Questões de Pedagogia da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os professores, via de regra, enfrentam o "problema da solidão", ou seja, a dificuldade de trocar idéias com seus colegas e de formar equipes de trabalho.

Considere as ações abaixo:

I- organizar grupos de estudo;

II- traçar os objetivos gerais do planejamento;

III- incentivar a atitude de pesquisa;

IV- acolher as experiências pessoais.

São consideradas ações compatíveis com uma prática de orientação pedagógica participativa:

  • A.

    somente I, III e IV

  • B.

    somente I e III

  • C.

    somente I, II e IV

  • D.

    somente II, III e IV

  • E.

    I, II, III e IV

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta-se como o veículo de que se serve a Constituição para consagrar o direito à cidadania àqueles que não tiveram acesso à escolarização na idade apropriada. A necessidade da EJA torna-se evidente em razão de suas funções:

I. Reparadora

II. Equalizadora

III. Qualificadora

IV. Classificatória

Estão corretas APENAS as afirmativas:

  • A. I e II
  • B. I, II e III
  • C. I, II e IV
  • D. I e III
  • E. II, III e IV

A sala de recursos destina-se a:

  • A.

    atender os alunos com necessidades educacionais que estão freqüentando classe especial;

  • B.

    atender alunos com necessidades educacionais especiais que estão freqüentando instituição clínica;

  • C.

    atender os alunos com necessidades educacionais que não freqüentam escolas;

  • D.

    atender os alunos com necessidades educacionais especiais que estão freqüentando classe comum;

  • E.

    atender alunos com necessidades educacionais que estão freqüentando escola especial.

Marque a opção que define Educação Inclusiva?

  • A.

    Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas precisam ser modificadas (habilitada, reabilitada, educada) para tornar-se apta a freqüentar a escola;

  • B.

    Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas com deficiência estudem em escolas especiais;

  • C.

    Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas com deficiência devam só freqüentar oficinas pedagógicas;

  • D.

    Educação Inclusiva pressupõe que todas as pessoas tenham que ser avaliadas, para serem aceitas na escola.

  • E.

    Educação Inclusiva pressupõe que toda as pessoas tenham a mesma oportunidade de acesso, de permanência e de aproveitamento na escola, independentemente de qualquer característica peculiar que apresentem ou não.

O serviço de escrituração escolar é importantíssimo na dinâmica de uma escola. Analise as afirmativas abaixo, referentes à escrituração escolar:

 I- Os documentos expedidos pelo estabelecimento são assinados exclusivamente pelo Diretor da Escola.

II- A transcrição de dados deve ser exata, de acordo com os documentos originais, a fim de proporcionar confiabilidade aos documentos escolares;

III- Os originais dos documentos pessoais, como Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento e CPF não podem por norma legal, ficar retidos na escola. Deverão ser devolvidos após a conferência e anotação.

De acordo com análise feita, é possível concluir que:

  • A. apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • B. apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • C. apenas a afirmativa II está correta.
  • D. apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • E. as três afirmativas estão corretas.

Para que o aproveitamento do aluno com deficiência visual possa acontecer com sucesso é importante que as suas aulas sejam:

  • A. Com recursos visuais ( filmes, gravuras);
  • B.

    Expositivas, que alguém leia para o aluno o que está escrito na lousa, que o professor disponibilize com antecedência os textos e livros ( para que possam ser transcritos para Braile ou gravados), que alguém descreva as imagens que aparecem nos livros ou em filmes, texto em braile ou gravados em CD/fita K7 ou ampliados;

  • C.

    Organizadas sem preocupação com os recursos utilizados;

  • D.

    Planejadas levando em consideração a experiência e a sensibilidade do professor.

  • E.

    Expositivas, com recursos visuais ( filmes, gravuras).

A Secretaria Escolar é o órgão central de desempenho das atividades administrativas da escola; tendo como atividades-meio as diferentes áreas de responsabilidade, a saber:

I- atendimento;

II- expediente;

III- supervisão pedagógica;

IV- arquivo;

V- escrituração;

Assinale a alternativa:

  • A.

    Se I, II, III e IV completam corretamente a sentença.

  • B.

    Se I, II, IV e V completam corretamente a sentença.

  • C.

    Se I, II, III e V completam corretamente a sentença.

  • D.

    Se I, III, IV e V completam corretamente a sentença.

  • E.

    Se II, III, IV e V completam corretamente a sentença.

Qual a postura a ser adotada pelos professores para que sejam respeitadas as diferenças dos alunos com necessidades educacionais especiais?

  • A.

    O aluno deve ter privilégios em relação aos demais alunos (não realizar provas);

  • B.

    O aluno não deve ter privilégios em relação aos demais alunos, mas suas provas devem ser diferentes (mais fáceis) dos outros;

  • C.

    O aluno deve ter privilégios em relação aos demais alunos e deve ser avaliado através da freqüência;

  • D.

    O aluno não deve ter privilégios em relação aos demais alunos, mas dependendo de sua condição, as provas e as avaliações podem ser diferentes na forma (oral, letras ampliadas, tempo maior para a realização);

  • E.

    O aluno não deve ter privilégios, mas não deve ser avaliado.

Para alunos com deficiência auditiva as aulas devem privilegiar:

  • A.

    recursos auditivos (gravações em fita K7, músicas, aulas expositivas),

  • B. não há necessidade de privilegiar recursos,
  • C. a experiência do professor,
  • D. a exposição oral do conteúdo.
  • E.

    recursos visuais (objetos, filmes legendados, fotos, gravuras de livros, revistas e desenhos);

"A inclusão escolar significa que todas as crianças e jovens em idade escolar devem freqüentar a mesma escola, que deverá estar organizada para atender às necessidades educativas especiais de todos os seus alunos. Significa garantir que também os alunos com deficiência tenham o acesso à escola, possam aí permanecer e nela serem bem sucedidos, indo esse movimento, portanto, muito além da inclusão física, apenas."

(MENICUCCI, Maria do Carmo - 2006).

A garantia para que os alunos com Necessidades Educacionais Especiais sejam bem sucedidos na escola, está assegurada através das adaptações de grande e pequeno porte. As adaptações de pequeno porte são responsabilidades:

  • A.

    do professor (novas formas de ensinar, de avaliar, de acompanhar o desenvolvimento de seus alunos, de se relacionar com as diferenças, de trabalhar de forma cooperativa);

  • B.

    da escola (espaços acessíveis, professor de apoio professor intérprete, número menor de alunos nas salas inclusivas);

  • C.

    da escola (professor intérprete, professor capaz de se relacionar com as diferenças, não preocupação de número de alunos nas salas inclusivas).

  • D.

    do professor (novas formas de ensinar, de avaliar, professor intérprete).

  • E. do aluno (ele deverá providenciar as adaptações).
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...