Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A construção do projeto pedagógico da escola deve ser orientada por princípios que tenham como objetivo a ampliação da relação entre a comunidade escolar e a local, sem perder de vista suas relações com o sistema de ensino, tais como: democratização do acesso e da permanência bem sucedida do aluno na escola, gestão democrática, autonomia, valorização dos profissionais da educação, relação entre a escola e a comunidade e a qualidade do ensino.

Julgue os itens a seguir, observadas as idéias constantes do texto acima.

Autonomia, como princípio pedagógico, é sinônimo de soberania.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

No que tange à educação continuada dos profissionais envolvidos, direta e indiretamente, com o trabalho educativo, compete à escola: proceder ao levantamento de necessidade de formação continuada de seus profissionais e elaborar seu programa de formação sem depender dos órgãos centrais do sistema de ensino, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, execução e avaliação do referido programa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Do ponto de vista da psicologia, o significado de cada palavra é um conceito e, por isso, ato de pensamento. Nesse sentido, de acordo com Vigotsky, significado é um ato de pensamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao ensino de geografia segundo Ana Maria Simões Coelho, assinale a opção correta.

  • A.

    Tradicionalmente, os alunos iniciam a leitura e a interpretação de mapas, oficialmente, no 1.º ano do ensino fundamental.

  • B.

    Para que o aluno compreenda a organização espacial da sociedade, a escola deve prepará-lo para utilizar as técnicas e os instrumentos necessários à representação gráfica dessa organização.

  • C.

    Uma vez que a finalidade exclusiva da leitura de mapas é a decodificação das convenções cartográficas, a escola deve orientar os alunos de forma direta na localização das territorialidades.

  • D.

    A geografia deve ser ministrada principalmente por seu caráter disciplinar, que prioriza o processo enciclopédico e descreve as riquezas territoriais.

Com relação ao papel social da educação infantil, julgue os itens subsecutivos.

2Para garantir um ambiente acolhedor, todos os conflitos entre as crianças devem ser eliminados, uma vez que a presença de conflitos dificulta a relação afetiva entre professor e aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

A construção do projeto pedagógico da escola deve ser orientada por princípios que tenham como objetivo a ampliação da relação entre a comunidade escolar e a local, sem perder de vista suas relações com o sistema de ensino, tais como: democratização do acesso e da permanência bem sucedida do aluno na escola, gestão democrática, autonomia, valorização dos profissionais da educação, relação entre a escola e a comunidade e a qualidade do ensino.

Julgue os itens a seguir, observadas as idéias constantes do texto acima.

O conceito de democratização do acesso e permanência do aluno na escola, com sucesso, corresponde ao número de alunos matriculados regularmente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

Os princípios norteadores de elaboração de qualquer projeto político-pedagógico são: igualdade; qualidade; gestão democrática; liberdade e valorização do magistério.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Trabalhar a zona de desenvolvimento proximal só é possível quando o sujeito mais experiente atua por meio de estratégias que vão ao encontro dos processos de pensamento do aluno e sua bases motivacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta acerca do desenvolvimento da conservação de quantidade, segundo Figueiredo Lima.

  • A.

    Uma quantidade contínua consta de partes ou unidades separadas, individualizadas umas das outras.

  • B.

    Uma quantidade é dita contínua quando é divisível em partes sempre divisíveis, não podendo, portanto, resultar em elementos indivisíveis.

  • C.

    A conservação da quantidade se baseia na premissa de que a quantidade contínua ou discreta é variável.

  • D.

    A conservação de quantidade contínua antecede a conservação de quantidade discreta, em geral, em um ano.

Em uma abordagem interdisciplinar, deve-se

  • A.

    articular os conhecimentos científicos e não-científicos.

  • B.

    priorizar os conhecimentos não-científicos, em detrimento dos científicos.

  • C.

    priorizar os conhecimentos científicos, em detrimento dos não-científicos.

  • D.

    enfatizar os saberes populares e as questões ambientais, renegando-se os saberes constituídos a segundo plano.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...