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Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) - 2007
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma necessidade cotidiana das instituições educativas e um instrumento eficaz para a implementação de suas ações. Nessa perspectiva o PPP caracteriza-se, essencialmente, como:
Um plano didático-pedagógico, previsto na LDB como instrumento regulador das atividades.
Um instrumento norteador das escolas públicas e das ações sistemáticas de todos os membros da comunidade escolar.
Um recurso de gestão administrativa e financeira da escola, que deve ser conhecido por toda a comunidade educativa.
Um documento que se reflete no currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, que busca rumo, ação intencional e compromisso coletivo.
Um referencial que exprime as exigências da sociedade, das autoridades governamentais e da comunidade local, construído diretamente por esses agentes.
O Orientador Educacional atua no Projeto Político Pedagógico da escola objetivando:
A fiscalização das práticas pedagógicas em busca da autonomia relativa da escola junto à administração do sistema de ensino.
A coordenação sistemática das ações pedagógicas, em função da centralização necessária.
A padronização de comportamentos e paradigmas que tracem mudanças: no ensino, nos alunos e nas famílias.
A reunião do trabalho individual e coletivo de forma que não haja conflitos.
"A idéia central da Pedagogia de Projetos é articular os saberes escolares com os saberes sociais de maneira que, ao estudar, o aluno não sinta que aprende algo abstrato ou fragmentado." (Burnier, In:Nóvoa,1992)
Pode-se afirmar que a Pedagogia de Projetos atinge os seguintes pressupostos da aprendizagem:
I- partir de uma visão sincrética do assunto, passar por uma etapa analítica e fechar com uma visão sintética do problema estudado;
II- proporcionar experiências de contato, de uso e de análise das informações acessadas;
III- partir de situações propostas pela prática, questioná-la e ampliá-la à luz da teoria e retornar à prática a fim de intervir na realidade, transformando-a;
IV- trabalhar objetivos ao saber, ao saber fazer e ao saber ser.
Assinale a alternativa:
se apenas I,II e III forem verdadeiras
se I, II, III e IV forem verdadeiras
se apenas I e IV forem verdadeiras
se apenas I,III e IV forem verdadeiras
se apenas II, III e IV forem verdadeiras
Leia atentamente as afirmativas abaixo que referemse, segundo SAVIANI(1983), a quatro diferentes correntes pedagógicas:
I- Cabe à educação proporcionar um eficiente treinamento para a execução das múltiplas tarefas demandadas continuamente pelo sistema social... O importante é aprender a fazer.
II- A escola se organiza como uma agência centrada no professor, o qual transmite segundo uma gradação lógica o acervo cultural aos alunos. A este cabe assimilar os conhecimentos que lhes são transmitidos.
III- O importante na escola não é aprender, mas aprender a aprender.
IV- A escola tem como função garantir aos trabalhadores um ensino de melhor qualidade possível, nas condições históricas atuais, de modo a evitar que ela seja apropriada aos interesses dominantes e articulada com os mesmos.
As quatro correntes pedagógicas mencionadas são, respectivamente:
crítico-social dos conteúdos, nova, tradicional e tecnicista.
tradicional, crítico-social dos conteúdos, nova e tecnicista.
tecnicista,nova, tradicional e crítico-social dos conteúdos.
nova, crítico-social dos conteúdos, tecnicista e tradicional.
tecnicista, tradicional, nova e crítico-social dos conteúdos.
"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo." (FREIRE, Paulo.Pedagogia do Oprimido.Paz e Terra,1983.)
Com base na citação acima, é CORRETO afirmar que Paulo Freire refere-se à:
pedagogia que leva em consideração o caráter político da educação, tornando-a acessível às camadas populares dela excluída, tornando-a espaço de discussão visando à transformação da realidade social.
pedagogia do conflito, que sugere evidenciar as contradições ao invés de camuflá-las, visando à ação do professor revolucionário, mesmo sendo a partir da educação conservadora.
a prática, em que a não diretividade e o espontaneísmo supervaloriza a contribuição do próprio educando, coloca em dúvida o resultado da educação.
educação bancária, em que conhecer é um ato de doação do educador ao educando.
prática que defende a auto-gestão pedagógica, em que o professor é o direcionador do processo, em comunhão com os alunos, evitando todas as formas de autoritarismo e disciplina, visando a um trabalho efetivo em direção à democratização do ensino e da sociedade.
Segundo a abordagem sócio-interacionista o comportamento indisciplinado encontrado nas escolas é resultado de:
fatores genéticos herdados, que agravam as condições de precariedade sócio-educacionais.
uma rebeldia salutar em relação às normas socialmente instituídas, estas sim carentes de visão.
uma multiplicidade de influências que se apresentam à criança e ao adolescente ao longo de seu desenvolvimento e com as quais estabelecem uma relação ativa.
um ambiente familiar desestruturado
naturais questionamentos que as novas gerações fazem ao que está instituído
Vygotsky e Piaget assumem posições diferentes em relação aos impactos da aprendizagem sobre o desenvolvimento e, por conseqüência, no papel da intervenção pedagógica. As premissas das teorias de Vygotsky e Piaget são respectivamente:
a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o desenvolvimento segue-se a aprendizagem, enquanto a epistemologia genética de Piaget reconhece que o desenvolvimento subordina-se à aprendizagem.
a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem não tem um impacto decisivo sobre o desenvolvimento, enquanto a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que sucede o desenvolvimento.
a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que a aprendizagem não tem impacto decisivo no desenvolvimento, enquanto a perspectiva histórico-cultural de Piaget propõe a simultaneidade da aprendizagem e do desenvolvimento.
a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, enquanto a epistemologia genética de Piaget postula que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento.
a abordagem sócio-histórica de Vygotsky reconhece que a aprendizagem não tem papel decisivo no desenvolvimento, enquanto a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento.
Plano de aula é a proposta de trabalho do professor para determinada aula ou conjunto de aulas. (Vasconcellos, 2006).
Para que os planos sirvam efetivamente como guias orientadores devem apresentar, segundo Libâneo, as seguintes características:
logicidade, unidade, clareza
racionalidade, praticidade, realismo
objetividade, coerência, flexibilidade
racionalidade, funcionalidade, seqüência
interdisciplinaridade, adequação, uniformidade
"(...) No que se refere às funções da avaliação da aprendizagem, importa ter presente que ela permite o julgamento e a conseqüente classificação, mas essa não é a sua função constitutiva. É importante estar atento à sua função ontológica (constitutiva), que é de diagnóstico, e, por isso mesmo, a avaliação cria a base para a tomada de decisão, que é o meio de encaminhar os atos subseqüentes, na perspectiva da busca de maior satisfatoriedade nos resultados." (LUCKESI,1995)
Articuladas com a função ontológica da Avaliação da Aprendizagem estão, segundo Luckesi, as funções, EXCETO:
de disciplinamento da personalidade do educando;
de propiciar a autocompreensão, tanto do educando quanto do educador;
de motivar o crescimento;
de aprofundamento da aprendizagem;
de auxiliar a aprendizagem .
"Nossa vida depende sempre de avaliações. Cada vez que temos de decidir, precisamos avaliar qual dos caminhos será melhor para o que pretendemos. A fim de minorar a subjetividade destas avaliações, recomenda-se baseá-las em medidas. .... Medida e avaliação estão presentes em todo o processo educacional, seja ele encarado de perto, na sala de aula, seja ele visto pelos responsáveis pelo sistema inteiro de educação." (Bauzer,1979)
Considerada, assim, a avaliação, que é um processo contínuo e racional, tem as seguintes etapas:
I- diagnóstico da situação
II- apreciação do plano preparado para influir na situação encontrada
III- acompanhamento da execução do projeto
IV- crítica dos resultados
São verdadeiras as afirmativas:
I, II e III
I, II, III e IV
I, II e IV
I, III e IV
II, III e IV
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