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Assinale a alternativa correta em relação à função da escola:
O novo paradigma econômico, os avanços científicos e tecnológicos, a reestruturação do sistema de produção e as mudanças no mundo do conhecimento não afetam a função da escola na contemporaneidade.
A escola cumpre funções que podem ser providas por qualquer outra instância enquanto formação geral básica.
A escola de hoje deve limitar-se a passar informação sobre as matérias, a transmitir o conhecimento do livro didático.
Para o educador não importa refletir sobre a função da escola e sim ministrar o programa curricular no tempo determinado.
A função de transmitir conhecimentos representa uma parcela mínima dos objetivos da escola na contemporaneidade.
Quando se atribuem ao pedagogo as tarefas de coordenar e prestar assistência pedagógico-didática ao professor, não está se supondo que ele deva ter domínio dos conteúdos-métodos de todas as matérias. Sua contribuição vem dos campos do conhecimento implicados no processo educativo-docente, operando uma intersecção entre a teoria pedagógica e os conteúdos-métodos específicos de cada matéria de ensino, entre o conhecimento pedagógico e a sala de aula. (LIBÂNEO, 1998, p. 128)
É correto afirmar que algumas ações do pedagogo em relação à assistência ao docente são:
( ) definir objetivos educativos
( ) detectar problemas de aprendizagem entre os alunos, na avaliação, no uso de técnicas e recursos de ensino
( ) organizar turmas
( ) organizar reuniões de estudo
( ) articular planos de ensino
Utilizando (V) para verdadeiro e (F) para falso, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
F V F V F
F V F V F
V V V V V
V V V F F
V F V F V
Além de construir seu conhecimento e domínio do sistema ortográfico, o aprendiz da língua escrita também deve construir o conhecimento e o uso da escrita como discurso, isto é, como atividade real de enunciação, necessária e adequada a certas situações de interação, e concretizada em uma unidade estruturada o texto que obedece a regras discursivas próprias (recursos de coesão, coerência, informatividade, entre outros). (SOARES, 2003, p. 105)
É correto afirmar que a autora se refere ao texto enquanto prática social em qual perspectiva? Assinale a alternativa correta:
Regulação;
Letramento;
Condutismo;
Classificação;
Reducionismo.
Em relação à construção das estruturas cognitivas, é correto afirmar:
( ) Nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento.
( ) Os esquemas de conhecimento se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado de sua existência, sobre algum objeto de conhecimento.
( ) Ao longo da vida os esquemas de conhecimento são revisados, modificados, tornando-se mais complexos e adaptados à realidade, mais ricos em relações.
( ) A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno independe de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.
( ) A situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, de revisão e de construção de esquemas de conhecimento sobre os conteúdos escolares.
Considerando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequência, de cima para baixo:
F F F F V
V V V F V
V V V V F
F V F V F
V F V F V
(...) O ofício docente exige a negociação constante, quer com relação às estratégias de ensino ou de avaliação, quer com relação aos objetivos e até mesmo aos conteúdos preconizados sempre com vistas à flexibilização das delegações institucionais e das formas relacionais (AQUINO, 2000, p. 98).
Assinale a alternativa que apresenta o conjunto dos principais quesitos para a construção negociada na relação professor(a)/aluno(a)/conhecimento.
Investimento nos vínculos concretos, instituição de punições disciplinares e modelagem moral dos(as) alunos(as);
Fidelidade ao contrato pedagógico, instituição de punições disciplinares e permeabilidade à mudança e à invenção;
Permeabilidade à mudança e à invenção, investimento nos vínculos concretos e fidelidade ao contrato pedagógico;
Modelagem moral dos(as) alunos(as), permeabilidade à mudança e à invenção e instituição de punições disciplinares;
Instituição de punições disciplinares, fidelidade ao contrato pedagógico e modelagem moral dos(as) alunos( as).
Em relação ao trabalho com o conhecimento escolar, analise as seguintes afirmativas.
I. Em uma perspectiva de avanço na educação é importante considerar os conhecimentos dos/as alunos/as como redes tecidas através de processos de aprendizagem singulares, múltiplos e imprevisíveis, uma vez que cada educando incorpora as novas informações às suas próprias redes de modo diferente dos demais.
II. O pensar interdisciplinar parte da premissa de que nenhuma forma de conhecimento é em si mesma exaustiva, uma vez que dialoga com outras fontes de saber.
III. A interdisciplinaridade na escola deve consistir na criação de uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas.
IV. A transposição didática conservadora, que assume o currículo como uma progressão regular e linear de saberes, está embasada na abordagem construtivista e genética do desenvolvimento e dos conhecimentos.
Quais estão INCORRETAS?
I e IV estão incorretas.
I, II e III estão incorretas.
II e III estão incorretas.
III e IV estão incorretas.
Somente IV está incorreta.
Em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, analise quais destas afirmações são falsas.
I. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
II. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente somente a Educação Infantil, obrigatória e gratuita, inclusive para os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
III. Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede particular e especial de ensino.
IV. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de elevados níveis de repetência.
V. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência somente das faltas dos filhos no decorrer do ano letivo.
São afirmações FALSAS:
Apenas I e IV
Todas
Apenas II, III, V
Apenas IV e V
Apenas I, II, III e IV
Numere os temas da (Lei n.º 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) da segunda coluna de acordo com as sentenças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação da primeira e assinale a alternativa que traz a numeração correta, de cima para baixo:
I. Modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
II. Sua finalidade é desenvolver o educando, assegurandolhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
III. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
IV. A experiência docente é pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino.
V. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
( ) Princípios e fins da Educação Nacional
( ) Educação Básica
( ) Educação Especial
( ) Profissionais da Educação
( ) Organização da Educação Nacional
V II I IV III
III I IV II V
V IV II III I
I II III V IV
V IV III II I
Segundo a Lei n.º 8069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente, são direitos das crianças e dos adolescentes:
I. Opinião e expressão.
II. Organizar e participar de entidades estudantis.
III. Contestar critérios avaliativos e recorrer a instâncias superiores.
IV. Sigilo em todos os tipos de processos.
V. Se autor de ato infracional, não ser conduzido ou transportado indevidamente.
VI. Brincar, praticar esportes e divertir-se.
VII. Ser respeitado por seus educadores.
Assinale a alternativa correta:
Todos os itens são direitos.
Apenas III e VII são direitos.
Apenas II e VI são direitos.
Apenas II, III, VI e VII são direitos.
Apenas III é direito.
Considere a seguinte situação para responder às questões 29 e 30.
Analise as seguintes afirmativas em relação à atividade realizada pela aluna em questão. Depois, assinale a alternativa correta:
I. Caroline não conhece o significado da palavra CASA.
II. Caroline sabe que o som [S], no final da palavra CASAS, indica o plural, mas ainda não sabe representar alfabeticamente essa ideia.
III. Em hipótese alguma há lógica na representação escrita da palavra CASAS (no plural).
IV. Na escrita da palavra CASAS (no plural), a aluna repete a palavra de modo que sua escrita corresponda ao número de casas representado no desenho, trata-se de uma hipótese bem própria da criança nessa fase inicial de alfabetização.
Apenas a I está correta.
Apenas a II está correta.
II e IV estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Todas estão corretas.
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