Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

Com o auxílio dos textos acima, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos das práticas escolares e docentes.

Segundo a corrente progressivista da Pedagogia Renovada, o professor deve conduzir o aluno a condições propícias para que este, a partir de suas próprias necessidades e do estímulo de seus interesses, busque, por si mesmo, conhecimentos e experiências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das formas de desenvolver a educação popular, julgue os itens seguintes.

No processo de ensino-aprendizagem, o educador deve partir sempre de um contexto teórico fornecido pela coordenação do sistema educacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cidadania deve ser entendida como a capacidade do indivíduo de compreender o caráter histórico de sua realidade, explicá-la e agir sobre ela de forma consciente e autônoma, de modo a garantir a produção de sua vida de forma digna, bem como o acesso às demais práticas sociais. Nesse contexto, julgue os seguintes itens.

É correto afirmar que a função social da escola deve ser ultrapassar os requisitos da formação de alunos estritamente voltada para o mercado de trabalho e propiciar a formação de um homem capaz de exercer plenamente a sua cidadania.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com o auxílio dos textos acima, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos das práticas escolares e docentes.

A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos atribui importância destacada à didática, a qual possui como objeto de estudo o processo de ensino nas suas relações e ligações com a aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das formas de desenvolver a educação popular, julgue os itens seguintes.

O diálogo tem o objetivo de fazer que o educador repasse ao educando o conteúdo acumulado no decorrer dos tempos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para mim, a função da escola por excelência é ensinar. Mas nem todos os adolescentes gostam da escola. Vejo que ela é necessária principalmente quando se trata de alunos pobres... Freqüentam-na porque os pais os obrigam. Mesmo assim, fazem dela um ponto de encontro com os colegas. Os pais, por sua vez, demonstram muito interesse na formação escolar de seus filhos, pois participam de todos os eventos da escola.

Considerando o relato acima, feito por uma professora, julgue os itens a seguir, relativos a família, educação e integração social.

Os indivíduos, na adolescência, valorizam de forma extrema o convívio com a família, o que leva a relação de afeto a ocupar posição central em suas vivências juvenis: essa convivência se torna o espaço onde eles buscam respostas para suas questões.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com o auxílio dos textos acima, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos das práticas escolares e docentes.

denominada educação bancária é uma das propostas da Pedagogia Libertadora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das formas de desenvolver a educação popular, julgue os itens seguintes.

A condução de debates acerca de temas escolhidos pelo grupo deve privilegiar técnicas visuais, como escrever as opiniões dos participantes em quadro ou cartazes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para mim, a função da escola por excelência é ensinar. Mas nem todos os adolescentes gostam da escola. Vejo que ela é necessária principalmente quando se trata de alunos pobres... Freqüentam-na porque os pais os obrigam. Mesmo assim, fazem dela um ponto de encontro com os colegas. Os pais, por sua vez, demonstram muito interesse na formação escolar de seus filhos, pois participam de todos os eventos da escola.

Considerando o relato acima, feito por uma professora, julgue os itens a seguir, relativos a família, educação e integração social.

O adolescente, independentemente de classe social, constrói sua identidade individual e grupal (“Quem sou eu?”), identificando-se com o esporte, a escola, a música. Esses processos, em momento nenhum interferem na organização dos projetos de vida desse adolescente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a progressiva perda de conteúdo do trabalho, que se torna cada vez mais abstrato devido à crescente incorporação de ciência e tecnologia ao processo produtivo, a demanda por formação intelectual passa a ser requerida para o conjunto dos postos transformados pela reestruturação produtiva. Ao mesmo tempo, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho passam a exigir uma nova relação com o conhecimento para que se possa viver em sociedade, o que, para a grande maioria da população, só pode ocorrer por meio da escola. Evidencia-se, assim, a necessidade de apropriação, pelos que vivem do trabalho, de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos, com particular destaque para as formas de comunicação e de organização e gestão dos processos sociais e produtivos.

Tomando por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A escola assume posição central ao possibilitar o desenvolvimento de uma nova relação do trabalhador com o conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...