Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação a competência, conhecimentos, habilidades e atitudes, assinale a opção correta.

    A) Para que a haja competência, é preciso que conhecimento, habilidades e atitudes sejam desenvolvidos separadamente.

    B) As competências essenciais são vinculadas à dimensão individual.

    C) Duas correntes principais tratam do conceito de competência: uma de origem francesa e outra de origem anglo-americana; esta última enfatiza o vínculo entre trabalho e educação, indicando as competências como resultantes de processos sistemáticos de formação e aprendizagem.

    D) Conhecimento é um saber teórico e tácito que deve ser transformado em conhecimento explícito; habilidade refere-se ao saber fazer, arriscar e experimentar; atitude, por sua vez, diz respeito ao querer fazer, praticar.

    E) O método CHA (conhecimento, habilidade e atitude) é empregado para mensurar a competência na gestão de projeto pedagógico.

Figura 8A2-I


A figura a seguir ilustra o ciclo entre planejamento, implementação, monitoramento e avaliação como estratégia de gestão educacional. 


                

Ainda considerando a figura 8A2-I e o processo de planejamento e de planejamento participativo, assinale a opção correta.

    A) O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando uma questão de fé e lógica.

    B) O planejamento atende à especificidade de suas funções ao realizar a diagnose e a análise da realidade, a definição de objetivos e metas e o estabelecimento de atividades a serem desenvolvidas.

    C) As organizações são classificadas em três níveis: o estratégico, o tático e o operacional; neste último, o planejamento é desenvolvido a longo prazo, por haver um grau de certeza maior e uma execução mais simples.

    D) O planejamento é privilégio de um grupo gestor que irá coordenar uma ação coletiva dos indivíduos, devendo acontecer de forma que a decisão do gestor oriente a participação nas responsabilidades do processo de ensino-aprendizagem.

    E) O planejamento não deve ser um compromisso político do professor, pois isso envolveria individualidades no fazer pedagógico do educador que repensa o ensino, conferindo um significado dúbio à prática docente.

Figura 8A2-I


A figura a seguir ilustra o ciclo entre planejamento, implementação, monitoramento e avaliação como estratégia de gestão educacional. 


                

Considerando a figura 8A2-I e o processo de planejamento e de planejamento participativo, assinale a opção correta.

    A) O planejamento participativo é um processo que envolve apenas a organização do trabalho pela equipe gestora, a fim de resolver problemas coletivos.

    B) O monitoramento é um processo que define compromissos de ação e traz para o planejamento as modalidades conceituais e organizacionais que visam aprimorar o processo de aprendizagem em grupo.

    C) O planejamento organiza o trabalho e dá sentido a ele, direcionando ações assistemáticas pontuais para a convergência dos objetivos institucionais.

    D) A avaliação é a fase do planejamento caracterizada por ser somativa, acompanhar e permitir o replanejamento das ações e permitir também a transformação dos espaços sociais.

    E) A efetividade do planejamento participativo pode ser garantida com o envolvimento dos sujeitos no processo pela responsabilidade de implementação.

A respeito do projeto pedagógico, instrumento de reflexão que permite a elaboração de metas e ações para a instituição, assinale a opção correta.

    A) Apesar de ser um espaço de reflexão coletiva, o projeto pedagógico não visa à superação de conflitos e à eliminação de relações competitivas ou autoritárias.

    B) A construção de um projeto pedagógico deve equilibrar a interação das estruturas cognitivas dos sujeitos, tendo igualdade, qualidade, liberdade, totalidade e globalidade como princípios norteadores de suas ações.

    C) A igualdade, as dimensões técnica e política e a gestão democrática são princípios norteadores de uma proposta pedagógica.

    D) O planejamento é um processo político e pedagógico de reflexão que proporciona a vivência democrática e tem as intencionalidades descritiva, constatativa e constitutiva para o exercício da cidadania.

    E) A partir do princípio de gestão democrática, o projeto pedagógico se pauta na estrutura pedagógica, destacando, para sua efetividade e aplicabilidade, as interações políticas.

Ainda com relação a projeto político-pedagógico no ambiente organizacional e a gestão educacional, assinale a opção correta.

    A) A gestão se incumbe de ações que poderão materializar os planejamentos pedagógico, administrativo e político que fundamentam o projeto institucional.

    B) Para promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas, o planejamento participativo deve considerar as concepções técnico-científica e democrático-participativa de gestão.

    C) Considerar os princípios de construção do projeto político-pedagógico em todas as suas amplitudes significa promover a gestão participativa e, consequentemente, voltar-se à imprescindibilidade da individualidade e da arbitrariedade.

    D) A gestão participativa envolve o empreendimento humano com recursos físicos, materiais, financeiros e humanos na busca do compromisso pedagógico com os interesses individuais e coletivos, assim como os reais e os ideais.

    E) O projeto político-pedagógico será caracterizado como elemento articulador de um modelo de gestão pautado na hierarquia se, em sua elaboração e implementação, forem consideradas as funções estratégica, tática e operacional.

No que se refere a projeto político-pedagógico no ambiente organizacional e a gestão educacional, assinale a opção correta.

    A) Para a promoção dos objetivos da gestão compartilhada, a proposta pedagógica deve primar pela ponderação entre recursos humanos, financeiros, técnicos, didáticos, físicos, tecnológicos, sociais e situacionais.

    B) Gestão consiste na atividade de processos intencionais e sistemáticos pela qual são mobilizados meios e procedimentos para tomadas de decisão.

    C) A gestão democrática busca a solução de problemas oriundos do dia a dia com o objetivo de unir a teoria e a prática, compreendendo a autoridade do sujeito gestor enquanto hegemonia no contexto organizacional.

    D) O projeto político-pedagógico é um modelo de gestão compartilhada que defende a construção de um planejamento com base na hierarquização das funções, considerando as dimensões técnicas, culturais e políticas e o princípio da homogeneidade.

    E) Na concepção técnico-científica, a gestão pode ser individualizada ou coletiva, a depender da organização e dos processos dessa gestão para o alcance dos objetivos traçados para a instituição.

Acerca da constituição de grupos, da aplicação de critérios na distribuição de tarefas, da articulação com outros grupos sociais e do processo de planejamento, assinale a opção correta.

    A) A troca de informações em reuniões de grupos, a afetividade das aproximações e o sentimento de pertença ao grupo podem resultar em uma rede de relações geradora de informações facilitadoras da aprendizagem.

    B) A importância do processo de comunicação intragrupos e intergrupos pode ser medida por pressupostos conceituais e práticos expostos no planejamento para maximizar o processo educativo.

    C) A supervisão pedagógica de atividades formativas em grupo deve ser exercida por um profissional externo à equipe, pois esse profissional tem uma visão privilegiada de aspectos que os integrantes da equipe não são capazes de perceber.

    D) A avaliação sistemática do planejamento prima por atender às necessidades da equipe ao longo do processo, constituindo-se em ferramenta estimativa de valor homogêneo e estruturante dos objetivos a posteriori.

    E) A distribuição de tarefas a um grupo começa pelo mapeamento e pelo monitoramento, etapas que somente serão exitosas se forem identificados todos os processos da atividade.

Ainda com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, assinale a opção correta.

    A) O ruído na comunicação é gerado por barreiras impeditivas, tais como a empatia e a lateralidade entre emissores e receptores.

    B) Para a transferência de informação, a comunicação é simétrica, linear e completa, a depender do emissor, do receptor e da fidelidade à mensagem.

    C) Existe uma estruturação hierárquica entre os fluxos de comunicação; a interação do grupo, no entanto, independe da interferência direta dessa estruturação.

    D) Segundo o modelo transacional de comunicação organizacional, são imprescindíveis o significado da mensagem recebida e o comportamento manifestado.

    E) No ambiente organizacional, a comunicação constitui um meio integrador das partes, cuja abrangência intraorganizacional pode ser ascendente, descendente, bilateral ou feedback.

A respeito da comunicação e da interação grupal no processo de planejamento, assinale a opção correta.

    A) Ao envolver todas as áreas organizacionais em prol das ações sinérgicas para o alcance de objetivos comuns, a comunicação institucional forma um ciclo loquaz entre emissor, receptor, mensagem, canal, contexto e código.

    B) Uma das formas de analisar ou compreender os processos grupais é por meio dos vetores universais de avaliação, como pertença, cooperação e afiliação, sendo a comunicação o vetor universal mais importante.

    C) Para analisar a operatividade de grupos de trabalho, o pedagogo deve considerar a dependência e a complementaridade, que são dimensões do planejamento e da comunicação, respectivamente.

    D) No modelo interpretativo de comunicação, a organização é um fenômeno cultural composto por trabalhadores, mulheres e outros grupos nos quais a estrutura social e o processo simbólico causam distorções sistemáticas de comunicação.

    E) Durante o processo de interação grupal — no qual se destacam os papéis de líder progressista, líder da resistência, bode expiatório e porta-voz —, surgem conflitos entre o horizontal dos sujeitos e o vertical do grupo.

A respeito dos aspectos relacionados à dimensão filosófica da educação, assinale a opção correta.

    A) O ideal da educação platônica é tirar o homem da escuridão do mundo das ideias e trazê-lo para a realidade.

    B) Para Santo Agostinho, deve-se aprender fazendo e isso depende de um esforço exclusivo do homem.

    C) Gramsci defende que a educação deve ser realizada em função daquilo que o mercado de trabalho necessita.

    D) De acordo com Dewey e os defensores da escola nova, a educação é um processo natural no qual a teoria prevalece sobre a prática.

    E) Para Rousseau, a educação deve afastar o aprendiz das relações sociais para que a própria natureza o eduque.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...