Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com a evolução das relações de trabalho, em decorrência de pressões sociais e da sofisticação dos ambientes organizacionais, uma nova postura da área de recursos humanos fez-se necessária. Acerca da gestão estratégica de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.
A promoção do alinhamento entre objetivos individuais e organizacionais é um dos principais objetivos da gestão estratégica de recursos humanos.
O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.
Segundo a abordagem instrucional, um plano de ensino adequado deverá incluir os seguintes eventos instrucionais: criar expectativas de sucesso ou de confirmação de desempenho, dirigir a atenção do aprendiz para os estímulos de ensino, informar os objetivos de ensino ao aprendiz, provocar a lembrança de conhecimentos pré-requisitos, apresentar materiais de estímulo, prover orientações de aprendizagem, ampliar o contexto da aprendizagem por meio de situações e novos exemplos, programar ocasiões de prática, provocar o desempenho descrito nos objetivos de ensino e prover retroalimentação para confirmar ou corrigir desempenhos dos aprendizes.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma professora de 2.ª série, após dois meses de trabalho, chamou a atenção dos alunos para os erros que eles estavam cometendo em seus trabalhos em sala de aula. Segundo a professora, essa conversa não produziu mudanças positivas; ao contrário, os alunos pareciam piores. Com isso, ela procurou a coordenadora pedagógica da escola para discutir algumas dificuldades que estava percebendo em sua turma: os alunos não prestavam atenção nas explicações, não conseguiam ler com entonação, não faziam a pontuação correta na leitura tampouco nos textos escritos, trocavam letras e não sabiam fazer as operações simples de adição e subtração. A coordenadora pedagógica logo deu algumas explicações: se os alunos não prestam atenção é porque não lêem, não escrevem e não estudam a tabuada em casa e os pais não se responsabilizam pelas atividades escolares dos filhos. A coordenadora propôs fazer uma reunião com os pais, a fim de solicitar que eles assumissem melhor o acompanhamento dos filhos. Os pais foram chamados à escola para ouvir a avaliação da professora e da coordenadora.
Diante da situação hipotética e considerando a relação professoraluno, julgue os itens a seguir.
O diálogo estabelecido entre a coordenadora pedagógica e a professora pode ser entendido como uma das formas para melhorar a relação entre a professora e os alunos.
A criação de condições propícias à aprendizagem compreende a escolha de modos de entrega da instrução, dos recursos ou meios de ensino, do planejamento e da aplicação de estratégias instrucionais adequadas à natureza dos objetivos de ensino. Acerca de recursos e métodos de ensino, julgue os itens a seguir.
A efetividade do planejamento de ensino depende da articulação adequada de condições internas (características do aprendiz) e de condições externas à aprendizagem. Entre as condições externas criadas por treinamentos para facilitar e induzir a aprendizagem estão os métodos, as técnicas, as abordagens, as estratégias, os meios e os recursos de ensino.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma professora de 2.ª série, após dois meses de trabalho, chamou a atenção dos alunos para os erros que eles estavam cometendo em seus trabalhos em sala de aula. Segundo a professora, essa conversa não produziu mudanças positivas; ao contrário, os alunos pareciam piores. Com isso, ela procurou a coordenadora pedagógica da escola para discutir algumas dificuldades que estava percebendo em sua turma: os alunos não prestavam atenção nas explicações, não conseguiam ler com entonação, não faziam a pontuação correta na leitura tampouco nos textos escritos, trocavam letras e não sabiam fazer as operações simples de adição e subtração. A coordenadora pedagógica logo deu algumas explicações: se os alunos não prestam atenção é porque não lêem, não escrevem e não estudam a tabuada em casa e os pais não se responsabilizam pelas atividades escolares dos filhos. A coordenadora propôs fazer uma reunião com os pais, a fim de solicitar que eles assumissem melhor o acompanhamento dos filhos. Os pais foram chamados à escola para ouvir a avaliação da professora e da coordenadora.
Diante da situação hipotética e considerando a relação professoraluno, julgue os itens a seguir.
A professora, quando conversou com os alunos, conseguiu vê-los como sujeitos capazes de superar as dificuldades apresentadas, o que contribuiu significativamente para melhorar a relação professor-aluno.
A criação de condições propícias à aprendizagem compreende a escolha de modos de entrega da instrução, dos recursos ou meios de ensino, do planejamento e da aplicação de estratégias instrucionais adequadas à natureza dos objetivos de ensino. Acerca de recursos e métodos de ensino, julgue os itens a seguir.
A escolha dos meios instrucionais deve ser realizada de acordo com a natureza dos objetivos de ensino. Assim, objetivos que exigem a manipulação de objetos reais pelo aprendiz requerem que esses objetos façam parte dos meios de ensino e estejam incorporados às estratégias instrucionais. Quando isso não for possível, o planejador instrucional deverá buscar situações de simulação que aproximem o aprendiz tanto quanto possível da realidade com que ele terá que se defrontar durante e após a instrução.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma professora de 2.ª série, após dois meses de trabalho, chamou a atenção dos alunos para os erros que eles estavam cometendo em seus trabalhos em sala de aula. Segundo a professora, essa conversa não produziu mudanças positivas; ao contrário, os alunos pareciam piores. Com isso, ela procurou a coordenadora pedagógica da escola para discutir algumas dificuldades que estava percebendo em sua turma: os alunos não prestavam atenção nas explicações, não conseguiam ler com entonação, não faziam a pontuação correta na leitura tampouco nos textos escritos, trocavam letras e não sabiam fazer as operações simples de adição e subtração. A coordenadora pedagógica logo deu algumas explicações: se os alunos não prestam atenção é porque não lêem, não escrevem e não estudam a tabuada em casa e os pais não se responsabilizam pelas atividades escolares dos filhos. A coordenadora propôs fazer uma reunião com os pais, a fim de solicitar que eles assumissem melhor o acompanhamento dos filhos. Os pais foram chamados à escola para ouvir a avaliação da professora e da coordenadora.
Diante da situação hipotética e considerando a relação professoraluno, julgue os itens a seguir.
Com base na situação hipotética e nos princípios norteadores das teorias construtivistas, a professora está construindo uma relação bastante positiva com os alunos, pois aponta os erros para que os pais possam ajudá-los.
A criação de condições propícias à aprendizagem compreende a escolha de modos de entrega da instrução, dos recursos ou meios de ensino, do planejamento e da aplicação de estratégias instrucionais adequadas à natureza dos objetivos de ensino. Acerca de recursos e métodos de ensino, julgue os itens a seguir.
O uso de novas tecnologias da informação e da comunicação em treinamentos e em programas de educação e qualificação profissional a distância pode aumentar a interatividade da interface homem-computador e otimizar os processos de aprendizagem, de avaliação da aprendizagem e de acompanhamento dos hábitos de estudo dos aprendizes.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a psicologia genética, a aprendizagem escolar é resultado de um complexo e intricado processo de intervenção pedagógica do professor em sala de aula.
A criação de condições propícias à aprendizagem compreende a escolha de modos de entrega da instrução, dos recursos ou meios de ensino, do planejamento e da aplicação de estratégias instrucionais adequadas à natureza dos objetivos de ensino. Acerca de recursos e métodos de ensino, julgue os itens a seguir.
Treinamentos a distância permitem que uma grande quantidade de pessoas que dispõem de pouco tempo para estudo e se encontram dispersas geograficamente tenham acesso ao ensino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...