Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação à comunidade escolar e ao contexto institucional e sociocultural da escola, julgue os seguintes itens.
Atividades extraclasse, como debates, palestras e cursos de interesses dos estudantes jovens e adultos, contribuem para a formação pessoal, pois a construção da identidade pessoal caracteriza-se, por um lado, pela diferenciação individual e, por outro, pela construção de padrões de identidade coletiva.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação à comunidade escolar e ao contexto institucional e sociocultural da escola, julgue os seguintes itens.
A falta de reconhecimento da diversidade cultural dos alunos pode acarretar intervenções equivocadas por parte da equipe escolar, uma vez que toda e qualquer situação que não esteja dentro de um padrão previsto seja tratada como um problema do aluno e não como um desafio para a escola.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação à comunidade escolar e ao contexto institucional e sociocultural da escola, julgue os seguintes itens.
O conhecimento escolar, na concepção construtivista, se tornará significativo para as classes desfavorecidas, quando a escola conseguir fazer a relação entre o saber sistematizado com o conhecimento que o aluno traz para a escola.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere à função sociocultural da escola, julgue os itens que se seguem.
A escola, para exercer sua função sociocultural, deve refletir sobre a atuação de seus membros e levá-los a assumir a responsabilidade pela aprendizagem de todos os alunos, de acordo com suas atribuições.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere à função sociocultural da escola, julgue os itens que se seguem.
Com o processo de globalização, as transformações científicas e a discussão ético-valorativa, a escola é demandada a instrumentalizar jovens e adultos para participar da cultura, bem como das relações sociais e políticas da sociedade.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere à função sociocultural da escola, julgue os itens que se seguem.
Do ponto de vista legal, a escola, instituição social com objetivos explicitamente educacionais, deve criar estratégias metodológicas para promover a socialização, obrigatoriamente, somente entre os alunos da educação infantil, uma vez que, nessa faixa etária, eles são egocêntricos por natureza.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A equipe de uma escola da rede pública de 5.ª a 8.ª série idealizou um projeto de informática para atender os jovens e adolescentes com baixo poder aquisitivo, uma vez que eles não possuem computador e atualmente é uma exigência do mercado de trabalho ter conhecimento em informática. Quando elaborou o projeto, a equipe convidou os estudantes para discutir o projeto. Os estudantes ficaram bastante motivados. Diante do interesse, a equipe escolar iniciou as ações para a implantação do projeto. Os membros da equipe entraram em contato com diversos órgãos para solicitar apoio financeiro. A Secretaria de Educação informou que não poderia financiar, pois o projeto não tinha sido previsto anteriormente. Nesse caso, os alunos tiveram de procurar outras alternativas. As instituições comunitárias, de certa forma, não negaram a importância do projeto, mas responderam que não tinham condições de fornecer qualquer ajuda. Desanimada, a equipe escolar adiou a execução do projeto por prazo indeterminado. Os alunos buscaram outras tentativas de financiamento, mas a equipe se recusou.
Diante da situação hipotética e considerando o papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar, julgue os itens a seguir.
As posições da Secretaria de Educação e das instituições comunitárias em nenhum momento influenciaram a decisão da equipe escolar em adiar a execução do projeto.
A equipe de uma escola da rede pública de 5.ª a 8.ª série idealizou um projeto de informática para atender os jovens e adolescentes com baixo poder aquisitivo, uma vez que eles não possuem computador e atualmente é uma exigência do mercado de trabalho ter conhecimento em informática. Quando elaborou o projeto, a equipe convidou os estudantes para discutir o projeto. Os estudantes ficaram bastante motivados. Diante do interesse, a equipe escolar iniciou as ações para a implantação do projeto. Os membros da equipe entraram em contato com diversos órgãos para solicitar apoio financeiro. A Secretaria de Educação informou que não poderia financiar, pois o projeto não tinha sido previsto anteriormente. Nesse caso, os alunos tiveram de procurar outras alternativas. As instituições comunitárias, de certa forma, não negaram a importância do projeto, mas responderam que não tinham condições de fornecer qualquer ajuda. Desanimada, a equipe escolar adiou a execução do projeto por prazo indeterminado. Os alunos buscaram outras tentativas de financiamento, mas a equipe se recusou.
Diante da situação hipotética e considerando o papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar, julgue os itens a seguir.
Os objetivos do ensino fundamental não estão voltados para o acesso à tecnologia. Portanto, o projeto não deveria ter sido organizado naquela escola.
A equipe de uma escola da rede pública de 5.ª a 8.ª série idealizou um projeto de informática para atender os jovens e adolescentes com baixo poder aquisitivo, uma vez que eles não possuem computador e atualmente é uma exigência do mercado de trabalho ter conhecimento em informática. Quando elaborou o projeto, a equipe convidou os estudantes para discutir o projeto. Os estudantes ficaram bastante motivados. Diante do interesse, a equipe escolar iniciou as ações para a implantação do projeto. Os membros da equipe entraram em contato com diversos órgãos para solicitar apoio financeiro. A Secretaria de Educação informou que não poderia financiar, pois o projeto não tinha sido previsto anteriormente. Nesse caso, os alunos tiveram de procurar outras alternativas. As instituições comunitárias, de certa forma, não negaram a importância do projeto, mas responderam que não tinham condições de fornecer qualquer ajuda. Desanimada, a equipe escolar adiou a execução do projeto por prazo indeterminado. Os alunos buscaram outras tentativas de financiamento, mas a equipe se recusou.
Diante da situação hipotética e considerando o papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar, julgue os itens a seguir.
Ao elaborar o projeto de informática, a equipe escolar propõe algo que ainda não existe na escola, mas é uma possibilidade real, da qual ela pode ir se aproximando gradativamente. Tal iniciativa supõe um posicionamento político, uma forma de organizar a convivência social e um posicionamento pedagógico que caracterizam as instituições escolares em uma perspectiva de fazer com que o possível e o desejável se tornem realidade.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência à pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e do aprender, julgue os seguintes itens.
A pesquisa participante na educação pode ser entendida como descrições dos fenômenos educativos, supondo que tais descrições possam auxiliar os profissionais envolvidos a melhorar a qualidade do ensino e a formação para o exercício da cidadania.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...