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Ainda com base na legislação educacional, julgue os itens de 86 a 90.
O aspecto mais criticado na educação a distância, especialmente no que se refere a curso de graduação, é a avaliação de desempenho dos estudantes, uma vez que os recursos tecnológicos utilizados para fazer essas avaliações a distância não são tão eficientes quanto os recursos que podem ser utilizados em exames presenciais, os quais não são cabíveis nessa modalidade de ensino.
Acerca das modalidades de educação e ensino na atualidade, julgue os itens que se seguem.
A educação profissional deve ser integrada ao ensino médio.
Ainda com base na legislação educacional, julgue os itens de 86 a 90.
A educação a distância é modalidade educacional que pode ser ofertada na educação superior, em cursos e programas sequenciais de graduação, de especialização, de mestrado e de doutorado, estando suficientemente regulada por lei, decreto e portaria.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Ainda com base na legislação educacional, julgue os itens de 86 a 90.
Os processos de avaliação das instituições de educação superior previstos no SINAES são conduzidos e operacionalizados exclusivamente pelo Ministério da Educação (MEC).
Assinale a opção que melhor define avaliação institucional.
Foca o ensino e a aprendizagem em suas variadas manifestações, servindo como referencial para replanejar as ações pedagógicas.
Possibilita informações sobre a realização de programas e projetos no campo da educação, contribuindo com a elaboração de políticas públicas.
Analisa todas as formas de organização da escola, incluindo a gestão administrativa, os projetos, os corpos docente e discente e o rendimento escolar.
Ajuda a tornar claros os objetivos que se quer atingir, possibilitando a tomada de decisões no desenvolvimento de uma unidade didática.
Possibilita o conhecimento das diferenças individuais, estabelecendo uma base para reorganização didática.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes com base na legislação educacional.
Caso a reitoria de determinada universidade federal receba, de uma ONG preocupada com o desenvolvimento de tecnologias de modificação genética de organismos, reivindicação no sentido de que seja criado um conselho no âmbito universitário para acompanhamento e controle social das atividades universitárias, tal pleito deverá ser negado, já que o Plano Nacional de Educação não prevê nenhum controle desse tipo e que a autonomia universitária deve ser respeitada.
O professor precisa combinar severidade e respeito.
O professor precisa combinar severidade e respeito.
As relações maternal e paternal devem ser evitadas
A interação deve estar voltada para as atividades de todos os alunos.
O professor deve ser autoritário para impor respeito.
A liberdade individual está condicionada à situação pedagógica.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes com base na legislação educacional.
As universidades, no exercício da autonomia que lhes garante a Constituição Federal de 1988, podem estabelecer as programações de seus cursos, pesquisas e atividades de extensão e definir as formas de organização administrativa e de gestão financeira e patrimonial, mas são obrigadas a obedecer ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A administração estratégica constituiu um tipo de gestão que pode ser aplicada da empresa comercial às instituições de ensino. O fazer escolar implica não apenas gerenciar conteúdos, métodos, técnicas e meios, mas, sobretudo, pessoas, habilidades, competências e conhecimentos. A respeito das etapas da administração estratégica, é correto afirmar que
a primeira fase do planejamento estratégico, nos sistemas de ensino e nas instituições educacionais, é a identificação de quais competências, habilidades e conhecimentos, expressos em recursos humanos, a instituição dispõe.
o segundo procedimento do planejamento estratégico é delinear a missão e os objetivos da instituição.
a quantificação dos recursos de que se dispõe é indispensável para se atingir a eficiência e a eficácia das atividades.
o planejamento estratégico requer uma cúpula política que defina previamente a missão da instituição.
o acompanhamento e a avaliação dos processos, no planejamento estratégico, devem ser feitos por uma equipe de consultores externos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Como modalidade da educação básica, mas com identidade própria, a educação de jovens e adultos (EJA) deve considerar as situações, os perfis e as faixas etárias dos estudantes. Além disso, a EJA deve pautar-se pelos princípios de eqüidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das DCN e na proposição de um modelo pedagógico próprio. À luz dessas idéias, assinale a opção correta.
As diretrizes da EJA se reduzem a orientações sobre iniciativas de alfabetização de adultos da sociedade civil.
São estabelecidas nas DCN para a EJA estrutura e duração fixa dos cursos em nível nacional.
É permitida, em cursos de EJA, a matrícula de crianças e de adolescentes da faixa etária de sete a quatorze anos completos.
A EJA incorpora as diretrizes do ensino fundamental e as do ensino médio.
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