Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Suponha que uma organização tenha firmado alguns convênios com centros de capacitação e atualização profissional, de forma que não compete mais ao setor de treinamento e desenvolvimento o planejamento instrucional das ações educacionais. Apesar disso, o setor especificado pode adotar uma série de medidas preventivas para que os investimentos em treinamento e desenvolvimento não sejam desperdiçados. Com relação às responsabilidades dos centros conveniados e do setor de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens subseqüentes.
Os relatórios de avaliação de treinamento e desenvolvimento devem ser devolvidos somente aos centros conveniados, a fim de que estes revisem, caso necessário, os programas educacionais implementados.
Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.
Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.
O fracasso escolar dos alunos, na maioria das escolas brasileiras, é resultado de um sistema de educação gerador de obstáculos à realização dos objetivos educacionais no que diz respeito às classes desfavorecidas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Suponha que uma organização tenha firmado alguns convênios com centros de capacitação e atualização profissional, de forma que não compete mais ao setor de treinamento e desenvolvimento o planejamento instrucional das ações educacionais. Apesar disso, o setor especificado pode adotar uma série de medidas preventivas para que os investimentos em treinamento e desenvolvimento não sejam desperdiçados. Com relação às responsabilidades dos centros conveniados e do setor de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens subseqüentes.
O setor de treinamento e desenvolvimento deve apenas acompanhar a realização, pelas firmas conveniadas, das avaliações dos resultados das ações educacionais.
Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.
Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.
A separação dos alunos feita pela professora é pertinente, pois, de acordo com a teoria socioconstrutivista, cada aluno possui um nível específico de desenvolvimento. Segundo essa teoria, em casos como esses, o professor deve organizar os alunos de forma que os mais adiantados trabalhem com aqueles de mesmo nível, ou seja, separados dos que apresentam mais dificuldades. Afinal, não existe turma de alunos homogênea em nenhuma modalidade de ensino.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Suponha que uma organização tenha firmado alguns convênios com centros de capacitação e atualização profissional, de forma que não compete mais ao setor de treinamento e desenvolvimento o planejamento instrucional das ações educacionais. Apesar disso, o setor especificado pode adotar uma série de medidas preventivas para que os investimentos em treinamento e desenvolvimento não sejam desperdiçados. Com relação às responsabilidades dos centros conveniados e do setor de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens subseqüentes.
O setor de treinamento e desenvolvimento deve contribuir para que as barreiras organizacionais enfrentadas pelos centros conveniados sejam minimizadas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.
Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.
A atitude da professora transfere para o plano individual (o aluno) a culpa pelo fracasso escolar.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Suponha que uma organização tenha firmado alguns convênios com centros de capacitação e atualização profissional, de forma que não compete mais ao setor de treinamento e desenvolvimento o planejamento instrucional das ações educacionais. Apesar disso, o setor especificado pode adotar uma série de medidas preventivas para que os investimentos em treinamento e desenvolvimento não sejam desperdiçados. Com relação às responsabilidades dos centros conveniados e do setor de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens subseqüentes.
A avaliação de aprendizagem pode ser usada pelo setor de treinamento e desenvolvimento como forma de acompanhar a prestação dos serviços pelos centros conveniados.
Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.
Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.
A atitude da professora ao separar os alunos na classe foi adequada, pois ela está preocupada em não prejudicar os que têm condições de seguir para a 2.ª série.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Suponha que uma organização tenha firmado alguns convênios com centros de capacitação e atualização profissional, de forma que não compete mais ao setor de treinamento e desenvolvimento o planejamento instrucional das ações educacionais. Apesar disso, o setor especificado pode adotar uma série de medidas preventivas para que os investimentos em treinamento e desenvolvimento não sejam desperdiçados. Com relação às responsabilidades dos centros conveniados e do setor de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens subseqüentes.
É de total responsabilidade dos centros conveniados identificar na organização as clientelas que participarão dos programas de treinamento ofertados.
Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.
Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.
Como os alunos são da mesma origem socioeconômica, a divisão da turma em grupos de alunos fortes e de alunos fracos não caracteriza discriminação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...