Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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No desenvolvimento emocional e social, existem funções biológicas que podem ser educadas e outras que não se podem educar ou modificar. As funções não passíveis de educação são os

    A) instintos.

    B) desejos.

    C) reflexos.

    D) pensamentos.

    E) comportamentos.

O Estatuto da Criança e do Adolescente reconhece o grupo familiar formado por pais, filhos e demais parentes próximos como família

    A) extensa ou ampliada.

    B) natural.

    C) adotiva.

    D) nuclear.

    E) substituta.

Situações em que as crianças precisam escolher entre brincar ou estudar, tomar sorvete ou jantar a refeição preparada pelos pais, são conflitantes e requerem um nível de amadurecimento que demonstra a adaptação da criança ao ambiente social. Nessas situações, está em evidência a área do desenvolvimento

    A) motor.

    B) perceptual.

    C) cognitivo.

    D) emocional.

    E) da atenção.

O avanço do uso das ferramentas tecnológicas na educação e a introdução das novas linguagens que compõem o universo dessas ferramentas exigem uma nova ação docente. Não cabe mais a ideia de transferência de conhecimentos, mas de uma prática docente dialética, que respeite as formas de pensar e agir do outro na relação pedagógica.


A prática docente a que se refere o texto anterior está calcada na vertente pedagógica

    A) crítica.

    B) bancária.

    C) construtivista.

    D) cognitivista.

    E) behaviorista.

O conjunto de padrões de reação e de interação com o ambiente e com outras pessoas (crianças ou adultos) que diferencia cada criança é denominado

    A) percepção.

    B) interação.

    C) personalidade.

    D) nativismo.

    E) empirismo.

Além da organização didática dos conteúdos a serem ensinados, o professor é também responsável por exercer uma ação que garanta o respeito, a solidariedade e a justiça. Nesse sentido, sua ação é pautada na dimensão

    A) estética.

    B) técnica.

    C) ética.

    D) semiótica.

    E) simbólica.

O ofício do educador envolve diversas competências, entre elas a que trata dos valores morais da cultura com a qual esse profissional lida. Essa é a competência

    A) política.

    B) tecnológica.

    C) didática.

    D) ética.

    E) midiática.

A atuação pedagógica não se restringe ao ambiente escolar, mas se estende às organizações e aos espaços culturais e de convivência social. A ação educativa que se processa fora do ambiente escolar e que acontece de maneira intencional, mas com pouca sistematização e planejamento, é denominada educação

    A) não formal.

    B) ambiental.

    C) informal.

    D) a distância.

    E) formal.

Pedro, aluno do 6.º ano do ensino fundamental II, fez uma prova objetiva de matemática em sua escola e tirou nota 9,0, de um total de 10 pontos, por ter errado uma questão, conforme indicado na prova pela professora. Ao comparar sua prova com a do colega Saulo, da mesma turma, verificou que Saulo havia registrado para a questão o mesmo gabarito que ele, mas a resposta do colega tinha sido considerada correta enquanto a dele havia sido considerada errada.


Nessa situação hipotética, considerando-se o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, os critérios avaliativos adotados pela professora na atribuição das notas

    A) não podem ser contestados diretamente por Pedro nem por Saulo, pois cabe aos pais/responsáveis deles buscar a solução do conflito junto à direção da escola.

    B) podem ser contestados diretamente tanto por Pedro quanto por Saulo, que podem, ainda, recorrer às instâncias escolares superiores se não solucionarem o conflito junto à professora.

    C) não podem ser contestados por Saulo, porque o problema afeta diretamente a nota de Pedro, e não a dele.

    D) podem ser contestados por Pedro apenas se ele for integrante do grêmio estudantil da escola.

    E) não podem ser contestados por Pedro, porque a professora tem autonomia para adotar critérios avaliativos distintos se assim considerar necessário.

A respeito de teoria e prática, assinale a opção correta.

    A) A prática é inferior à teoria.

    B) O saber cientifico é oriundo apenas da teoria.

    C) Toda prática é não ideológica, por não se realizar dentro de uma opção política.

    D) A prática traz novas dimensões ao conhecimento científico, o que enseja a realização de revisão teórica.

    E) A teoria torna a prática mais produtiva, mas a prática não provoca esse mesmo efeito na teoria.

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