Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A diretora Maria Auxiliadora assumiu o cargo em uma escola pública de 1.ª a 4.ª série que atende alunos de classes desfavorecidas. Diante dos problemas encontrados na instituição, tais como falta de material didático-pedagógico, péssimas condições do espaço físico, falta de mobiliário adequado, carteiras quebradas e desmobilização da associação de pais e mestres, em seu discurso de posse, falou sobre a importância da integração da família na escola como parceira para a resolução de problemas. Em seguida, professores e funcionários foram convidados a discutir a implantação do planejamento participativo (todas fases) naquela escola, envolvendo os demais membros da comunidade escolar.

Com base na situação hipotética e considerando a concepção, a construção, o acompanhamento e a avaliação do planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

Para Maria Auxiliadora, a associação de pais e mestres pode ser parceira na construção do planejamento participativo daquela escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

A diretora Maria Auxiliadora assumiu o cargo em uma escola pública de 1.ª a 4.ª série que atende alunos de classes desfavorecidas. Diante dos problemas encontrados na instituição, tais como falta de material didático-pedagógico, péssimas condições do espaço físico, falta de mobiliário adequado, carteiras quebradas e desmobilização da associação de pais e mestres, em seu discurso de posse, falou sobre a importância da integração da família na escola como parceira para a resolução de problemas. Em seguida, professores e funcionários foram convidados a discutir a implantação do planejamento participativo (todas fases) naquela escola, envolvendo os demais membros da comunidade escolar.

Com base na situação hipotética e considerando a concepção, a construção, o acompanhamento e a avaliação do planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

Para efetivar o planejamento participativo eficiente e eficaz, Maria Auxiliadora transmitiu aos professores e funcionários a idéia de que é necessário a participação de toda a comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A diretora Maria Auxiliadora assumiu o cargo em uma escola pública de 1.ª a 4.ª série que atende alunos de classes desfavorecidas. Diante dos problemas encontrados na instituição, tais como falta de material didático-pedagógico, péssimas condições do espaço físico, falta de mobiliário adequado, carteiras quebradas e desmobilização da associação de pais e mestres, em seu discurso de posse, falou sobre a importância da integração da família na escola como parceira para a resolução de problemas. Em seguida, professores e funcionários foram convidados a discutir a implantação do planejamento participativo (todas fases) naquela escola, envolvendo os demais membros da comunidade escolar.

Com base na situação hipotética e considerando a concepção, a construção, o acompanhamento e a avaliação do planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

A diretora concebe o planejamento participativo como uma ação planejada e efetivada pela própria comunidade em função de suas necessidades e interesses de forma consciente, crítica, competente e responsável em suas decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes à concepção e aos princípios e eixos norteadores do projeto político-pedagógico da escola.

De acordo com os princípios orientadores dos PCN, o conjunto de decisões críticas a serem adotadas no projeto político-pedagógico privilegiará o coletivo e não segmentos da instituição. A participação deve expressar a contribuição dos vários setores e grupos no próprio envolvimento do processo, por meio de mecanismos de participação traçados no planejamento. Isso torna a comunidade comprometida com os propósitos a serem perseguidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes à concepção e aos princípios e eixos norteadores do projeto político-pedagógico da escola.

A construção do projeto político-pedagógico, para ser democrática, deve primar pela participação de todos os envolvidos, mas em nenhum momento deve eliminar a responsabilidade específica de cada segmento da escola. O conselho escolar deve auxiliar na construção da participação e da confiança dos demais membros da comunidade escolar; os professores devem propiciar a troca de seus saberes com os que não têm grande afinidade e os funcionários podem contribuir, explicitando os problemas, anseios e desafios que percebem no desenvolvimento das atividades de apoio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes à concepção e aos princípios e eixos norteadores do projeto político-pedagógico da escola.

Toda escola tem um projeto político-pedagógico implícito ou explícito, independentemente da concepção de educação que adote.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a concepção, importância, dimensões e níveis do processo de planejamento, julgue os itens subseqüentes.

Uma das funções do planejamento educacional é garantir a racionalização, a organização e a coordenação dos recursos, de modo que haja previsão da realização das ações, evitando-se a improvisação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a concepção, importância, dimensões e níveis do processo de planejamento, julgue os itens subseqüentes.

O planejamento da educação como processo pressupõe etapas básicas. Uma delas é a avaliação. Essa etapa não pode ser considerada como o momento final. Ela deve acompanhar todo o processo de implantação do planejamento. Deve, ainda, ser concebida como um momento de encontro entre as propostas, objetivos, decisões tomadas e resultados obtidos em cada etapa do plano.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a concepção, importância, dimensões e níveis do processo de planejamento, julgue os itens subseqüentes.

Com base nas diretrizes metodológicas da pedagogia liberal renovada, os sujeitos do processo de planejamento escolar serão todas as pessoas do sistema e do subsistema educacionais envolvidas direta ou indiretamente com o processo, em seus respectivos setores e segmentos, por meio da elaboração de programas e projetos específicos em cada nível de participação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a concepção, importância, dimensões e níveis do processo de planejamento, julgue os itens subseqüentes.

O ato de planejar é um ato eminentemente político, pois resgata ou nega o direito de participação dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Ele é, também, fundamentalmente pedagógico, pois as pessoas, enquanto opinam, propõem e decidem, aprendem a tomar decisões coletivamente, como sujeitos reais e concretos e não como indivíduos isolados.

  • C. Certo
  • E. Errado
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