Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da organização do tempo e do espaço na educação infantil, julgue os itens subsequentes.

As sequências de atividades, derivadas de um conteúdo curricular, devem oferecer graus diferentes de complexidade, oportunizando às crianças a resolução paulatina de desafios e problemas a partir de diferentes proposições.

  • C. Certo
  • E. Errado

A construção do projeto pedagógico da escola deve ser orientada por princípios que tenham como objetivo a ampliação da relação entre a comunidade escolar e a local, sem perder de vista suas relações com o sistema de ensino, tais como: democratização do acesso e da permanência bem sucedida do aluno na escola, gestão democrática, autonomia, valorização dos profissionais da educação, relação entre a escola e a comunidade e a qualidade do ensino.

Julgue os itens a seguir, observadas as idéias constantes do texto acima.

Como princípio do projeto pedagógico, entende-se por gestão democrática o envolvimento de todos os integrantes da comunidade escolar, participando dos rumos que a escola deve tomar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

O projeto político-pedagógico da escola revela quem é a comunidade escolar, quais são seus desafios, suas dificuldades com relação à conquista da autonomia e da gestão democrática, seus valores, seus anseios e sua identidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

O ensino se caracteriza como uma ação que se articula na relação dialética com a aprendizagem, não existindo, portanto, ensino sem aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir das discussões propostas por Emília Ferreiro sobre a escrita como sistema de representação, é correto afirmar que a escrita

  • A.

    resultou de um processo de codificação de um sistema de representação.

  • B.

    pode ser considerada como uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras.

  • C.

    é um conjunto de marcas gráficas espontâneas construídas socialmente e assimiladas culturalmente.

  • D.

    pode ser considerada como a representação do fonema.

Em relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, assinale a opção correta.

  • A.

    O planejamento de ensino se resume ao detalhamento das etapas de avaliação que determinam o que deve ser ensinado.

  • B.

    Os métodos e as técnicas utilizadas pelo professor independem dos objetivos de ensino da instituição escolar.

  • C.

    O planejamento de ensino deve conter exclusivamente a ementa, os objetivos e os conteúdos, enquanto o plano de aula deve conter os métodos e as formas de avaliação.

  • D.

    Os objetivos orientam o professor na seleção dos conteúdos, métodos e processos de avaliação, que devem ser compatíveis com o projeto político-pedagógico da instituição escolar.

Acerca da organização do tempo e do espaço na educação infantil, julgue os itens subsequentes.

A organização do tempo na educação infantil requer uma estrutura didática diferenciada, com múltiplas estratégias organizadas em função das intenções educativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo João Santucci, todo processo de planejamento tem por objetivo alterar uma dada realidade, ou seja, espera-se com a implementação do planejamento que ocorram mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade escolar. Apesar de parecer óbvia, essa afirmativa torna-se necessária, pois ainda está muito presente entre os agentes educacionais a visão de que o planejamento e, principalmente, o plano escolar não passam de mera formalidade legal.

Tendo como referência inicial as idéias constantes do texto acima, julgue os próximos itens.

No projeto pedagógico da escola, a dimensão pedagógica se sobrepõe às demais dimensões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

O projeto político-pedagógico da escola é fio ordenador e integrador do pensar e do fazer do trabalho educativo, cujos eixos norteadores auxiliam na organização, execução e avaliação do trabalho educativo de todos os sujeitos da comunidade escolar.O projeto político-pedagógico da escola é fio ordenador e integrador do pensar e do fazer do trabalho educativo, cujos eixos norteadores auxiliam na organização, execução e avaliação do trabalho educativo de todos os sujeitos da comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com Terezinha Rios, a competência didática se restringe ao domínio de técnicas pedagógicas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...