Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.
Na perspectiva japonesa, a gestão do conhecimento apresenta quatro dimensões: conteúdo, cultura, processo e infra-estrutura.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.
A liderança carismática funda-se no carisma, característica que é herdada ou aprendida pelo líder.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a relação existente entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino, assinale a opção correta.
Sob qualquer hipótese, o método não pode ser convertido em conteúdo ou o objetivo, em uma ação pedagógica.
O conteúdo determina o método, pelo fato de ser a base informativa correta para atingir os objetivos.
Os objetivos expressam apenas a antecipação dos propósitos do educador e a conotação pedagógica dos conteúdos.
Uma vez definidos objetivos e conteúdos, os métodos se apresentam apenas como complemento para a execução da ação pedagógica.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.
Segundo Max Weber, existem três tipos de liderança ou de dominação: a patrimonial, a carismática e a racional-legal.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Um plano de ensino deve incluir
referências, justificativas, conteúdos, objetivos específicos e gerais e metodologia.
justificativa, tema, objetivos específicos e gerais, problema, hipóteses, metodologias e referências.
caracterização, objetivos educacionais, diretrizes gerais, bases teórico-metodológicas.
objetivos específicos, conteúdo, metodologia, número de aulas.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A gestão democrático-participativa prevê a articulação das relações humanas na interação de pessoas com diferentes cargos que compartilham objetivos comuns, tomando decisões de forma pública, participativa e solidária. Para assegurar tais práticas, as competências do pedagogo incluem o(a)
I formação de uma boa equipe de trabalho.
II construção de uma comunidade democrática de aprendizagem.
III promoção de ações de desenvolvimento profissional.
IV envolvimento dos alunos e dos pais na solução de problemas e na proposição de decisões.
V fortalecimento de formas de divulgação e de difusão das informações.
A quantidade de itens certos é igual a
A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.
As atividades de integração grupal propiciam o desenvolvimento da flexibilidade, da liderança, da capacidade argumentativa e da habilidade de realização de sínteses.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta a respeito das formas de conversão do conhecimento nas organizações.
A externalização repassa conhecimentos tácitos por meio de experiências entre pessoas.
A internalização converte conhecimento tácito em explícito, gerando o chamado conhecimento conceitual.
A socialização converte conhecimento explícito em tácito por meio da prática, gerando conhecimento operacional.
A combinação converte conhecimentos explícitos individuais em conhecimento explícito da organização.
A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.
Brainstorming é a técnica grupal de debate livre adequada ao desenvolvimento de um tema.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Relativamente aos níveis de planejamento nas organizações, assinale a opção incorreta.
O nível estratégico está voltado para a definição da missão e do futuro de toda a organização e é mais flexível que os níveis tático e operacional.
No nível tático, que está diretamente relacionado às principais divisões e funções da organização, definem-se os objetivos da organização.
As atividades, os recursos e as formas de controle da organização são definidas no nível operacional, que apresenta os menores riscos em função de ser realizado em curto prazo.
Os níveis tático e operacional vinculam-se às atividades meio, já o nível estratégico, às atividades fim, principalmente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...