Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os seguintes itens, referentes ao setor educacional no Brasil.
O manifesto dos pioneiros da educação nova, publicado em 1932, defendia a tese de que, no regime político brasileiro, o Estado não poderia impedir que, graças à organização de escolas privadas de tipos diferentes, as classes mais privilegiadas assegurassem a seus filhos uma educação de classe determinada; mas estava no dever indeclinável de não admitir, dentro do sistema escolar do Estado, quaisquer classes ou escolas a que só tivesse acesso uma minoria, por privilégio exclusivamente econômico.
As concepções pedagógicas têm evoluído com o passar dos anos, modernizando-se e adequando-se ao contexto socioeconômico e político vigente. Julgue os itens que se seguem, em relação às atuais concepções pedagógicas.
Atualmente, os educadores devem atuar no sentido de priorizar o processo de memorização junto os educandos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Terezinha Azerêdo Rios, a idéia de liberdade se articula com a de autonomia, e ambas são fundamentais para o processo de democratização. Assinale a opção incorreta com relação a essas idéias.
Diz-se que é difícil se alcançar a liberdade porque se pensa em sua totalidade. Mas a liberdade é sempre relativa.
Os limites e as possibilidades da liberdade se definem efetivamente na consideração da alteridade.
A autonomia e a liberdade se experimentam em situações e não há ações sem que haja limites.
Nas relações humanas, autonomia significa independência nas ações, por isso ela não é relativa, mas, sim, absoluta.
É recomendado que o agente de segurança socioeducativo, no exercício de suas atividades em unidades de atendimento a adolescentes infratores, considere aspectos pedagógicos. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
As atividades lúdicas devem ser evitadas em detrimento das atividades escolares, de modo a melhor aproveitar o tempo e a energia dos internos.
É dispensável, no uso dos instrumentos pedagógicos, a intervenção do agente para que sejam preservados a espontaneidade e o ativismo.
Na aplicação das sanções disciplinares, é fundamental que o adolescente saiba a razão pela qual está sendo punido.
Na organização da vida cotidiana da unidade de atendimento, o agente de segurança socioeducativo deve submeter aos adolescentes a definição das normas e regras, devendo prevalecer sempre a tomada de decisão coletiva.
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Os métodos e técnicas empregados para realizar a finalidade e os objetivos propostos no modelo hipotético devem garantir a rotina pedagógica a fim de propiciar a aprendizagem.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A tendência progressista crítico-social dos conteúdos difunde a idéia de que a escola deve garantir a aquisição de conteúdos e a socialização para propiciar aos alunos uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Como principal representante dessa tendência tem-se
Paulo Freire.
Dermeval Saviani.
Maria Montessori.
Carl Rogers.
As concepções pedagógicas têm evoluído com o passar dos anos, modernizando-se e adequando-se ao contexto socioeconômico e político vigente. Julgue os itens que se seguem, em relação às atuais concepções pedagógicas.
O processo de ensino e de aprendizagem deve capacitar o educando para a vida em sociedade, para a atividade produtiva e para a experiência subjetiva.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os itens abaixo apresentam idéias da autora Terezinha Azerêdo Rios a respeito da atividade docente.
I A ação docente envolve a sensibilidade orientada por determinados princípios, pois a imaginação e a sensibilidade são elementos constituintes da humanidade.
II A ação docente diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres e é fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo.
III Para que haja uma práxis docente competente não bastam o domínio de alguns conhecimentos e o uso de algumas técnicas, é preciso que a prática seja fertilizada pela determinação autônoma e consciente dos objetivos e finalidades.
Os itens acima enumerados correspondem, respectivamente, às dimensões
técnica; política e ética; estética.
política e ética; estética; técnica.
estética; política e ética; técnica.
estética; técnica; política e ética.
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Dos três níveis de competência que são teoricamente reservados ao educador — planejamento, execução e avaliação —, apenas o nível executivo, na prática cotidiana, é-lhe reservado, sendo os demais atribuições dos sistemas de ensino.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta acerca da função da escola na tendência liberal renovada progressivista.
A escola deve priorizar a formação de atitudes, por meio do trabalho, com os aspectos psicológicos acima dos pedagógicos ou sociais.
A transformação das relações de opressão do homem com a natureza e do homem com outros homens é a tarefa principal do processo educativo.
A busca da autogestão individual e coletiva é o papel fundamental da escola, estabelecendo, assim, um sentido político para o trabalho pedagógico.
Cabe à escola organizar-se de forma a retratar a vida, proporcionando experiências que satisfaçam aos interesses dos alunos e às exigências sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...