Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os seguintes itens, tendo como referência o modelo de conversão de conhecimento tácito em implícito de Nonaka e Takeuchi (1997).

O conhecimento tácito é automatizado e está ligado à atividade prática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.

Depreende-se do conteúdo do texto uma visão durkheimiana de educação, no qual o processo de educação não-formal civiliza o homem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias de aprendizagem.

Para Ausubel, a aprendizagem deve ser significativa — e não, mecânica, que ocorre de forma arbitrária —, sendo necessário o trabalho com organizadores prévios para que ela ocorra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que não apresenta uma função do planejamento de ensino.

  • A.

    Prever conteúdos, objetivos e métodos com base nas exigências postas pela realidade social.

  • B.

    Assegurar a racionalização, a organização e a coordenação do trabalho docente.

  • C.

    Apresentar as formas organizativas de ensino e seus métodos.

  • D.

    Controlar a aprendizagem por meio de verificação e qualificação dos resultados.

Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.

O texto apresenta determinada concepção filosófica de natureza, de homem, de sociedade e de educação: a holista-cristã, razão por que pode ser adotado apenas nas disciplinas das humanidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias de aprendizagem.

A organização hierárquica de um currículo com pré-requisitos é uma característica da teoria de Gagné, que é influenciada pelo behaviorismo e pelo cognitivismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.

O fenômeno da globalização poderia ser trabalhado, com o exemplo do texto em apreço, em conteúdos sobre as origens do processo de globalização, as conexões entre as esferas local e global, as mudanças sócio-político-ambientais ocorridas em virtude do contato intercultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias de aprendizagem.

Para Gardner, a possibilidade do desenvolvimento ótimo do perfil de cada estudante está fundamentada na visão universalista da mente humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.

Na educação básica, a interdisciplinaridade pode ser contemplada, nesse caso, congregando conhecimentos de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, filosofia, sociologia, história, geografia, biologia, matemática e física — por intermédio de situações problematizadoras — e mesmo química, mediante da análise de elementos poluentes e não-poluentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as bases psicológicas de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Na teoria de Ausubel, a instituição deve incentivar os estudantes durante o processo de aprendizagem, premiando com medalhas e visitas a instituições de atendimento a idosos, por exemplo, aqueles que tiverem notas/menções acima de 80% em todas as disciplinas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...