Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Piaget, função semiótica constitui-se na
possibilidade de diferenciar significantes de significados.
possibilidade de construção do conhecimento, por volta dos seis anos de idade.
possibilidade do desenvolvimento simultâneo da fala e dos movimentos.
capacidade de assimilação e de aquisição de comportamentos.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um conselho escolar que tem como objetivo um trabalho de equilíbrio entre as funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora identifica-se com a concepção
interpretativa, que enfatiza o caráter humanístico em detrimento do formal, estrutural e normativo.
técnico-científica, tipificada pela comunicação linear, baseada em normas e regras.
autogestionária, associada à crença no poder instituinte e à recusa a todo poder instituído.
democrático-participativa, caracterizada pela articulação e participação de todos os atores da comunidade escolar.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.
Uma escola organizada de forma a retratar ao máximo as situações da vida, facilitando, assim, a adequação das necessidades individuais ao meio social, é embasada nos princípios da concepção liberal renovada progressista.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, a mais importante tarefa dessa instância está ligada
ao acompanhamento da prática educativa, com o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
à fiscalização dos recursos públicos e privados que são destinados à instituição de ensino.
ao monitoramento das metas estabelecidas no plano de trabalho apresentado pela direção escolar.
à análise das interferências político-partidárias que podem sofrer a escola e seus segmentos.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.
Em uma escola fundada na concepção liberal renovada não-diretiva, o resultado do processo educativo é muito semelhante ao de um tratamento terapêutico.
Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, assinale a opção correta.
A pedagogia tradicional e a pedagogia renovada são concepções pedagógicas equivalentes.
A pedagogia renovada é inspirada nas idéias de Rousseau e caracteriza-se pela valorização da criança.
A pedagogia tradicional caracteriza-se pela concepção de educação centrada no aluno
A pedagogia pragmática, de John Dewey, é uma das correntes da pedagogia tradicional.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.
Para a tendência liberal tradicional, a função primordial da escola é formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, articulando a educação com o sistema produtivo.Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.
Reduzir o isolamento e a fragmentação das diferentes áreas de conhecimento em um currículo é um dos objetivos da escola na concepção empresarial.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.
Em uma perspectiva emancipatória, o objetivo da avaliação é o controle da qualidade, por meio de instrumentos técnicoburocráticos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Organização e gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da escola para que se alcancem os objetivos educacionais esperados. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na proposta democrático-participativa de gestão escolar, existe uma articulação entre todas as pessoas que se relacionam com a escola (pais, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral) no acompanhamento das ações e nas avaliações sistemáticas, nas quais todos avaliam e são avaliados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...