Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista as metodologias ativas de ensino, assinale a opção incorreta.
Nessas metodologias, o aprendizado está centrado na transmissão de conteúdos e na figura do professor.
Referidas metodologias incentivam a busca ativa e constante de informações e o trabalho em equipe.
As metodologias ativas de ensino favorecem o desenvolvimento da auto-avaliação e da avaliação grupal.
As metodologias em questão contribuem para o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.
A formação para a cidadania deve ser um dos objetivos fundamentais para a construção de uma educação pública de qualidade.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens subseqüentes.
Manacorda é um dos autores que retratam em suas obras os pressupostos da concepção progressista libertadora.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.
Considerar a atividade cognitiva de aprender como essencialmente intelectual é uma característica marcante da concepção tradicional de currículo.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.
Inexiste definição clara do que seja a gestão democrática do ensino público, uma vez que cabe a cada sistema de ensino definir a forma de implementá-la.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando-se os pressupostos da pedagogia crítica, assinale a opção incorreta.
O contexto histórico e social é fundamental no processo ensino-aprendizagem, contribuindo para a compreensão da realidade dos atores envolvidos.
O processo educativo implica ação-reflexão-ação como constituintes inseparáveis da práxis educativa.
O espaço educativo contribui para a manutenção do status quo e para a reprodução e(ou) manutenção da estrutura social vigente.
A pedagogia crítica compromete-se com os interesses das camadas economicamente desfavorecidas e com a formação integral do aluno.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.
No contexto da sociedade contemporânea, a educação pública deve ser capaz de gerar conhecimentos e tecnologia, não deixando de trabalhar a tradição e os valores.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens subseqüentes.
Os trabalhos realizados por Freinet são significativos na concretização do papel da escola na concepção progressista libertária.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.
A opinião dos pais sobre calendário escolar mediante consulta da escola é considerada pseudoparticipação.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com as tendências pedagógicas na perspectiva de José Carlos Libâneo, assinale a opção correta.
A pedagogia libertadora e a liberal estão voltadas para a educação popular.
A pedagogia progressista enfatiza a análise crítica da realidade social e o caráter político da educação
A pedagogia renovada não-diretiva está centrada no professor, que deve ser especialista em relações humanas.
A pedagogia crítico-social dos conteúdos está centrada nos conhecimentos científicos e na verdade científica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...