Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Escolas e faculdades procuram matricular alunos que se beneficiem do que a instituição tem a oferecer, sejam elas públicas ou privadas. Os alunos devem ser recrutados e retidos, sendo, para isso, necessário conhecer seu comportamento, desejos e necessidades. Sabe-se que a pesquisa de marketing ajuda na tomada de decisão, respondendo algumas dúvidas da área de planejamento. Assinale a opção que apresenta as formas pelas quais a pesquisa de mercado ou marketing pode ajudar nas tomadas de decisões.

  • A.

    Mensurar o mercado potencial, determinando as características dos candidatos potenciais, conhecer os concorrentes, segmentando o mercado, e medir o grau de satisfação do aluno matriculado.

  • B.

    Medir o grau de satisfação do aluno matriculado, mudando a imagem da instituição, criar estratégias para dominar o mercado e atrair novos alunos.

  • C.

    Melhorar as publicações, comunicando com mais eficiência com o público, identificar o grau de satisfação do aluno matriculado, identificando problemas e oportunidades.

  • D.

    Mudar a imagem da instituição, criando novas estratégias mercadológicas, medir o grau de satisfação do aluno matriculado, identificando problemas e oportunidades.

O Ministério da Educação é o órgão responsável pela avaliação global do sistema escolar brasileiro, e as avaliações de cada segmento desse sistema são feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Assinale a opção que apresenta as avaliações destinadas ao desempenho dos alunos da educação básica.

  • A.

    ENADE e ENC

  • B.

    SAEB e ENEM

  • C.

    ENEM e ENADE

  • D.

    SAEB e ENC

De acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci,

a conquista da hegemonia na sociedade por meio da formação do intelectual orgânico é a função da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todas as instituições educacionais comunicam suas realizações por meio de programas, alunos e ex-alunos, utilizando, para isso, da comunicação, que é um dos compostos de marketing. Entre as atividades de comunicação utilizadas com freqüência e que podem ser destacadas como ferramentas de relações públicas, incluem-se

  • A.

    estabelecimento de metas, planejamento de campanhas e desenvolvimento de estratégias.

  • B.

    posicionamento da instituição perante o público-alvo, produção de material impresso e audiovisual e veiculação de peças publicitárias.

  • C.

    produção de materiais impressos, materiais audiovisuais, escolha da mídia, informações para a imprensa, eventos e contatos pessoais.

  • D.

    definição de público-alvo, pesquisa de satisfação, mensuração da imagem institucional, contatos pessoais e discursos.

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi criado no ano de 2001 e tem validade de dez anos para atingir as suas metas. Constitui o objetivo do PNE

  • A.

    promover recursos financeiros para a realização dos programas de atendimento educacional às crianças de baixa renda.

  • B.

    fazer valer os direitos das crianças e adolescentes na aprendizagem escolar.

  • C.

    promover o envolvimento das pessoas no trabalho por meio da participação na gestão compartilhada da educação.

  • D.

    elevar o nível de escolaridade, por meio da melhoria da qualidade de ensino e da democratização da gestão do ensino público.

De acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci,

a escola deve contribuir com o aumento da produtividade, por meio da adaptação dos indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Planejar um sistema de distribuição eficaz envolve conhecer o consumidor, a missão, seus recursos, a natureza do programa, serviço ou produto a ser distribuído, considerando que a instituição precisa, ainda, levar em conta os objetivos de distribuição apropriados, selecionando os locais ou canais específicos para sua atuação. Entre os critérios que devem ser considerados para a escolha desses pontos de distribuição, não se inclui

  • A.

    proximidade às áreas de crescimento populacional e dos segmentos de mercado definidos.

  • B.

    acessibilidade aos serviços públicos, como atendimento por transporte público.

  • C.

    ocalizações próximas a serviços de alimentação e livrarias para os estudantes.

  • D.

    instalações em mais de um ponto possibilitando ao aluno e à instituição diminuir a evasão.

De acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci,

a função da escola está relacionada à busca de transformação da sociedade que é desigual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma instituição de ensino necessita formular estratégias de marketing que a posicione de forma adequada no mercado e a mantenha em vantagem competitiva perante outras organizações. Para isso, suas decisões estratégicas devem incorporar a maneira pela qual ela atuará e selecionará seu mercado-alvo. Acerca dessa situação, assinale a opção que não demonstre as referidas decisões.

  • A.

    Analisar a concorrência, para obter melhor posicionamento no mercado.

  • B.

    Manter os programas e mercados atuais da instituição, sem eliminar propostas já implementadas.

  • C.

    Planejar o composto de marketing, incluindo a seleção de mercados-alvos.

  • D.

    Criar novos programas, abrindo novas oportunidades de mercado.

De acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci,

o processo educativo ocorre pela transmissão de valores e saberes da geração mais velha para aquelas mais jovens.

  • C. Certo
  • E. Errado
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