Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A construção do projeto pedagógico da escola deve ser orientada por princípios que tenham como objetivo a ampliação da relação entre a comunidade escolar e a local, sem perder de vista suas relações com o sistema de ensino, tais como: democratização do acesso e da permanência bem sucedida do aluno na escola, gestão democrática, autonomia, valorização dos profissionais da educação, relação entre a escola e a comunidade e a qualidade do ensino.
Julgue os itens a seguir, observadas as idéias constantes do texto acima.
Autonomia, como princípio pedagógico, é sinônimo de soberania.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.
No que tange à educação continuada dos profissionais envolvidos, direta e indiretamente, com o trabalho educativo, compete à escola: proceder ao levantamento de necessidade de formação continuada de seus profissionais e elaborar seu programa de formação sem depender dos órgãos centrais do sistema de ensino, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, execução e avaliação do referido programa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Do ponto de vista da psicologia, o significado de cada palavra é um conceito e, por isso, ato de pensamento. Nesse sentido, de acordo com Vigotsky, significado é um ato de pensamento.
Com relação ao ensino de geografia segundo Ana Maria Simões Coelho, assinale a opção correta.
Tradicionalmente, os alunos iniciam a leitura e a interpretação de mapas, oficialmente, no 1.º ano do ensino fundamental.
Para que o aluno compreenda a organização espacial da sociedade, a escola deve prepará-lo para utilizar as técnicas e os instrumentos necessários à representação gráfica dessa organização.
Uma vez que a finalidade exclusiva da leitura de mapas é a decodificação das convenções cartográficas, a escola deve orientar os alunos de forma direta na localização das territorialidades.
A geografia deve ser ministrada principalmente por seu caráter disciplinar, que prioriza o processo enciclopédico e descreve as riquezas territoriais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao papel social da educação infantil, julgue os itens subsecutivos.
2Para garantir um ambiente acolhedor, todos os conflitos entre as crianças devem ser eliminados, uma vez que a presença de conflitos dificulta a relação afetiva entre professor e aluno.
A construção do projeto pedagógico da escola deve ser orientada por princípios que tenham como objetivo a ampliação da relação entre a comunidade escolar e a local, sem perder de vista suas relações com o sistema de ensino, tais como: democratização do acesso e da permanência bem sucedida do aluno na escola, gestão democrática, autonomia, valorização dos profissionais da educação, relação entre a escola e a comunidade e a qualidade do ensino.
Julgue os itens a seguir, observadas as idéias constantes do texto acima.
O conceito de democratização do acesso e permanência do aluno na escola, com sucesso, corresponde ao número de alunos matriculados regularmente.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.
Os princípios norteadores de elaboração de qualquer projeto político-pedagógico são: igualdade; qualidade; gestão democrática; liberdade e valorização do magistério.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Trabalhar a zona de desenvolvimento proximal só é possível quando o sujeito mais experiente atua por meio de estratégias que vão ao encontro dos processos de pensamento do aluno e sua bases motivacionais.
Assinale a opção correta acerca do desenvolvimento da conservação de quantidade, segundo Figueiredo Lima.
Uma quantidade contínua consta de partes ou unidades separadas, individualizadas umas das outras.
Uma quantidade é dita contínua quando é divisível em partes sempre divisíveis, não podendo, portanto, resultar em elementos indivisíveis.
A conservação da quantidade se baseia na premissa de que a quantidade contínua ou discreta é variável.
A conservação de quantidade contínua antecede a conservação de quantidade discreta, em geral, em um ano.
Em uma abordagem interdisciplinar, deve-se
articular os conhecimentos científicos e não-científicos.
priorizar os conhecimentos não-científicos, em detrimento dos científicos.
priorizar os conhecimentos científicos, em detrimento dos não-científicos.
enfatizar os saberes populares e as questões ambientais, renegando-se os saberes constituídos a segundo plano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...