Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante

processo de mudança;

objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.

avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Qualquer planejamento que pretenda afunilar objetivos amplos em comportamentos previamente definidos é um risco que pode levar o educador a pensar que somente esses objetivos podem ser ensinados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos teóricos da psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

Vygotsky criou o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ou potencial).

  • C. Certo
  • E. Errado

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante

processo de mudança;

objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.

avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Qualquer disciplina que intente contemplar a finalidade, os objetivos e a avaliação propostos demanda, necessariamente, aulas teóricas e práticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos teóricos da psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

Bruner postulou a idéia de inteligências múltiplas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

Quaisquer tipos e modalidades de planejamento apresentam algumas funções: esboçar uma situação futura a partir de uma realidade; prever o que se deseja realizar; estabelecer os resultantes que se almeja alcançar e integrar cada uma das fases entre si.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.

Os currículos pautados nos princípios de Paulo Freire devem ter como eixo organizador as necessidades e as exigências da vida social.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de ensino apresenta três fases que se justapõem, do mais abrangente ao mais específico: plano de curso; plano de unidade; e plano de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.

Para Emilia Ferreiro, a criança desenvolve conceitos sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita ao manter contato com práticas de leitura e de escrita.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de ensino é a etapa na qual o educador confronta-se com sua competência técnica e com seu comprometimento político-social, porque, nessa fase, são traçados os objetivos que nortearão a construção do conhecimento; as atividades de cunho cognitivas, sóciorelacionais, afetivas e motoras a serem desenvolvidas; os mecanismos avaliativos; e, mediando todos esses passos, as relações entre o educador e o educando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.

Paulo Freire criticava a educação progressista.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...