Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro a elaboração e realização de políticas de educação ao microcosmo o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
No planejamento curricular, cada disciplina deve-se alicerçar em uma filosofia específica, visto que não há possibilidade de compatibilidade filosófica entre as grandes áreas do conhecimento, subdividas em exatas e humanas.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro a elaboração e realização de políticas de educação ao microcosmo o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
O ciclo de qualquer planejamento educacional das políticas educacionais à aula abrange quatro fases: concepção, execução, avaliação e retroalimentação.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A perspectiva tradicional de elaboração curricular concebe a escolarização como uma forma produtiva que constrói e define a subjetividade humana mediante o repertório de ideologias e práticas que incorpora.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em uma instituição escolar, os professores implementaram um projeto coletivo que previa o trabalho dos alunos nas salas de aula para organizar a pesquisa a ser realizada tanto no laboratório de informática da escola, como em outros espaços que possibilitassem a utilização da Internet para a busca de dados e também para a sistematização das informações e apresentação do trabalho final para os demais estudantes.
Com relação a esse projeto pedagógico, assinale a opção correta.
Nesse tipo de atividade descrita, encontros presenciais são desnecessários e até mesmo não recomendáveis, pois os encontros virtuais são os únicos indicados para suprir as necessidades dos alunos e não criar dependência na construção de conhecimentos.
O estabelecimento de espaços e tempos predeterminados comuns para todos aqueles que estiverem envolvidos nesse projeto será fundamental para o sucesso do resultado final e da aprendizagem dos alunos.
Uma relação dialógica que propicie a cooperação entre os atores envolvidos no processo de pesquisa e a valorização da criatividade individual serão atitudes dos gestores desse projeto essenciais para uma aprendizagem colaborativa.
A utilização de forma eficaz do computador deve ser o fim de um projeto como o proposto, pois ele não pode ser considerado apenas uma ferramenta para a construção de conhecimentos ou o desenvolvimento de aptidões.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Toda estrutura curricular apresenta o que a teoria crítica chama de currículo oculto: o conjunto de normas, valores e crenças não declarados, mas transmitidos aos estudantes por intermédio do conteúdo formal das disciplinas e pelas relações sociais que acontecem entre os segmentos que compõem a comunidade escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em uma escola de ensino fundamental foi implantada uma ação para propiciar a melhoria do rendimento escolar. Essa ação estava centrada na distribuição de objetos escolares como prêmios para todos os alunos que obtivessem nota superior a sete pontos.
Nessa situação, é correto afirmar que essa ação está baseada na teoria de aprendizagem denominada
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Nas ciências humanas e sociais, os conteúdos curriculares tradicionais estão indissociavelmente ligados ao questionamento dos julgamentos de valor, dos padrões de moralidade e das questões referentes à natureza da liberdade e do controle.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das abordagens da relação professor/aluno no processo educacional, é correto afirmar que, na abordagem
tradicional, a relação é horizontal, e o trabalho coletivo é fundamental na resolução de problemas.
comportamentalista, cabe ao aluno o direito de aprender aquilo que o professor transmite, sem questionamento.
humanista, o professor maximiza o desempenho dos alunos por meio da organização racional dos meios.
cognitivista, o professor cria situações de acordo com o estágio de desenvolvimento do aluno para que este explore o ambiente de forma ativa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Os conteúdos das disciplinas de todas as áreas são organizados, nos paradigmas curriculares tradicionais, no sentido de assegurar o conhecimento objetivo e capaz de ser investigado e descrito de maneira neutra.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os professores e a direção de uma escola fizeram uma reformulação na organização do trabalho pedagógico que previa, entre outras ações, a instalação de salas ambiente onde os alunos podiam realizar pesquisas para solução de problemas propostos pelos professores, que eram os auxiliares para as crianças e que mantinham a motivação e a estimulação para a aprendizagem. Nessa situação, a concepção pedagógica prevalente é a denominada
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...