Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.

Sob a perspectiva interdisciplinar, as disciplinas tornam-se fim e não meio para a construção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Experiências recentes mostraram as dificuldades que as reformas educacionais centralizadoras encontraram para produzir uma mudança em curto prazo, dificuldades estas que estão vinculadas à falta de seriedade na consideração às culturas escolares. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Reformas centralizadoras não incentivam a participação e não levam os professores a se engajarem no processo cooperativo.

  • B.

    A descentralização de decisões provoca resistência às mudanças, fazendo que o processo de mudança não ocorra.

  • C.

    Os sistemas atuais têm como missão modificar a cultura escolar para promover as mudanças propostas.

  • D.

    As prescrições detalhadas sobre as propostas de mudanças sistêmicas estão sempre atualizadas e, por isso, devem ser cumpridas.

Segundo Libâneo, o processo de organização escolar é constituído por

  • A.

    currículo, gestão democrática, planejamento, organização e avaliação.

  • B.

    currículo, orientações didáticas, formação continuada, planejamento e avaliação.

  • C.

    direção/coordenação, professores, auxiliares de educação, alunos e pais.

  • D.

    planejamento, organização, direção/coordenação, formação continuada e avaliação.

Em uma perspectiva descentralizadora, a formação continuada deve estar centrada na escola e fazer parte do projeto políticopedagógico. Quanto à competência em relação à formação continuada, é correto afirmar que a escola deve

  • A. elaborar e executar seu programa de formação continuada, individualmente, limitando-se aos conteúdos explicitados no currículo da instituição de ensino.
  • B. elaborar o programa de formação continuada, limitando-se aos conteúdos curriculares expressos na proposta da instituição educacional.
  • C. elaborar e executar o programa de formação continuada sem abordar a discussão da escola como um todo e suas relações com a sociedade.
  • D. elaborar seu programa de formação continuada, contando com a participação e o apoio dos órgãos centrais, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, na execução e na avaliação do referido programa.

O projeto pedagógico-curricular é o instrumento de articulação entre fins e meios. Ele faz o ordenamento entre todas as atividades pedagógicas, curriculares e organizativas da escola, tendo em vista os objetivos educacionais. Com base nesse pressuposto, assinale a opção correta.

  • A.

    A garantia da qualidade social do ensino acarreta a crença na possibilidade de educar a todos como condição para igualdade e inclusão social.

  • B.

    A reorganização das escolas e as mudanças nas práticas de gestão elevam necessariamente a qualidade da educação e, por isso, garantem um bom desempenho dos alunos na vida.

  • C.

    A aferição do desempenho intelectual dos alunos por meio de provas e exames no âmbito das escolas é garantia da melhoria da qualidade da educação oferecida.

  • D.

    A qualidade da educação se pauta pela elaboração de um projeto pedagógico que seja fruto da articulação de idéias de um grupo específico apresentado à comunidade escolar.

A idéia de educação intercultural está alicerçada no acolhimento da diversidade, no reconhecimento dos outros como sujeitos de sua individualidade, portadores de uma identidade cultural própria. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Embora na escola exista uma inter-relação entre os diversos grupos culturais, não há como atender as necessidades de todos. Assim, é o interesse da maioria que deve prevalecer.

  • B.

    A presença da diversidade humana na sociedade resulta na transversalidade de culturas, no sentido de que toda cultura é plural.

  • C.

    Assumir o objetivo da educação intercultural significa reduzir o currículo aos interesses dos vários grupos culturais que freqüentam a escola.

  • D.

    Na perspectiva da educação intercultural, basta direcionar o currículo formal para transformar a escola.

Assinale a opção correta de acordo com os estudos realizados por Piaget.

  • A.

    A criança em fase pré-operacional compreende que a quantidade dos objetos não se altera quando a forma em que eles estão dispostos é alterada.

  • B.

    A criança na fase pré-operacional é capaz de imaginar transformações mentais sobre dados imediatos.

  • C.

    Ao atingir as operações formais, a criança pode imaginar transformações sobre os dados, que, após realizadas, podem ser desfeitas.

  • D.

    Na interação com o mundo que a cerca é que a criança estabelece relações e desenvolve seu conhecimento lógico-matemático.

Na sociedade democrática, a escola tem um importante papel que é o de proporcionar o desenvolvimento de capacidades que permitam a intervenção na realidade para transformá-la. Para que um projeto pedagógico alcance esse objetivo, deverá fazer que os educandos se posicionem frente às questões sociais, tratando os valores não apenas como conceitos ideais mas incluindo essa perspectiva nos conteúdos do ensino das áreas do conhecimento escolar. A partir dessas informações, julgue os itens subseqüentes, acerca da organização curricular.

Os projetos são formas de elaborar o trabalho didático, que pode integrar diferentes modos de organização curricular. Na organização dos conteúdos a serem trabalhados nos projetos, esses conteúdos devem, ser elencados pelos professores, sem a participação direta dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao estudo de fração proposto por Figueiredo Lima e ao conceito de fração segundo Piaget, assinale a opção correta.

  • A.

    O conjunto de princípios de conservação é desnecessário à organização de um sistema de noções, que resultará, mais tarde, no conceito de fração.

  • B.

    A soma das frações que constituem um todo deve ser percebida pela criança como diferente desse todo.

  • C.

    O conceito de fração, para Piaget, é adquirido no estágio das operações concretas.

  • D.

    A conservação de quantidade contínua antecede a conservação de quantidade discreta pelo aluno.

Na sociedade democrática, a escola tem um importante papel que é o de proporcionar o desenvolvimento de capacidades que permitam a intervenção na realidade para transformá-la. Para que um projeto pedagógico alcance esse objetivo, deverá fazer que os educandos se posicionem frente às questões sociais, tratando os valores não apenas como conceitos ideais mas incluindo essa perspectiva nos conteúdos do ensino das áreas do conhecimento escolar. A partir dessas informações, julgue os itens subseqüentes, acerca da organização curricular.

O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente que deve articular a atividade escolar e a problemática do contexto social. Na concepção de gestão participativa, o plano de ensino ou de curso é de responsabilidade exclusiva do professor.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...