Lista completa de Questões de Pedagogia da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"A finalidade da escola é adequar as necessidades ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. (...) À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas e estruturas do ambiente." (LUCKESI,1991)
Esta visão do papel da escola é característica da Pedagogia
Liberal Renovada Progressivista
Progressista Libertadora
Progressista Libertária
Liberal renovada não–diretiva
Progressista Crítico-social dos Conteúdos
Tal como a maioria das religiões visa uma existência harmônica e livre, a educação deve almejar a emancipação humana, tendo em vista, no dizer de Paulo Freire, uma educação libertadora. Identifique a opção que apresenta somente práticas pedagógicas que se coadunam com essa educação libertadora.
Escolha do conteúdo programático pelo educador; desenvolvimento da consciência crítica através da narrativa de conteúdos.
Integração dos marginalizados por meio de seu ajustamento ao tecido social; ações pedagógicas humanitaristas.
Ordenação lógica de conteúdos para melhor assimilação; seleção de conteúdos de acordo com a realidade sociocultural dos educandos.
Superação da contradição educador-educandos; problematização dos conteúdos e relação dialógica com o conhecimento.
Práxis transformadora através da comunicação vertical entre educadores e educandos; inclusão da ética como tema transversal.
Duas ações a seguir são adequadas a uma prática de orientação pedagógica que favorece a interdisciplinaridade:
I- orientar os professores para que organizem melhor suas aulas;
II- sugerir aos professores o uso de material audiovisual que facilite a compreensão dos alunos;
III- discutir com os professores os respectivos planos de curso à luz da realidade dos alunos ;
IV- propor grupos de estudo sobre temas da atualidade que facilitem a integração de conteúdos.
São elas :
II e III
I e IV
I e III
III e IV
I e II
"Alicerçado nas linhas-mestras de ação da escola, isto é, no planejamento curricular, surge, em níveis mais específicos, o planejamento de ensino. Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propósitos definidos." ( TURRA, Clódia M.G. et al.1988)
Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento de ensino , EXCETO :
racionalizar as atividades educativas;
assegurar um ensino efetivo e econômico;
conduzir os alunos ao alcance dos objetivos;
verificar a marcha do processo educativo;
ajudar os membros da comunidade escolar a definir seus objetivos.
Planejamento Educacional é : " processo contínuo que se preocupa como o "para onde ir" e "quais as maneiras adequadas para chegar lá", tendo em vista a situação presente e possibilidade futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto às do indivíduo." (COARACY, Joana. O planejamento como processo. Revista Educação. Ano I, nº4. Brasília.)
Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento educacional , EXCETO :
conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema;
alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los;
estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influem diretamente sobre a eficiência do sistema educacional;
relacionar o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do País,em geral, e de cada comunidade, em geral;
previsão das situações específicas do professor com a classe.
Dentre as inúmeras atividades da orientação pedagógica, visando a dinamização da equipe pedagógica, destacamos a de " participar do desenvolvimento do currículo".
Abaixo estão listadas algumas tarefas:
I- Coordenar as atividades de planejamento, execução e avaliação.
II- Organizar e participar das reuniões do Conselho de Classe, juntamente com a Orientação Educacional e a Direção, providenciando os instrumentos necessários para sua efetivação.
III- Promover palestras e debates
IV- Analisar os resultados do rendimento escolar propondo reformulações, quando necessário.
V- Planejar, acompanhar e avaliar os processos de recuperação, adaptação e complementação de programas.
VI- Organizar a biblioteca de assuntos pedagógicos.
São tarefas referentes ao desenvolvimento curricular, EXCETO:
II e IV
I e VI
III e VI
III e V
V e VI
Em uma reunião de planejamento foi sugerido, com vistas a tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo, integrar as disciplinas através de um tema comum. Segundo a proposta, as disciplinas devem trabalhar por um tempo determinado com uma temática comum, conservando, porém, sua autonomia. A integração proposta para as disciplinas caracteriza a:
multidisciplinaridade
disciplinaridade
interdisciplinaridade
pluridisciplinaridade
transdisciplinaridade
Considerando ser atribuição do Orientador Pedagógico (OP) coordenar e dinamizar os processos relativos ao planejamento participativo, analise as afirmativas abaixo:
I- traçar os objetivos gerais do planejamento;
II- construir uma relação afetiva e sincera com o grupo;
III- incentivar as contribuições individuais;
IV- estabelecer relações entre teoria e prática.
Identifique as ações adequadas a uma estratégia de planejamento participativo e assinale:
se somente as afirmativas I, II e III forem corretas.
se somente as afirmativas I, II e IV forem corretas.
se somente as afirmativas I, III e IV forem corretas.
se somente as afirmativas II, III e IV forem corretas.
se todas as afirmativas forem corretas.
A punição pura e simples dos comportamentos divergentes da norma e a recompensa daqueles aceitos pela moral, sem discutir as causas e conseqüências de uns e outros, constitui-se na renúncia da ação que promove a autonomia dos alunos. Ao levar o aluno a refletir sobre sua própria conduta, o educador contribui eficazmente para a integração de mecanismos de autocontrole do comportamento e:
moralismo e afetividade;
cognição e diretivismo;
moralismo e diretivismo;
cognição e moralismo.
cognição e afetividade;
Para resgatar a Orientação Educacional, numa perspectiva pedagógica mais avançada e condizente com o momento atual é necessário que se defina o papel do Orientador Educacional, exigindo-se:
I- a explicitação da função da escola como uma instituição social.
II- a busca de um projeto de escola que atenda aos interesses de todas as classes sociais.
III- Que o Orientador Educacional leve em conta as possibilidades concretas da escola e elabore alternativas de mudança na realidade escolar.
Assinale:
Se apenas o item III completa corretamente a afirmativa.
Se os itens I, II e III completam corretamente a afirmativa.
Se apenas o item I completa corretamente a afirmativa.
Se apenas os itens II e III completam corretamente a afirmativa.
Se apenas os itens I e II completam corretamente a afirmativa.
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