Questões de Pedagogia da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)

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O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma necessidade cotidiana das instituições educativas e um instrumento eficaz para a implementação de suas ações. Nessa perspectiva o PPP caracteriza-se, essencialmente, como:

  • A.

    Um plano didático-pedagógico, previsto na LDB como instrumento regulador das atividades.

  • B.

    Um instrumento norteador das escolas públicas e das ações sistemáticas de todos os membros da comunidade escolar.

  • C.

    Um recurso de gestão administrativa e financeira da escola, que deve ser conhecido por toda a comunidade educativa.

  • D.

    Um documento que se reflete no currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, que busca rumo, ação intencional e compromisso coletivo.

  • E.

    Um referencial que exprime as exigências da sociedade, das autoridades governamentais e da comunidade local, construído diretamente por esses agentes.

O Orientador Educacional atua no Projeto Político Pedagógico da escola objetivando:

  • A.

    A fiscalização das práticas pedagógicas em busca da autonomia relativa da escola junto à administração do sistema de ensino.

  • B.

    A coordenação sistemática das ações pedagógicas, em função da centralização necessária.

  • C.

    A padronização de comportamentos e paradigmas que tracem mudanças: no ensino, nos alunos e nas famílias.

  • D. A mediação do processo de encaminhamento coletivo de construção do planejamento participativo, elaborando os dados da comunidade como suporte necessário ao seu dinamismo.
  • E.

    A reunião do trabalho individual e coletivo de forma que não haja conflitos.

"A idéia central da Pedagogia de Projetos é articular os saberes escolares com os saberes sociais de maneira que, ao estudar, o aluno não sinta que aprende algo abstrato ou fragmentado." (Burnier, In:Nóvoa,1992)

Pode-se afirmar que a Pedagogia de Projetos atinge os seguintes pressupostos da aprendizagem:

I- partir de uma visão sincrética do assunto, passar por uma etapa analítica e fechar com uma visão sintética do problema estudado;

II- proporcionar experiências de contato, de uso e de análise das informações acessadas;

III- partir de situações propostas pela prática, questioná-la e ampliá-la à luz da teoria e retornar à prática a fim de intervir na realidade, transformando-a;

IV- trabalhar objetivos ao saber, ao saber fazer e ao saber ser.

 

Assinale a alternativa:

  • A.

    se apenas I,II e III forem verdadeiras

  • B.

    se I, II, III e IV forem verdadeiras

  • C.

    se apenas I e IV forem verdadeiras

  • D.

    se apenas I,III e IV forem verdadeiras

  • E.

    se apenas II, III e IV forem verdadeiras

Leia atentamente as afirmativas abaixo que referemse, segundo SAVIANI(1983), a quatro diferentes correntes pedagógicas:

I- Cabe à educação proporcionar um eficiente treinamento para a execução das múltiplas tarefas demandadas continuamente pelo sistema social... O importante é aprender a fazer.

II- A escola se organiza como uma agência centrada no professor, o qual transmite segundo uma gradação lógica o acervo cultural aos alunos. A este cabe assimilar os conhecimentos que lhes são transmitidos.

III- O importante na escola não é aprender, mas aprender a aprender.

IV- A escola tem como função garantir aos trabalhadores um ensino de melhor qualidade possível, nas condições históricas atuais, de modo a evitar que ela seja apropriada aos interesses dominantes e articulada com os mesmos.

As quatro correntes pedagógicas mencionadas são, respectivamente:

  • A.

    crítico-social dos conteúdos, nova, tradicional e tecnicista.

  • B.

    tradicional, crítico-social dos conteúdos, nova e tecnicista.

  • C.

    tecnicista,nova, tradicional e crítico-social dos conteúdos.

  • D.

    nova, crítico-social dos conteúdos, tecnicista e tradicional.

  • E.

    tecnicista, tradicional, nova e crítico-social dos conteúdos.

"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo." (FREIRE, Paulo.Pedagogia do Oprimido.Paz e Terra,1983.)

Com base na citação acima, é CORRETO afirmar que Paulo Freire refere-se à:

  • A.

    pedagogia que leva em consideração o caráter político da educação, tornando-a acessível às camadas populares dela excluída, tornando-a espaço de discussão visando à transformação da realidade social.

  • B.

    pedagogia do conflito, que sugere evidenciar as contradições ao invés de camuflá-las, visando à ação do professor revolucionário, mesmo sendo a partir da educação conservadora.

  • C.

    a prática, em que a não diretividade e o espontaneísmo supervaloriza a contribuição do próprio educando, coloca em dúvida o resultado da educação.

  • D.

    educação bancária, em que conhecer é um ato de doação do educador ao educando.

  • E.

    prática que defende a auto-gestão pedagógica, em que o professor é o direcionador do processo, em comunhão com os alunos, evitando todas as formas de autoritarismo e disciplina, visando a um trabalho efetivo em direção à democratização do ensino e da sociedade.

Segundo a abordagem sócio-interacionista o comportamento indisciplinado encontrado nas escolas é resultado de:

  • A.

    fatores genéticos herdados, que agravam as condições de precariedade sócio-educacionais.

  • B.

    uma rebeldia salutar em relação às normas socialmente instituídas, estas sim carentes de visão.

  • C.

    uma multiplicidade de influências que se apresentam à criança e ao adolescente ao longo de seu desenvolvimento e com as quais estabelecem uma relação ativa.

  • D.

    um ambiente familiar desestruturado

  • E.

    naturais questionamentos que as novas gerações fazem ao que está instituído

Vygotsky e Piaget assumem posições diferentes em relação aos impactos da aprendizagem sobre o desenvolvimento e, por conseqüência, no papel da intervenção pedagógica. As premissas das teorias de Vygotsky e Piaget são respectivamente:

  • A.

    a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o desenvolvimento segue-se a aprendizagem, enquanto a epistemologia genética de Piaget reconhece que o desenvolvimento subordina-se à aprendizagem.

  • B.

    a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem não tem um impacto decisivo sobre o desenvolvimento, enquanto a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que sucede o desenvolvimento.

  • C.

    a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que a aprendizagem não tem impacto decisivo no desenvolvimento, enquanto a perspectiva histórico-cultural de Piaget propõe a simultaneidade da aprendizagem e do desenvolvimento.

  • D.

    a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, enquanto a epistemologia genética de Piaget postula que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento.

  • E.

    a abordagem sócio-histórica de Vygotsky reconhece que a aprendizagem não tem papel decisivo no desenvolvimento, enquanto a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento.

Plano de aula é a proposta de trabalho do professor para determinada aula ou conjunto de aulas. (Vasconcellos, 2006).

Para que os planos sirvam efetivamente como guias orientadores devem apresentar, segundo Libâneo, as seguintes características:

  • A.

    logicidade, unidade, clareza

  • B.

    racionalidade, praticidade, realismo

  • C.

    objetividade, coerência, flexibilidade

  • D.

    racionalidade, funcionalidade, seqüência

  • E.

    interdisciplinaridade, adequação, uniformidade

"(...) No que se refere às funções da avaliação da aprendizagem, importa ter presente que ela permite o julgamento e a conseqüente classificação, mas essa não é a sua função constitutiva. É importante estar atento à sua função ontológica (constitutiva), que é de diagnóstico, e, por isso mesmo, a avaliação cria a base para a tomada de decisão, que é o meio de encaminhar os atos subseqüentes, na perspectiva da busca de maior satisfatoriedade nos resultados." (LUCKESI,1995)

Articuladas com a função ontológica da Avaliação da Aprendizagem estão, segundo Luckesi, as funções, EXCETO:

  • A.

    de disciplinamento da personalidade do educando;

  • B.

    de propiciar a autocompreensão, tanto do educando quanto do educador;

  • C.

    de motivar o crescimento;

  • D.

    de aprofundamento da aprendizagem;

  • E.

    de auxiliar a aprendizagem .

"Nossa vida depende sempre de avaliações. Cada vez que temos de decidir, precisamos avaliar qual dos caminhos será melhor para o que pretendemos. A fim de minorar a subjetividade destas avaliações, recomenda-se baseá-las em medidas. .... Medida e avaliação estão presentes em todo o processo educacional, seja ele encarado de perto, na sala de aula, seja ele visto pelos responsáveis pelo sistema inteiro de educação." (Bauzer,1979)

Considerada, assim, a avaliação, que é um processo contínuo e racional, tem as seguintes etapas:

I- diagnóstico da situação

II- apreciação do plano preparado para influir na situação encontrada

III- acompanhamento da execução do projeto

IV- crítica dos resultados

São verdadeiras as afirmativas:

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, II, III e IV

  • C.

    I, II e IV

  • D.

    I, III e IV

  • E.

    II, III e IV

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