Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante
processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.
avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Qualquer planejamento que pretenda afunilar objetivos amplos em comportamentos previamente definidos é um risco que pode levar o educador a pensar que somente esses objetivos podem ser ensinados.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca dos teóricos da psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
Vygotsky criou o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ou potencial).
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante
processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.
avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Qualquer disciplina que intente contemplar a finalidade, os objetivos e a avaliação propostos demanda, necessariamente, aulas teóricas e práticas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca dos teóricos da psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
Bruner postulou a idéia de inteligências múltiplas.
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro a elaboração e realização de políticas de educação ao microcosmo o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
Quaisquer tipos e modalidades de planejamento apresentam algumas funções: esboçar uma situação futura a partir de uma realidade; prever o que se deseja realizar; estabelecer os resultantes que se almeja alcançar e integrar cada uma das fases entre si.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.
Os currículos pautados nos princípios de Paulo Freire devem ter como eixo organizador as necessidades e as exigências da vida social.
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro a elaboração e realização de políticas de educação ao microcosmo o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de ensino apresenta três fases que se justapõem, do mais abrangente ao mais específico: plano de curso; plano de unidade; e plano de aula.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.
Para Emilia Ferreiro, a criança desenvolve conceitos sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita ao manter contato com práticas de leitura e de escrita.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro a elaboração e realização de políticas de educação ao microcosmo o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de ensino é a etapa na qual o educador confronta-se com sua competência técnica e com seu comprometimento político-social, porque, nessa fase, são traçados os objetivos que nortearão a construção do conhecimento; as atividades de cunho cognitivas, sóciorelacionais, afetivas e motoras a serem desenvolvidas; os mecanismos avaliativos; e, mediando todos esses passos, as relações entre o educador e o educando.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.
Paulo Freire criticava a educação progressista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...