Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta em relação aos princípios básicos que nortearam a construção do projeto experimental de Emília Ferreiro.
A equivalência da decodificação das grafias em sons consiste no processo de aquisição da leitura.
A cópia passiva de modelos do mundo adulto garante a aquisição da leitura com sucesso.
A aquisição da escrita como meio de construção ativa garante a construção do conhecimento.
Os progressos na conceitualização podem coincidir ou não com os avanços escolares.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nos primeiros meses do trabalho de alfabetização, para que esse processo seja mais rápido e eficiente, deve-se ensinar os alunos a escrever em letras cursivas, maiúsculas e minúsculas.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Narcisa Veloso de Andrade, a melhor caracterização da necessidade da supervisão escolar está na riqueza das contribuições que ela dá quando abrange toda a função da educação para fazê-la mais eficiente.
Considerando essa afirmativa, julgue os itens a seguir.
A supervisão deve interagir com as demais ações educativas, em busca do alcance de objetivos comuns.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação à teoria da aprendizagem, assinale a opção correta.
Um dos pressupostos básicos de Skinner é a idéia de que o ser humano constitui-se como tal na sua relação com o outro social.
Skinner propunha o estudo contextualizado da criança, ou seja, nas suas relações com o meio.
Para Skinner, a aprendizagem é produto de uma relação estímulo-resposta.
Vigotsky apostava na recompensa, rejeitava o livre-arbítrio e acreditava que o comportamento é determinado pelo ambiente.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à aquisição da linguagem na concepção de Roxane Rojo, assinale a opção correta.
A dialogia vai proporcionar, em momentos diferenciados, a constituição da criança e do próprio interlocutor como sujeitos do diálogo.
Linguagem e conhecimento do mundo estão relacionados e passam pela mediação do interlocutor.
A construção da linguagem não é objeto sobre o qual a criança consegue operar.
Na aquisição da linguagem, a criança não opera na segmentação da ação e dos objetos do mundo físico.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere a seguinte situação hipotética.
A mãe vai levando a criança pela mão e pára em um ponto de ônibus, onde está sentado um cidadão lendo jornal. A criança olha a manchete principal e soletra:
NO-VA-CRI-SE-DE-CO-BU-TÍ-VEL
Nessa situação, diz-se que a criança já está a caminho de dominar a arte de decodificar o código lingüístico, mas ainda não percebe alguns padrões silábicos.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Narcisa Veloso de Andrade, a melhor caracterização da necessidade da supervisão escolar está na riqueza das contribuições que ela dá quando abrange toda a função da educação para fazê-la mais eficiente.
Considerando essa afirmativa, julgue os itens a seguir.
Modernamente, a supervisão é sinônimo de inspeção e fiscalização.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O principal objetivo da tecnologia é aumentar a eficiência da atividade humana em todas as esferas, incluindo a produção. Na tríade ciência-tecnologia-sociedade, a educação tem lugar de destaque pelo que ela produz, desenvolve e principalmente pelo que ela pode construir. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A educação tecnológica exige interação da teoria com a prática, de que resulta a rede de conhecimentos advindos das teorias existentes e da necessidade de se rever a prática pelo que a teoria sinalizou.
A educação tecnológica impõe o ensino de novas tecnologias, o que impede o despertar para a interpretação do contexto atual, bem como de seus condicionamentos e fundamentos.
Educação tecnológica significa tecnicismo, determinismo ou conformismo com o status quo da sociedade, um condicionamento com saberes que acabam na escola e direcionam para o mercado de trabalho.
A educação tecnológica dispensa a rede de conhecimentos advindos das teorias existentes e da necessidade de rever a prática pelo que a teoria sinalizou.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Letramento é uma condição de quem exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Narcisa Veloso de Andrade, a melhor caracterização da necessidade da supervisão escolar está na riqueza das contribuições que ela dá quando abrange toda a função da educação para fazê-la mais eficiente.
Considerando essa afirmativa, julgue os itens a seguir.
A supervisão é uma ação de liderança utilizada em prol da excelência do trabalho desenvolvido na escola.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...