Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Com relação à ação pedagógica e ao trabalho com projetos, assinale a opção correta.

    A) O emprego de projetos que aproximam a escola e o professor da realidade e da identidade do estudante reforça a função da escola de apenas ensinar conteúdos.

    B) A pedagogia de projeto chegou ao Brasil a partir dos estudos de Paulo Freire.

    C) A pedagogia de projeto se caracteriza por sua força motivadora e geradora de aprendizagens de situações reais.

    D) A proposta do trabalho por projetos deve assegurar a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos e sociais, deixando em segundo plano os aspectos cognitivos dos educandos.

    E) O trabalho com projetos exige uma postura técnica que se sobrepõe a uma postura metodológica de ensino.

A respeito de novas tecnologias aplicadas à educação, assinale a opção correta.

    A) As tecnologias aplicadas à educação constituem um novo paradigma educacional que engloba a descoberta e a criação, possibilitando ao aluno a construção do seu conhecimento conforme o seu estilo individual de aprendizagem.

    B) O uso efetivo da tecnologia por parte dos alunos não requer a assimilação da tecnologia pelos professores.

    C) As tecnologias da comunicação modificam as funções do docente de tal modo que substituem o professor.

    D) A democratização do saber por meio das novas tecnologias propõe alternativas metodológicas que impulsionam a reprodução do conhecimento.

    E) As tecnologias não servem para reforçar uma visão conservadora e individualista, apenas uma visão progressista.

Com referência a métodos de ensino, assinale a opção correta.

    A) No trabalho docente, o professor deve selecionar e organizar vários métodos de ensino em função de sua experiência profissional.

    B) Os métodos de ensino, uma vez definidos, não apresentam uma relação de subordinação com os objetivos gerais e específicos.

    C) Métodos de ensino são ações não intencionais do professor pelas quais se organizam as atividades voltadas para a aprendizagem.

    D) A aplicação de métodos de ensino eficazes não garante o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e operativas dos alunos.

    E) Os métodos de ensino podem ser classificados de acordo com o aspecto externo e com o aspecto interno, sendo este referente ao procedimento de assimilação ativa por parte dos alunos e aquele, às formas de dirigir o processo de ensino.

A respeito de objetivos e conteúdos de ensino, assinale a opção correta.

    A) A objetividade e a universalidade dos conteúdos se apoiam no saber popular, constituído no senso comum.

    B) A escolha de conteúdos é fundamentada apenas nos programas oficiais e na organização lógica da matéria.

    C) A formulação dos objetivos educacionais pauta-se nos valores e ideais proclamados na legislação educacional, nos conteúdos básicos das ciências e nas necessidades de formação cultural exigidas pela população majoritária da sociedade.

    D) Os objetivos gerais referentes ao sistema escolar expressam o consenso do corpo docente somente em relação à prática escolar.

    E) São três os níveis de objetivos educacionais: objetivos preliminares, objetivos gerais e objetivos específicos.

Acerca dos elementos constitutivos do planejamento de ensino, assinale a opção correta.

    A) Para que o plano da escola seja um instrumento para a ação, ele deverá apresentar ordem sequencial, objetividade, coerência e teor inflexível.

    B) Os principais requisitos para o planejamento são a unidade, o foco central dos conteúdos, a avaliação diagnóstica e a postura democrática do docente.

    C) Existem apenas duas modalidades de planejamento, articuladas entre si: o plano de políticas públicas e o plano da escola.

    D) Objetivos, conteúdos e métodos — elementos do planejamento escolar — não apresentam implicações sociais nem significado político.

    E) O planejamento inclui a previsão das atividades didáticas, a revisão e a adequação no decorrer do processo de ensino.

Acerca de interdisciplinaridade e globalização, assinale a opção correta.

    A) Com a globalização, o debate acerca do direito à diferença foi enfraquecido e, consequentemente, o debate a respeito da diversidade cultural foi anulado.

    B) A maior vantagem gerada pela globalização é a concentração da produção e do poder econômico, o que coloca à margem um grande contingente da população mundial.

    C) No plano cultural, a globalização cria grupos de identidades voltados para a produção intelectual e também para a afirmação cultural de diferentes segmentos sociais.

    D) No plano educacional, o processo de globalização cria uma homogeneização cultural, de modo que a luta do campo educacional inclui a abertura para que a cultura dos grupos excluídos do currículo escolar seja representada.

    E) No plano econômico, a globalização tem acentuado o processo de dependência cultural, mas tem evidenciado a igualdade financeira crescente entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento.

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, assinale a opção correta.

    A) Segundo Piaget, o desenvolvimento intelectual resulta da construção de um equilíbrio progressivo entre assimilação e condicionamento operante.

    B) Para Vygotsky, a aprendizagem inclui relações entre as pessoas, e a relação do indivíduo com o mundo é sempre mediada pelo outro.

    C) As teorias do condicionamento definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo que tem consequência no plano da organização interna do conhecimento.

    D) Conforme Bruner, o processo de aprendizagem deve estar voltado para a compreensão dos conteúdos procedimentais e atitudinais.

    E) As teorias cognitivistas defendem que a aprendizagem consiste na conexão entre estímulo e resposta, de forma que um evoca o outro, de modo a completar a aprendizagem.

No que se refere ao processo de ensino-aprendizagem e à relação entre professor e aluno, assinale a opção correta.

    A) Um bom plano de aula e objetivos claros são suficientes para que se alcance satisfatoriamente uma boa interação nos aspectos socioemocionais.

    B) O processo cognoscitivo se refere aos vínculos afetivos entre professor e aluno.

    C) A autoridade docente deve cercear a relação educativa, de modo que os alunos se tornem dependentes do professor.

    D) A interação professor-aluno é fundamental para a organização da situação didática e para que se atinjam os objetivos do processo de ensino-aprendizagem.

    E) O trabalho docente deve ser unidirecional, pois, dessa forma, são reduzidas as dificuldades que os alunos encontram para assimilar os conhecimentos.

Assinale a opção correta, a respeito de currículo e construção do conhecimento.

    A) Para Giroux, o currículo envolve a transmissão de fatos e conhecimentos objetivos.

    B) Ao criticar a educação bancária, Paulo Freire ataca o caráter verbalista, narrativo e dissertativo do currículo tradicional.

    C) O currículo pós-moderno ensina, em geral, o conformismo, a obediência e o individualismo.

    D) Sob a perspectiva dos estudos culturais, o conhecimento e o currículo são definidos como campos conceituais nos quais diferentes conteúdos curriculares estabelecem uma hegemonia.

    E) De acordo com as teorias pós-críticas, o currículo pode ser compreendido sem a análise das relações de poder nas quais ele está envolvido.

À avaliação da aprendizagem têm sido atribuídos diferentes significados relacionados, especificamente, à forma autoritária e classificatória da avaliação tradicional. A respeito da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento e de autonomia, assinale a opção correta.

    A) Avaliar é dinamizar oportunidades de reflexão e de conhecimento em um momento terminal do processo educativo.

    B) Deve-se compreender a relação entre educação e avaliação como dois momentos distintos e não relacionais.

    C) Por intervir em todo o trabalho pedagógico, a avaliação não pode ocorrer de forma isolada, mas deve estar ligada a um projeto fundamentado que tenha como objetivo a aprendizagem.

    D) Na perspectiva da construção de conhecimento, competências e habilidades, a avaliação se caracteriza um movimento de problematização dissociado da reflexão sobre a ação.

    E) A avaliação é um espaço de mediação, de processo interativo de aprendizagens sobre si e sobre a realidade no qual prevalece a cultura da classificação e da seleção.

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