Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da organização do tempo e do espaço na educação infantil, julgue os itens subsequentes.
As sequências de atividades, derivadas de um conteúdo curricular, devem oferecer graus diferentes de complexidade, oportunizando às crianças a resolução paulatina de desafios e problemas a partir de diferentes proposições.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A construção do projeto pedagógico da escola deve ser orientada por princípios que tenham como objetivo a ampliação da relação entre a comunidade escolar e a local, sem perder de vista suas relações com o sistema de ensino, tais como: democratização do acesso e da permanência bem sucedida do aluno na escola, gestão democrática, autonomia, valorização dos profissionais da educação, relação entre a escola e a comunidade e a qualidade do ensino.
Julgue os itens a seguir, observadas as idéias constantes do texto acima.
Como princípio do projeto pedagógico, entende-se por gestão democrática o envolvimento de todos os integrantes da comunidade escolar, participando dos rumos que a escola deve tomar.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.
O projeto político-pedagógico da escola revela quem é a comunidade escolar, quais são seus desafios, suas dificuldades com relação à conquista da autonomia e da gestão democrática, seus valores, seus anseios e sua identidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
O ensino se caracteriza como uma ação que se articula na relação dialética com a aprendizagem, não existindo, portanto, ensino sem aprendizagem.
A partir das discussões propostas por Emília Ferreiro sobre a escrita como sistema de representação, é correto afirmar que a escrita
resultou de um processo de codificação de um sistema de representação.
pode ser considerada como uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras.
é um conjunto de marcas gráficas espontâneas construídas socialmente e assimiladas culturalmente.
pode ser considerada como a representação do fonema.
Em relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, assinale a opção correta.
O planejamento de ensino se resume ao detalhamento das etapas de avaliação que determinam o que deve ser ensinado.
Os métodos e as técnicas utilizadas pelo professor independem dos objetivos de ensino da instituição escolar.
O planejamento de ensino deve conter exclusivamente a ementa, os objetivos e os conteúdos, enquanto o plano de aula deve conter os métodos e as formas de avaliação.
Os objetivos orientam o professor na seleção dos conteúdos, métodos e processos de avaliação, que devem ser compatíveis com o projeto político-pedagógico da instituição escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da organização do tempo e do espaço na educação infantil, julgue os itens subsequentes.
A organização do tempo na educação infantil requer uma estrutura didática diferenciada, com múltiplas estratégias organizadas em função das intenções educativas.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo João Santucci, todo processo de planejamento tem por objetivo alterar uma dada realidade, ou seja, espera-se com a implementação do planejamento que ocorram mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade escolar. Apesar de parecer óbvia, essa afirmativa torna-se necessária, pois ainda está muito presente entre os agentes educacionais a visão de que o planejamento e, principalmente, o plano escolar não passam de mera formalidade legal.
Tendo como referência inicial as idéias constantes do texto acima, julgue os próximos itens.
No projeto pedagógico da escola, a dimensão pedagógica se sobrepõe às demais dimensões.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.
O projeto político-pedagógico da escola é fio ordenador e integrador do pensar e do fazer do trabalho educativo, cujos eixos norteadores auxiliam na organização, execução e avaliação do trabalho educativo de todos os sujeitos da comunidade escolar.O projeto político-pedagógico da escola é fio ordenador e integrador do pensar e do fazer do trabalho educativo, cujos eixos norteadores auxiliam na organização, execução e avaliação do trabalho educativo de todos os sujeitos da comunidade escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
De acordo com Terezinha Rios, a competência didática se restringe ao domínio de técnicas pedagógicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...