Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O planejamento de ensino é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática social. Isso significa que os elementos do planejamento estão recheados de implicações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 93 a 98.

As formas de avaliação não constituem elementos dos planos de ensino por se configurarem como uma etapa independente do plano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sabe-se da importância do planejamento para as instituições que se dedicam à educação, em um momento de forte concorrência no mercado. Assinale a opção que apresenta, de acordo com Kotler e Fox, as etapas principais na formatação do conteúdo de um plano de marketing para uma organização que atue na área educacional.

  • A.

    análise ambiental; análise de recursos; formulação de estratégias; metas, missão e objetivos; estrutura organizacional e controle

  • B.

    sumário executivo; análise da situação; diagnóstico; estratégias e objetivos; detalhamento das ações; orçamento; controle

  • C.

    sumário executivo; análise da situação; objetivos e metas; estratégias; programa de ação; orçamento; controle

  • D.

    sumário executivo; análise da situação; estratégias e objetivos; definição da missão; detalhamento das ações; orçamento; controle

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

O gestaltismo prevê três elementos primordiais para a aprendizagem: aquisição, retenção e transferência, além de negar o conhecimento cumulativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que apresenta o conceito correto de reprodução social.

  • A.

    Processo de crescimento econômico centrado nas atividades produtivas.

  • B.

    Processo de crescimento populacional relacionado ao desenvolvimento humano.

  • C.

    Processo que envolve tanto a produção como os serviços sociais, e as diversas atividades de gestão do desenvolvimento como planejamento, segurança, entre outras.

  • D.

    Processo que envolve a produção de atividades sociais destinadas às classes D.

O planejamento de ensino é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática social. Isso significa que os elementos do planejamento estão recheados de implicações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 93 a 98.

Os métodos e procedimentos de ensino serão indicados pelas atividades que o professor e os alunos irão desenvolver na relação de ensino e aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da função sociocultural da escola, assinale a opção correta.

  • A.

    Os conteúdos escolares devem ser transmitidos aos estudantes para que eles aprendam a se comportar em sociedade.

  • B.

    A escola deve focar especificamente o desenvolvimento intelectual de seus alunos, enfatizando a assimilação de conteúdos científicos.

  • C.

    A escola deve estar vinculada às questões sociais e aos valores democráticos, visando à construção da cidadania.

  • D.

    A escola deve desempenhar seu papel independentemente do momento histórico e das questões sociais vividas pelo aluno.

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

Para Vigotsky, as capacidades humanas não são inatas, mas sim o resultado da interação do sujeito com o meio, e o professor deve ser um desequilibrador de estruturas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas diferentes turmas das escolas de educação infantil, é evidente a necessidade de se atender a diversidade das crianças, o que demonstra que, nesse nível, a prática pedagógica deve ser organizada a partir de uma pedagogia da diversidade. Em relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

I Há grandes diferenças entre as crianças nesse nível de escolaridade, uma vez que as mudanças são evidentes no decorrer de um ano para o outro.

II A influência do meio escolar é mais evidente nessa faixa etária, fazendo que as capacidades e os comportamentos das crianças se apresentem de maneira diversificada.

III O fato de o acesso a esse nível de ensino não ser obrigatório provoca, em um grupo de crianças com a mesma idade, diferenças de adaptação ao ritmo escolar.

IV Existe, nessa fase, uma atitude mais positiva de aceitação às diferenças, tratadas como algo natural.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

O planejamento de ensino é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática social. Isso significa que os elementos do planejamento estão recheados de implicações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 93 a 98.

Por objetivos específicos entende-se a orientação, a importância e o papel dos conteúdos no conjunto do plano da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.

Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.

  • E. Errado
  • C. Certo
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...