Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.
A elaboração do planejamento de ensino deve iniciar-se pela seleção e organização de conteúdos.
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
A dimensão qualitativa deve ser considerada para buscar a essência e a totalidade do processo educativo.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das relações de trabalho em uma perspectiva emancipadora, assinale a opção correta.
Para se desvencilhar da fragmentação, do controle hierárquico e da divisão do trabalho, a escola não precisa criar condições para gerar outra forma de organização do trabalho pedagógico.
A reorganização das ações no interior da escola deve ser construída de forma individual e por meio da busca de soluções externas à escola.
As relações de trabalho na escola devem ser determinadas pelas atitudes de solidariedade, de reciprocidade e de participação coletiva.
na escola, as relações de trabalho devem ser regidas pelos princípios da divisão de trabalho, da fragmentação e da hierarquia.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.
A dicotomia entre ensino e avaliação, presente na organização curricular tradicional, é superada quando o processo avaliativo se reveste de aparência científica e se torna um ponto primordial do final de um processo.
Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.
São funções da avaliação de ensino o diagnóstico, o controle e a classificação.
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
A classificação e a mensuração são estratégias básicas da avaliação.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos tipos de liderança, assinale a opção correta.
No tipo democrático, as decisões são tomadas com a participação das pessoas, discutindo-se os objetivos e as ações propostas pelos membros do grupo.
No tipo autoritário, há boa integração entre os membros e as relações interpessoais são boas e definidoras das práticas.
No tipo democrático, o líder decide, distribui tarefas e controla as ações, não havendo participação dos membros da equipe na tomada de decisões.
No tipo autoritário, o papel do líder é irrelevante, tendo fraca participação na definição de objetivos e pouco empenho na gestão e na organização das ações.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.
Conteúdos descontextualizados, puros, prejudicam o evidenciamento das questões de identidade social e relações de poder em um currículo.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
A opção por um modelo de gestão participativa tem por objetivos a melhoria da qualidade pedagógica do processo educacional, a busca de maior sentido de realidade e atualidade para o currículo escolar e o aumento do profissionalismo dos professores.
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
A descrição é a fonte de dados da realidade, e não a prescrição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...