Questões de Pedagogia da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

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A escola deve coordenar valores (filosofia) e conhecimento científico (ciência) para a aprendizagem teórica e prática. O fio condutor para a eleição e organização dos conteúdos deve ser a informação relativa à forma como os alunos aprendem e como os professores podem ajudá-los a aprender mais e melhor, ou seja, as fontes psicológicas e psicopedagógicas do currículo. Assim, avalie se podemos classificar objetivos como:

I - Conceituais: correspondem ao compromisso científico da escola: transmitir o conhecimento socialmente produzido.

II - Atitudinais: correspondem ao compromisso filosófico da escola: promover aspectos que nos completam como seres humanos, que nos dão uma dimensão maior, que dão razão e sentido ao conhecimento científico.

III - Procedimentais: são os objetivos; resultados e meios para alcançá-los, articulados por ações, passos ou procedimentos a serem implementados e aprendidos.

IV - Específicos: designam o conjunto de objetos, acontecimentos ou situações que possuem certas características comuns.

V - Principais: são o enunciado das mudanças ocorridas em um objeto, um acontecimento ou uma situação em relação às mudanças que se produzem em outro objeto ou situação.

Estão corretas:

  • A. I III e IV.
  • B. II, III e V.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II e III.
  • E. I, III e V.

No Relatório Progresso das Nações 2009, publicado pela Unicef, o Brasil ocupava o 102o lugar no ranking de risco para a infância, entre 142 países pesquisados (Folha de S.Paulo, 23/07/09). Para essa classificação, foram levados em conta o índice de mortalidade infantil, o índice de amamentação integral e o índice de crianças fora da escola. O Pedagogo Carlos levou a reportagem para o grupo de funcionários da Nuclep para discutir, no campo educativo, o quadro da realidade social e educacional e enfatizou que é preciso repensar os patamares mínimos de qualidade porque:

  • A. a educação pode ser um instrumento revelador de contradições, pois tanto se apóia na reprodução de determinado sistema social como também alavanca elementos geradores de transformação.
  • B. a escola é um espaço social que aceita que as crianças que estão fora dela vão para o mercado de trabalho buscando qualificar-se antes do tempo previsto para alcançar qualquer primeiro emprego e subemprego.
  • C. a perspectiva de vida dos menores infratores dependerá de melhor educação escolarizada que valoriza a família e a cultura local para melhor reintegrá-los na sociedade.
  • D. a economia equilibrada integra e incorpora os brasileiros para a eficácia do sistema socioeconômico como mediação básica para a vida social de toda a comunidade e a valorização do capitalismo.
  • E. a sociedade necessita de maior e crescente produtividade, competividade e lucratividade tendo em conta o mercado consumidor que integra e transforma o mundo em uma aldeia mais humanitária e igualitária.

A Pedagoga Marta explicou que um novo corpo de conhecimentos está se desenvolvendo graças à associação entre a psicologia e a neurociência, gerando valiosa contribuição para aprofundar o conhecimento das funções indispensáveis ao processo de aprendizagem como: percepção, atenção, memória, abstração, raciocínio, processamento da informação, afetividade, funções motoras e funções executivas, dentre inúmeras outras. A pedagoga enfatizou que a neuropsicologia:

  • A. extrapola os conhecimentos sobre a epistemologia genética piagetiana como critica que existe uma exacerbação do “bio” em detrimento do psicossocial que estuda somente as estruturas hierárquicas do cérebro humano para decodificar os problemas do sistema nervoso central.
  • B. fornece informações sobre o comportamento, tendo como escopo a atividade cerebral produzida por milhões de células neurais, também trata das influências do ambiente incluindo-se, nelas, as relações interpessoais.
  • C. considera o psíquico e o corporal como ordens de realidade distintas, o que não significa que são ordens de realidade autônomas e que não correspondente à autonomia e independência que serve de base para a criação de classificações e categorias de aprendizagem.
  • D. é um campo do conhecimento humano que vem se estruturando como estudo das relações entre cérebro, mente e comportamento e que trata das relações entre cognição e comportamento, investigando as diferentes funções cerebrais, com ênfase para os processos mentais superiores.
  • E. envolve estudos sobre as composições sensoriais, moleculares e bioquímicas do sistema nervoso e suas diferentes, manifestações por meio de atividades intelectuais como, por exemplos: a linguagem, a resolução de problemas e o planejamento.

A instituição deve atribuir valores ao trabalho, caracterizar a importância de cada atividade, bem como definir o valor do profissional que irá executar atividades diversas. Avaliar o desempenho de um profissional requer um aprofundamento das necessidades da organização e o potencial apresentado pelo avaliado. Como participante do processo, o pedagogo reconhece o momento em que a avaliação deve ser feita utilizando instrumentos tais como os seguintes, exceto:

  • A. entrevistas.
  • B. observações com relato.
  • C. pesquisa de campo
  • D. comparações entre grupos e pessoas.
  • E. questionário.

O pedadago, ao trabalhar com a área de saúde e educação, tem que saber pensar em ações que promovam e protejam a saúde para reorientar modelos preventivos, criando uma estratégia de articulação transversal que objetiva:

  • A. o desempenho de cada ser humano em sua maior escala de desenvolvimento motor para melhorar a vida dos cidadãos que apresentam comprometimentos diversos e múltiplos.
  • B. um modelo centrado na área de saúde com vistas a diagnosticar doenças crônicas para criar modelos assistencialistas e promover pesquisa na área de educação.
  • C. a formação de um novo programa para melhorar o modo de viver dos cidadãos tendo em vista investir certos recursos internacionais num período específico de três meses.
  • D. a capacitação de profissionais polivalentes para participar do novo conceito de responsabilidade múltipla uma vez que envolve valores e investimentos privados.
  • E. a melhoria na qualidade de vida e redução de riscos á saúde, por meio de construção de política públicas, que proporcionem melhores condições de viver.

Pedagogos são profissionais que devem estar preparados para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos problemas que interferem na saúde, na aprendizagem e no trabalho. O diagnóstico de dificuldades socioeducativas é realizado por meio de recursos que constituem-se em instrumentos fundamentais com caráter:

  • A. curativo.
  • B. preventivo.
  • C. diferenciador.
  • D. expansionista.
  • E. agregador.

Atualmente, as organizações estão sendo, cada vez mais desafiadas a desenvolver programas de capacitação significativos para os seus membros como uma forma de competir e alcançar o sucesso em um ambiente tão volátil. Para tanto, a capacitação pode ser uma fonte de vantagem competitiva em inúmeras organizações. A capacitação e a educação, nesse contexto, podem ser consideradas como:

  • A. as principais formas de manipular os membros da equipe de treinamento, proporcionando um fórum de atitudes e novas práticas compatíveis com os desejos gerenciais.
  • B. os principais processos voltados ao crescimento e ao avanço organizacional, proporcionando um fórum de comunicação de novas estratégias, novos valores e ferramentas para realizar o trabalho a que se propõe.
  • C. estratégias mecanicista de manipulação de recursos humanos voltadas para o interesse capitalista e de lucro imediato.
  • D. recursos adicionais para construção do referencial teórico independentes das propostas acerca da avaliação de desempenho de programas de capacitação que atendam ao lucro imediato.
  • E. fontes de desvantagens competitivas em virtude do alto grau de comprometimento do capital sobre os recursos humanos disponíveis.

A educação nacional vivencia um momento decisivo na organização da educação, enquanto sistema educacional, no que diz respeito à definição de políticas que a orientarão por um período de dez anos. Assim, torna-se de fundamental importância refletir em que medida e de que forma o Plano Nacional de Educação vem incorporando as questões propostas pelo multi/interculturalismo. Nesse sentido apontamos para a necessidade de uma formação de pedagogos reflexivos, que assumam uma prática para atuar em sociedade construída pelos seguintes aspectos, exceto:

  • A. constituídas na pluralidade, multiplicidade;
  • B. na diferença;
  • C. em formas multiculturais;
  • D. nos choques e entre choques culturais;
  • E. em choques ambientalistas.

A prática educativa emancipatória requer do educador uma tomada de posição pela missão histórica consciente e consequente da humanidade de destruir as relações de classe que sustentam a alienação e privam o homem de seu desenvolvimento humano. Avalie se a prática educativa deve ser:

I- descompromissada do querer fazer.

II- ético-política.

III- profissional.

IV- um comprometimento com o dever e o poder.

Estão corretas apenas:

  • A. I II e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. II, III e IV.
  • D. I e II.
  • E. I, III e IV.

Considerando adultos pouco escolarizados como indivíduos ativos e cognoscentes e em interação com o mundo letrado, torna-se realmente impossível considerá-los analfabetos. É, pois, através do processo de interação com a sociedade letrada que adultos pouco escolarizados podem produzir e reconhecer o sistema de escrita e os diferentes tipos de textos. As características do leitor que irão produzir maneiras diferenciadas de interpretação do texto são:

  • A. cultura, conhecimento prévio e linguístico, esquemas conceituais e seu propósito na leitura.
  • B. limitação na aquisição da leitura, utilizando somente o processo de decodificação.
  • C. interpretação dos textos pela aprendizagem das letras sabendo juntá-las, sem, contudo, relacioná-las a objetos concretos.
  • D. o ato de escrever e a leitura que dependem das características do texto escrito, porém independem daquilo que o indivíduo conhece.
  • E. experiência vivida, trabalho, pedagogia e prática em contato com os esquemas expressos na forma da escrita.
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