Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Piaget, função semiótica constitui-se na

  • A.

    possibilidade de diferenciar significantes de significados.

  • B.

    possibilidade de construção do conhecimento, por volta dos seis anos de idade.

  • C.

    possibilidade do desenvolvimento simultâneo da fala e dos movimentos.

  • D.

    capacidade de assimilação e de aquisição de comportamentos.

Um conselho escolar que tem como objetivo um trabalho de equilíbrio entre as funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora identifica-se com a concepção

  • A.

    interpretativa, que enfatiza o caráter humanístico em detrimento do formal, estrutural e normativo.

  • B.

    técnico-científica, tipificada pela comunicação linear, baseada em normas e regras.

  • C.

    autogestionária, associada à crença no poder instituinte e à recusa a todo poder instituído.

  • D.

    democrático-participativa, caracterizada pela articulação e participação de todos os atores da comunidade escolar.

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Uma escola organizada de forma a retratar ao máximo as situações da vida, facilitando, assim, a adequação das necessidades individuais ao meio social, é embasada nos princípios da concepção liberal renovada progressista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, a mais importante tarefa dessa instância está ligada

  • A.

    ao acompanhamento da prática educativa, com o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

  • B.

    à fiscalização dos recursos públicos e privados que são destinados à instituição de ensino.

  • C.

    ao monitoramento das metas estabelecidas no plano de trabalho apresentado pela direção escolar.

  • D.

    à análise das interferências político-partidárias que podem sofrer a escola e seus segmentos.

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Em uma escola fundada na concepção liberal renovada não-diretiva, o resultado do processo educativo é muito semelhante ao de um tratamento terapêutico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, assinale a opção correta.

  • A.

    A pedagogia tradicional e a pedagogia renovada são concepções pedagógicas equivalentes.

  • B.

    A pedagogia renovada é inspirada nas idéias de Rousseau e caracteriza-se pela valorização da criança.

  • C.

    A pedagogia tradicional caracteriza-se pela concepção de educação centrada no aluno

  • D.

    A pedagogia pragmática, de John Dewey, é uma das correntes da pedagogia tradicional.

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Para a tendência liberal tradicional, a função primordial da escola é formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, articulando a educação com o sistema produtivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.

Reduzir o isolamento e a fragmentação das diferentes áreas de conhecimento em um currículo é um dos objetivos da escola na concepção empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.

Em uma perspectiva emancipatória, o objetivo da avaliação é o controle da qualidade, por meio de instrumentos técnicoburocráticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Organização e gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da escola para que se alcancem os objetivos educacionais esperados. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na proposta democrático-participativa de gestão escolar, existe uma articulação entre todas as pessoas que se relacionam com a escola (pais, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral) no acompanhamento das ações e nas avaliações sistemáticas, nas quais todos avaliam e são avaliados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...