Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à alfabetização e ao letramento, julgue os itens a seguir.
A produção textual de alunos de anos iniciais do ensino fundamental exclui a escrita de textos provisórios, em razão de essa produção ser realizada por um escritor iniciante, que não apresenta habilidades de revisão de sua própria produção textual.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista a concepção curricular à luz da sociologia crítica, julgue os itens a seguir.
A escola deve priorizar a divulgação de calendários e horários escolares.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.
Entre as funções da escola, inclui-se a relativa à promoção do letramento, por meio do qual os alunos tornam-se capazes de ler, interpretar e produzir diferentes tipos de textos nas mais variadas situações comunicativas. O domínio do letramento não representa, todavia, um diferencial nas relações interpessoais e na efetiva participação social.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista a concepção curricular à luz da sociologia crítica, julgue os itens a seguir.
O professor deve ater-se aos conteúdos dos componentes curriculares que leciona.
Com referência ao ensino inicial da leitura, assinale a opção correta conforme Isabel Solé.
No desenvolvimento de habilidades necessárias à alfabetização, os professores devem explorar os conhecimentos dos alunos sobre a linguagem oral, para depois explorar seus conhecimentos pertinentes ao texto escrito.
É recomendável ao professor escolher uma única estratégia para o ensino de leitura e escrita, ou seja, ele não deve combinar estratégias.
Os professores das séries iniciais devem pensar na aquisição do sistema da língua escrita como algo complexo, que vai exigir esforços seus e das crianças, mas não deve subestimar a capacidade das crianças para enfrentar esse desafio.
É correto afirmar que a leitura e a escrita são competências, e que saber ler e escrever são procedimentos para que os alunos se tornem leitores competentes.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.
O domínio da língua oficial do país tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, uma vez que garante aos alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista a concepção curricular à luz da sociologia crítica, julgue os itens a seguir.
A concepção do currículo se fundamenta no processo de construção social, que implica conhecer a realidade e atuar em sua transformação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Piaget entende por fala egocêntrica aquela realizada pela criança quando ela estabelece uma comunicação com as outras pessoas.
Com relação à resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta, segundo a concepção de Schliemann.
Se a criança tem dificuldades em ler um problema ou em respondê-lo por escrito representando os dados e operações de forma simbólica, ela deve ser incentivada a resolvê-lo mentalmente ou usando objetos, pois assim não se desviará da compreensão desse problema.
Problemas que exigem diferentes operações devem ser apresentados à criança de forma alternada para que ela possa decidir qual a operação mais adequada para resolvê-los com base na repetição e na memorização de enunciados semelhantes.
Resolver problemas deve tornar-se uma atividade automática; por isso, seu ensino deve enfatizar a repetição, os cálculos orais e a memorização dos procedimentos que levam à abstração.
A representação formal, oral ou escrita, dos dados de um problema deve ser desvinculada da compreensão que a criança tem dos dados reais que podem ser manipulados.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.
No processo de alfabetização, é fundamental proporcionar o contato dos alunos com os diversos tipos de textos que circulam na sociedade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...