Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Com relação às idéias do texto acima e aos princípios da educação nacional estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, julgue os itens seguintes.

A influência político-partidária na indicação dos diretores de escola é rara no Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao abordar a questão da qualidade na educação, Terezinha Azerêdo Rios discute o termo competência, afirmando que o mesmo se revela na ação, ou seja, na prática profissional docente. De acordo com a concepção que subjaz a essa concepção, assinale a opção correta.

  • A.

    Professor competente é aquele que está envolvido em uma atividade política por meio da militância e da representação de sua categoria.

  • B.

    Não se pode qualificar como competente o professor que conhece bem apenas aquilo que precisa ensinar.

  • C.

    A qualificação docente se revela ao atender a uma lista de competências que definem o profissional eficiente em cada área.

  • D.

    Professor competente é aquele que procura atender às demandas mercadológicas de forma imediata.

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;

 objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Qualquer planejamento que pretenda afunilar objetivos amplos em comportamentos previamente definidos é um risco que pode levar o educador a pensar que somente esses objetivos podem ser ensinados.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com uma concepção democrática, o projeto políticopedagógico

  • A.

    é o agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas, e deve ser construído separadamente pelos diferentes segmentos da comunidade escolar e encaminhado às autoridades educacionais para ser avaliado.

  • B.

    busca uma direção, por meio de ações não-intencionais, com objetivos implícitos definidos separadamente pelos diferentes segmentos da comunidade escolar e deve ser encaminhado às autoridades educacionais para ser avaliado.

  • C.

    instaura uma forma de organização do trabalho pedagógico que supera conflitos, buscando eliminar a competição e as práticas autoritárias, hierárquicas e fragmentadas que permeiam as relações no interior da escola.

  • D.

    visa simplesmente um arranjo formal da escola, construído pela direção escolar, permitindo-se a participação do corpo docente e do corpo discente da escola.

O autor Vasco Pedro Moreto apresenta várias características marcantes de provas que sinalizam a visão pedagógica da escola. Entre essas características, o autor classifica como característica das provas, na perspectiva construtivista, a

I contextualização.

II exploração exagerada da memorização.

III exploração da capacidade de leitura e escrita do aluno.

IV proposição de questões operatórias e não apenas transcritórias.

V falta de parâmetros para a correção.

VI utilização de palavra de comando sem precisão de sentido no contexto.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    II, IV e VI.

  • D.

    III, V e VI.

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;

 objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Qualquer disciplina que intente contemplar a finalidade, os objetivos e a avaliação propostos demanda, necessariamente, aulas teóricas e práticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à gestão e à organização do trabalho pedagógico em uma perspectiva emancipadora da educação, assinale a opção correta.

  • A.

    Cabe à escola a construção do projeto político-pedagógico, coletivamente, fundamentado em uma concepção de sociedade, educação e escola que vise à libertação humana.

  • B.

    A escola, como instituição histórica e socialmente construída, não tem a função de propiciar uma organização de trabalho pedagógico fundamentada nos princípios democráticos.

  • C.

    Cabe à escola propiciar a estruturação de novas formas de organização de trabalho por meio do projeto políticopedagógico, construído de forma individual pelos diversos segmentos.

  • D.

    A escola deve propiciar a construção do projeto políticopedagógico de acordo com os conteúdos curriculares preestabelecidos pelo sistema de ensino e as necessidades da direção escolar.

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

Quaisquer tipos e modalidades de planejamento apresentam algumas funções: esboçar uma situação futura a partir de uma realidade; prever o que se deseja realizar; estabelecer os resultantes que se almeja alcançar e integrar cada uma das fases entre si.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de ensino apresenta três fases que se justapõem, do mais abrangente ao mais específico: plano de curso; plano de unidade; e plano de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de ensino é a etapa na qual o educador confronta-se com sua competência técnica e com seu comprometimento político-social, porque, nessa fase, são traçados os objetivos que nortearão a construção do conhecimento; as atividades de cunho cognitivas, sóciorelacionais, afetivas e motoras a serem desenvolvidas; os mecanismos avaliativos; e, mediando todos esses passos, as relações entre o educador e o educando.

  • C. Certo
  • E. Errado
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