Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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O controle da aprendizagem passa pelo controle das ações dos alunos. O trabalho docente deve considerar a ajuda aos alunos na realização das tarefas. Nesse contexto, assinale a opção correta.

  • A.

    Na maioria das vezes, o mais importante é controlar as ações dos alunos. Alunos bem doutrinados têm maior facilidade para absorção de conhecimento.

  • B.

    O mais importante é a inexistência de regras, uma vez que as crianças são capazes de se organizar de acordo com seus hábitos individuais. Por isso, o papel primordial do professor deve ser o de fornecer conhecimentos científicos.

  • C.

    O controle das ações dos alunos não compete à escola e sim, aos pais. O papel da escola é repassar aos alunos os conhecimentos acumulados pela humanidade.

  • D.

    Dosar as ações de ajuda e controle constitui uma boa medida para que a aprendizagem aconteça com sucesso. Normas claras e explícitas contribuem para a manutenção de um bom clima de trabalho.

Assinale a opção correta acerca das concepções de organização e de gestão educacional.

  • A.

    A concepção técnico-científica acentua a divisão técnica do trabalho escolar e a concepção democrático-participativa, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.

  • B.

    A concepção autogestionária enfatiza o poder instituinte da instituição e a concepção técnico-científica, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.

  • C.

    A concepção democrático-participativa ressalta o poder instituinte da instituição e a concepção autogestionária, a divisão técnica do trabalho escolar.

  • D.

    A concepção autogestionária destaca a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão e a concepção técnico-científica, o poder instituinte da instituição.

Em relação à pedagogia liberal e à progressista, julgue os itens a seguir.

I Segundo a pedagogia liberal, a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

II A pedagogia progressista parte da análise crítica das realidades sociais e trabalha com as finalidades sociopolíticas da educação.

III A pedagogia liberal considera relevante a igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições.

IV A pedagogia progressista procura minimizar as diferenças de classes, dando ênfase ao aspecto cultural da sociedade.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

Acerca das diversas tendências pedagógicas, assinale a opção correta.

  • A.

    A pedagogia libertária tem como princípio instrumentalizar o indivíduo para a participação organizada e ativa na democratização da sociedade, por meio de conteúdos com forte significação humana e social.

  • B.

    A pedagogia progressista libertadora é caracterizada por considerar a realidade como mediadora do processo de aprendizagem, que é significativa apenas se for resultado de uma aproximação crítica dessa realidade.

  • C.

    A pedagogia liberal renovada progressivista afirma que o papel da escola é formar atitudes e mudar internamente o indivíduo. A educação é vista então como um ato interno.

  • D.

    A pedagogia liberal tecnicista valoriza a idéia de aprender fazendo, por meio de atividades experimentais, de pesquisa e de solução de problemas, garantindo, dessa forma, o controle do comportamento individual em relação a objetivos preestabelecidos.

Com relação a avaliação escolar, assinale a opção correta.

  • A.

    A concepção dialética da avaliação considera a avaliação escolar uma questão política e não, técnica.

  • B.

    A abordagem empiricista ressalta os aspectos subjetivos da avaliação escolar.

  • C.

    A teoria racionalista privilegia modelos avaliativos indutivos e calcados na experiência.

  • D.

    A corrente relativista procura adequar instrumentos avaliativos aos níveis de desenvolvimento cognitivo do educando.

Em determinado plano de curso, um professor propôs os seguintes objetivos para uma unidade específica: o aluno deveria explicar e demonstrar o significado das Leis I, II e III de Jones, bem como resolver problemas que exigiam a aplicação dessas três leis. Com relação à utilização desses objetivos no planejamento educacional, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A elaboração dos objetivos no plano de curso é adequada, porque o professor contemplou um objetivo para cada habilidade.

  • B.

    Os objetivos apresentados são específicos por conhecimento e, ao mesmo tempo, por habilidade.

  • C.

    Os objetivos propostos são relativos a atitudes.

  • D.

    O professor deve dividir a unidade a ser trabalhada em três subunidades e apresentar três objetivos diferentes, atividades específicas e técnicas avaliativas distintas, para atingir a aferição das habilidades de explicação, demonstração e resolução de problemas.

Assinale a opção correta em relação ao projeto político-pedagógico (PPP) em uma perspectiva emancipadora.

  • A.

    Em uma organização, o PPP delineia de forma coletiva a competência principal esperada pelo grupo de atores envolvidos naquele processo e, por ser elaborado e assumido coletivamente, oferece garantia de aperfeiçoamento permanente da qualidade esperada em um processo educativo.

  • B.

    Como o PPP é um processo em construção e seus resultados são gradativos e mediatos, fazem-se necessárias diretrizes de apoio, que devem ser elaboradas por terceiros, ou seja, por especialistas externos à organização.

  • C.

    Em uma organização democrática, na qual a participação é elemento fundante para a consecução dos fins assumidos pelo coletivo, torna-se irrelevante a postura de firmeza da equipe diretiva no sentido de encaminhar e viabilizar decisões, para que sejam efetivamente cumpridas por todos.

  • D.

    Na elaboração e na implementação do PPP, devem-se eliminar totalmente os conflitos organizacionais para não inviabilizar a organização em função de conflitos nas relações interpessoais.

No tocante ao atual processo de globalização, incluindo o de conhecimento, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A globalização é visível no processo de entrelaçamento da economia mundial por meio de mercados comuns ou de blocos econômicos, na deflagração da abertura econômica e competição internacional e na cadeia de produção.

  • B.

    A globalização é um processo permanente, pois é composta por uma gama de fatores econômicos, sociais, políticos e culturais que garantem o espírito de igualdade e desenvolvimento entre todos os povos.

  • C.

    Embora pareça contraditório, a globalização traz em seu bojo uma forte tendência de exclusão social, isto porque sua fundamentação é sustentada pela idéias capitalistas e neoliberais, o que pode provocar um fortalecimento dos mais poderosos.

  • D.

    O mundo atual apresenta um paradoxo entre as facilidades de acesso aos instrumentos de comunicação que viabilizam a interação e a socialização dos conhecimentos e a ignorância e pobreza, que assolam uma grande parte da humanidade.

Um plano de ensino deve incluir

  • A.

    referências, justificativas, conteúdos, objetivos específicos e gerais e metodologia.

  • B.

    justificativa, tema, objetivos específicos e gerais, problema, hipóteses, metodologias e referências.

  • C.

    caracterização, objetivos educacionais, diretrizes gerais, bases teórico-metodológicas.

  • D.

    objetivos específicos, conteúdo, metodologia, número de aulas.

Acerca das teorias de aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A.

    O cognitivismo como teoria da aprendizagem de David Ausubel ancora-se, fundamentalmente, no princípio da aprendizagem significativa.

  • B.

    Karl Rogers é o principal teórico da vertente behaviorista da aprendizagem, que se baseia na teoria do reforço.

  • C.

    Skinner agregou às proposições de Piaget sobre o construtivismo a idéia, denominada sociointeracionismo, de que é o próprio processo de aprendizagem que promove o desenvolvimento de estruturas mentais superiores.

  • D.

    A teoria humanística da aprendizagem, cujo principal representante é Vigostky, tem como, foco o aluno, que possui liberdade para aprender.

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