Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. Os movimentos populares fortaleceram a educação popular, contrapondo-os às instituições estatais e escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto 5A4AAA como referência inicial, assinale a opção correta.

  • A. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, devem-se considerar as práticas sociais e experiências diversas quando da organização das práticas de linguagem.
  • B. Os contos de fadas possuem caráter meramente abstrato, por trabalhar com conceitos não sociais.
  • C. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, o componente língua portuguesa desvincula-se da atuação social e passa a dar ênfase à prosa literária, como forma de preservar textos clássicos.
  • D. Infere-se do texto que o objetivo de levar um clássico da literatura infantil para casa se resume a mostrar aos pais dos alunos a importância da atividade em família.
  • E. Depreende-se do texto que, na educação infantil, os textos literários são mais importantes que outros tipos de textos.

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. As pedagogias contra-hegemônicas cultivavam ideias homogêneas de fundamentação marxista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da educação de jovens e adultos (EJA), julgue os itens subsequentes. Paulo Freire, pedagogo pernambucano, foi o maior expoente brasileiro na luta pela educação de adultos. Seu método, que serve de guia para a formação dos educadores desse segmento social, recomenda o uso de temas geradores, que são assuntos do cotidiano dos educandos, para acender nos alunos outras formas de pensar, fazer e agir.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da educação de jovens e adultos (EJA), julgue os itens subsequentes. Os componentes curriculares de letramento e alfabetização linguística e alfabetização matemática fazem parte do conteúdo do livro didático da modalidade EJA.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do currículo da escola, julgue os itens subsecutivos. A educação escolarizada é condicionada por processos e sistemas que a delimitam e regulam. O currículo é um desses sistemas e se configura como elemento de ordenação social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do currículo da escola, julgue os itens subsecutivos. Conteúdos, códigos e práticas são elementos essenciais da estrutura do currículo, sendo os códigos oriundos das concepções epistemológicas e opções políticas que embasam o currículo da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do currículo da escola, julgue os itens subsecutivos. Na elaboração do currículo escolar, deve-se priorizar os conteúdos de ensino no intuito de atender às necessidades de formação dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do currículo da escola, julgue os itens subsecutivos. Entre as várias formas de organização do currículo, o currículo articulado é aquele cuja organização pretende exercer controle sobre a prática do ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento e à avaliação, julgue os itens seguintes. Modelo piramidal e rede de tópicos são elementos da organização dos conteúdos de ensino: o primeiro permite selecionar componentes diversos em torno de um projeto concreto; o segundo tem, na estrutura curricular, uma base comum para todos os alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...