdo programático pelo educador; desenvolvimento da consciência crítica através da narrativa de conteúdos.

  • B.

    Integração dos marginalizados por meio de seu ajustamento ao tecido social; ações pedagógicas humanitaristas.

  • C.

    Ordenação lógica de conteúdos para melhor assimilação; seleção de conteúdos de acordo com a realidade sociocultural dos educandos.

  • D.

    Superação da contradição educador-educandos; problematização dos conteúdos e relação dialógica com o conhecimento.

  • E.

    Práxis transformadora através da comunicação vertical entre educadores e educandos; inclusão da ética como tema transversal.

Duas ações a seguir são adequadas a uma prática de orientação pedagógica que favorece a interdisciplinaridade:

I- orientar os professores para que organizem melhor suas aulas;

II- sugerir aos professores o uso de material audiovisual que facilite a compreensão dos alunos;

III- discutir com os professores os respectivos planos de curso à luz da realidade dos alunos ;

IV- propor grupos de estudo sobre temas da atualidade que facilitem a integração de conteúdos.

São elas :

  • A.

    II e III

  • B.

    I e IV

  • C.

    I e III

  • D.

    III e IV

  • E.

    I e II

"Alicerçado nas linhas-mestras de ação da escola, isto é, no planejamento curricular, surge, em níveis mais específicos, o planejamento de ensino. Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propósitos definidos." ( TURRA, Clódia M.G. et al.1988)

Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento de ensino , EXCETO :

  • A.

    racionalizar as atividades educativas;

  • B.

    assegurar um ensino efetivo e econômico;

  • C.

    conduzir os alunos ao alcance dos objetivos;

  • D.

    verificar a marcha do processo educativo;

  • E.

    ajudar os membros da comunidade escolar a definir seus objetivos.

Planejamento Educacional é : " processo contínuo que se preocupa como o "para onde ir" e "quais as maneiras adequadas para chegar lá", tendo em vista a situação presente e possibilidade futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto às do indivíduo." (COARACY, Joana. O planejamento como processo. Revista Educação. Ano I, nº4. Brasília.)

Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento educacional , EXCETO :

  • A.

    conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema;

  • B.

    alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los;

  • C.

    estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influem diretamente sobre a eficiência do sistema educacional;

  • D.

    relacionar o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do País,em geral, e de cada comunidade, em geral;

  • E.

    previsão das situações específicas do professor com a classe.

Dentre as inúmeras atividades da orientação pedagógica, visando a dinamização da equipe pedagógica, destacamos a de " participar do desenvolvimento do currículo".

Abaixo estão listadas algumas tarefas:

I- Coordenar as atividades de planejamento, execução e avaliação.

II- Organizar e participar das reuniões do Conselho de Classe, juntamente com a Orientação Educacional e a Direção, providenciando os instrumentos necessários para sua efetivação.

III- Promover palestras e debates

IV- Analisar os resultados do rendimento escolar propondo reformulações, quando necessário.

V- Planejar, acompanhar e avaliar os processos de recuperação, adaptação e complementação de programas.

VI- Organizar a biblioteca de assuntos pedagógicos.

São tarefas referentes ao desenvolvimento curricular, EXCETO:

  • A.

    II e IV

  • B.

    I e VI

  • C.

    III e VI

  • D.

    III e V

  • E.

    V e VI

Em uma reunião de planejamento foi sugerido, com vistas a tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo, integrar as disciplinas através de um tema comum. Segundo a proposta, as disciplinas devem trabalhar por um tempo determinado com uma temática comum, conservando, porém, sua autonomia. A integração proposta para as disciplinas caracteriza a:

  • A.

    multidisciplinaridade

  • B.

    disciplinaridade

  • C.

    interdisciplinaridade

  • D.

    pluridisciplinaridade

  • E.

    transdisciplinaridade

Considerando ser atribuição do Orientador Pedagógico (OP) coordenar e dinamizar os processos relativos ao planejamento participativo, analise as afirmativas abaixo:

I- traçar os objetivos gerais do planejamento;

II- construir uma relação afetiva e sincera com o grupo;

III- incentivar as contribuições individuais;

IV- estabelecer relações entre teoria e prática.

Identifique as ações adequadas a uma estratégia de planejamento participativo e assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I, II e III forem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas I, II e IV forem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I, III e IV forem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II, III e IV forem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas forem corretas.

A punição pura e simples dos comportamentos divergentes da norma e a recompensa daqueles aceitos pela moral, sem discutir as causas e conseqüências de uns e outros, constitui-se na renúncia da ação que promove a autonomia dos alunos. Ao levar o aluno a refletir sobre sua própria conduta, o educador contribui eficazmente para a integração de mecanismos de autocontrole do comportamento e:

  • A.

    moralismo e afetividade;

  • B.

    cognição e diretivismo;

  • C.

    moralismo e diretivismo;

  • D.

    cognição e moralismo.

  • E.

    cognição e afetividade;

Para resgatar a Orientação Educacional, numa perspectiva pedagógica mais avançada e condizente com o momento atual é necessário que se defina o papel do Orientador Educacional, exigindo-se:

I- a explicitação da função da escola como uma instituição social.

II- a busca de um projeto de escola que atenda aos interesses de todas as classes sociais.

III- Que o Orientador Educacional leve em conta as possibilidades concretas da escola e elabore alternativas de mudança na realidade escolar.

Assinale:

  • A.

    Se apenas o item III completa corretamente a afirmativa.

  • B.

    Se os itens I, II e III completam corretamente a afirmativa.

  • C.

    Se apenas o item I completa corretamente a afirmativa.

  • D.

    Se apenas os itens II e III completam corretamente a afirmativa.

  • E.

    Se apenas os itens I e II completam corretamente a afirmativa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...