Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma professora de uma turma da 3.ª série propôs uma atividade externa à escola. Três alunos sugeriram uma visita a um museu. Todos concordaram. Então, passaram a uma nova etapa: começaram a organizar a atividade. As crianças foram falando o que precisavam fazer para organizá-la e a professora foi listando os itens na lousa: a definição da data, as informações sobre o horário de visita ao museu, o transporte para o deslocamento, o melhor trajeto do ônibus, o comunicado aos pais, o lanche, o roteiro da visita e a forma de registro. Entre uma fala e outra, o grupo ia aprovando algumas decisões e modificando outras.

Diante da situação descrita e considerando o planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.

A organização de atividades extra classe compartilhada entre professor e alunos é uma prática pedagógica valorizada pela escola tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a evolução das relações de trabalho, em decorrência de pressões sociais e da sofisticação dos ambientes organizacionais, uma nova postura da área de recursos humanos fez-se necessária. Acerca da gestão estratégica de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

A gestão estratégica de recursos humanos explicitamente reconhece os impactos ambientais sobre o contexto organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.

Os objetivos de aprendizagem ou resultados de aprendizagem têm sido classificados de acordo com três domínios: o cognitivo, o psicomotor e o afetivo (ou atitudinal).

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, pertinentes às bases psicológicas da aprendizagem.

Historicamente, os educadores vêm percebendo que a aprendizagem do aluno, em determinado momento da escolaridade, depende das possibilidades delineadas e das formas de pensamento que eles dispõem naquela fase de desenvolvimento, sem levar em conta as experiências anteriores e a prática educativa que está sendo por eles vivenciada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a evolução das relações de trabalho, em decorrência de pressões sociais e da sofisticação dos ambientes organizacionais, uma nova postura da área de recursos humanos fez-se necessária. Acerca da gestão estratégica de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

As políticas de recursos humanos são orientadas para a obtenção de objetivos estratégicos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.

Objetivos instrucionais cognitivos enfatizam resultados de aprendizagem expressos em termos de interesses, atitudes, valores, disposições ou tendências emocionais. Um exemplo de objetivo de ensino desse domínio é tratar indistintamente bem pessoas com diferentes características individuais, em situação de atendimento ao público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, pertinentes às bases psicológicas da aprendizagem.

As teorias sociointeracionistas afirmam que a ausência de erros nos trabalhos executados pelos alunos é uma manifestação de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a evolução das relações de trabalho, em decorrência de pressões sociais e da sofisticação dos ambientes organizacionais, uma nova postura da área de recursos humanos fez-se necessária. Acerca da gestão estratégica de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

O reconhecimento dos colaboradores como principal ativo das organizações pouco impacta no desenvolvimento de políticas e práticas de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.

As taxonomias de objetivos educacionais (como as de Bloom e colaboradores) ou o sistema de classificação de resultados de aprendizagem (como o de Gagné) são ferramentas úteis que facilitam a elaboração de planos de ensino bem seqüenciados e a escolha de métodos e recursos de ensino adequados aos objetivos instrucionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, pertinentes às bases psicológicas da aprendizagem.

Para a teoria construtivista, o aluno aprende imitando os companheiros de classe e os adultos mais experientes, ou seja, os familiares, os professores e os membros da sua comunidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...