Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O planejamento de ensino é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática social. Isso significa que os elementos do planejamento estão recheados de implicações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 93 a 98.
Uma das funções do planejamento de ensino é assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente.
Na observância da interdisciplinaridade, as DCNEM propõem que as escolas devem considerar que
I a interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, deve partir do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos.
II a característica do ensino escolar amplia significativamente a responsabilidade da escola para a constituição de identidades que integram conhecimentos, competências e valores que permitam o exercício pleno da cidadania e a inserção flexível no mundo do trabalho.
III as áreas de conhecimento carregam sempre um grau de arbitrariedade, não esgotando, isoladamente, a realidade dos fatos e, assim, no seu conjunto, levando a uma visão global confusa da realidade. A interdisciplinaridade deve, portanto, prescindir de interações que levem a uma compreensão mais ampla da realidade.
IV a aprendizagem é decisiva para o desenvolvimento dos alunos e, por essa razão, as disciplinas devem ser didaticamente isoladas para atingir esse objetivo, de modo que disciplinas diferentes estimulem competências diferenciadas, contribuindo para a constituição de diferentes capacidades.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.
A redação final do relatório técnico da pesquisa com a comunicação dos resultados obtidos é uma tarefa pessoal e individual do intelectual orgânico.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
Ausubel afirma que existem funções que ainda não amadureceram, porém estão em maturação, e que a aprendizagem ocorre por meio da mediação de outros sujeitos.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do projeto pedagógico, assinale a opção correta.
Os projetos pedagógicos dos cursos das universidades são elaborados pelo Ministério da Educação, de modo a garantir a unidade da educação nacional.
O projeto pedagógico deve ser geral, não havendo necessidade de detalhamento a respeito do corpo docente ou do acervo da biblioteca.
Uma vez elaborado e aprovado, o projeto pedagógico não pode sofrer modificações por um período de 10 anos.
A elaboração do projeto pedagógico exige reflexão acerca da concepção de educação e de sua relação com a sociedade, bem como do indivíduo que se pretende formar.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.
Embora a avaliação seja um importante instrumento no processo de construção do planejamento participativo, faz-se necessário que apenas um grupo específico, das pessoas envolvidas no processo, domine os instrumentos e as práticas avaliativas.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) organizam as áreas do conhecimento em
conhecimentos de filosofia e sociologia necessários ao exercício da cidadania.
linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.
língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, língua estrangeira, educação artística e educação física.
educação física e arte, como componentes curriculares obrigatórios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.
A fase de aplicação do plano de ação resultante da pesquisa é considerada a última etapa do processo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
Comportamentos objetivamente observáveis e condicionantes operantes são características do behaviorismo.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.
Entre as diferentes formas de avaliação, a que deve ser utilizada para promover a reorganização do projeto pedagógico é a avaliação externa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...