Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com o auxílio dos textos acima, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos das práticas escolares e docentes.
Na abordagem sociológica progressista do conflito, enfatizam-se os valores comuns e a cooperação entre professores e alunos, situando-se a escola como elemento de integração e continuidade entre gerações.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das formas de desenvolver a educação popular, julgue os itens seguintes.
A coordenação de um grupo deve atuar com espírito de autoridade.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Para mim, a função da escola por excelência é ensinar. Mas nem todos os adolescentes gostam da escola. Vejo que ela é necessária principalmente quando se trata de alunos pobres... Freqüentam-na porque os pais os obrigam. Mesmo assim, fazem dela um ponto de encontro com os colegas. Os pais, por sua vez, demonstram muito interesse na formação escolar de seus filhos, pois participam de todos os eventos da escola.
Considerando o relato acima, feito por uma professora, julgue os itens a seguir, relativos a família, educação e integração social.
As famílias obrigam seus filhos a freqüentar a escola porque sabem que, sem acesso aos saberes legitimados socialmente, eles terão mais dificuldades na vida.
Com a progressiva perda de conteúdo do trabalho, que se torna cada vez mais abstrato devido à crescente incorporação de ciência e tecnologia ao processo produtivo, a demanda por formação intelectual passa a ser requerida para o conjunto dos postos transformados pela reestruturação produtiva. Ao mesmo tempo, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho passam a exigir uma nova relação com o conhecimento para que se possa viver em sociedade, o que, para a grande maioria da população, só pode ocorrer por meio da escola. Evidencia-se, assim, a necessidade de apropriação, pelos que vivem do trabalho, de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos, com particular destaque para as formas de comunicação e de organização e gestão dos processos sociais e produtivos.
Tomando por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Pode-se afirmar que, frente às marcantes transformações da ciência e da tecnologia, o trabalho requer nível de especialização no processo de formação profissional.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com o auxílio dos textos acima, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos das práticas escolares e docentes.
Nos estudos sociológicos da educação, a partir de 1960, o paradigma do consenso foi substituído pelo paradigma do conflito.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito da infância, adolescência e envelhecimento e acerca de características e contextos culturais, julgue os itens que se seguem.
O Brasil, apesar de suas diversas formas de manifestar a expressão, a arte, a língua, a cultura, a violência e a pobreza, vem forjando a formação de adolescentes com características e vivências muito semelhantes em todos os cantos do país.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , em alguns de seus artigos, reforça as questões da gestão participativa e da autonomia. Na área de jovens e adultos, a participação de todos os agentes organizacionais é ainda mais urgente. A vivência, a cultura, as práticas e as relações sociais fazem do colaborador, jovem ou adulto, um aliado da organização em todos os processos. Em relação à educação de jovens e adultos nas organizações de trabalho, julgue os itens a seguir.
É necessária a criação de uma cultura que privilegie o entendimento e a negociação, atingindo o consenso no que diz respeito a normas, valores, objetivos, padrões disciplinares etc.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito da infância, adolescência e envelhecimento e acerca de características e contextos culturais, julgue os itens que se seguem.
As atividades de lazer são fundamentais para os adolescentes. Enquanto se divertem com os amigos e seus pares, trocam informações e reelaboram sua leitura de mundo. Por isso, em todas as épocas, os adolescentes, independentemente de classe social, dispensam o tempo máximo a essas atividades.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , em alguns de seus artigos, reforça as questões da gestão participativa e da autonomia. Na área de jovens e adultos, a participação de todos os agentes organizacionais é ainda mais urgente. A vivência, a cultura, as práticas e as relações sociais fazem do colaborador, jovem ou adulto, um aliado da organização em todos os processos. Em relação à educação de jovens e adultos nas organizações de trabalho, julgue os itens a seguir.
Os padrões de desempenho, definidos de forma independente pelos planejadores pedagógicos, devem ser claros, explícitos e adequados ao contexto organizacional.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito da infância, adolescência e envelhecimento e acerca de características e contextos culturais, julgue os itens que se seguem.
Nas últimas décadas, a velhice ganhou muita visibilidade no Brasil. Apareceu nas plataformas dos políticos, nos programas dos partidos, na mídia e nas revistas médicas. Esses programas e veículos de informação buscavam sensibilizar a população para o tratamento a que os idosos brasileiros estavam submetidos, independentemente da classe social em que se inseriam.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...