Lista completa de Questões de Pedagogia da Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
A Pedagogia, sendo ciência da e para a educação, estuda a educação, a instrução e o ensino. Para tanto, compõe-se de ramos de estudos próprios, mas, ao mesmo tempo, busca em outras ciências os conhecimentos teóricos e práticos que concorrem para o esclarecimento do seu objeto, o fenômeno educativo. Nesse contexto, é correto afirmar que o estudo de importantes aspectos do processo de ensino e de aprendizagem, como implicação das fases do desenvolvimento dos alunos, e a organização das relações professor-aluno e dos alunos entre si caracterizam-se como contribuição da:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
A formação continuada ganha hoje destaque, constituindo parte das condições de trabalho profissional. A esse respeito, pode-se considerar como formação continuada:
I. Prolongamento da formação inicial, visando ao aperfeiçoamento profissional teórico e prático, no próprio contexto de trabalho, e ao desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional.
II. Encontros e palestras esporádicas.
III. Ações de formação dentro e fora da jornada de trabalho.
IV. Atividades realizadas fora do contexto social e escolar.
V. Formação feita na escola, a partir de situações trazidas de fora, independente dos saberes adquiridos pelos professores na situação de trabalho.
Estão corretas apenas:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Ao trabalhar na formação de lideranças com o objetivo de resgatar e/ou interferir nas relações sociais de cidadania, NÃO é função do educador:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
O conceito de "zona de desenvolvimento proximal", desenvolvido por Vygotsky, possibilita compreender funções e desenvolvimentos que estão a caminho de se completarem. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
( ) O processo de desenvolvimento nada mais é do que a apropriação ativa do conhecimento disponível na sociedade em que a criança nasceu.
( ) A aprendizagem precederia o desenvolvimento intelectual, seguindo-o e com ele coincidindo.
( ) A criança aprende e interage em sua maneira de pensar o conhecimento de sua cultura.
( ) O desenvolvimento intelectual mais complexo torna-se imutável.
( ) O processo de desenvolvimento consiste, apenas, na apropriação das informações processadas pelos professores em ambientes de aprendizagem.
A seqüência correta é:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Vygotsky defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano. Sob essa perspectiva, pode-se afirmar:
I. A linguagem e a interação desempenham papéis importantíssimos na formação e organização do pensamento complexo e abstrato individual.
II. O desenvolvimento do pensamento recebe grande influência da linguagem e do comportamento de pessoas experientes, o que leva os sujeitos, gradativamente, a adquirirem capacidade de se auto-regularem.
III. Pensamento e linguagem são dois círculos independentes que produzem o chamado pensamento verbal.
IV. As estruturas de linguagem dominadas pelas crianças passam a constituir as estruturas básicas de sua forma de pensar.
V. Os fatores biológicos constituem elementos preponderantes sobre os sujeitos sociais somente na fase adulta.
Estão corretas apenas:
Segundo Dinsmore (1992, p. 19), um projeto "é um empreendimento com começo e fim definidos, dirigidos para pessoas, para cumprir metas estabelecidas dentro de parâmetros de custo, tempo e qualidade". Assim, dentre as exigências para elaboração de projetos, podem-se considerar:
I. Definir claramente, e com visão realista, os resultados pretendidos pelas ações, de modo a minimizar os esforços para a consecução dos resultados mais significativos.
II. Agir a partir de situações claramente entendidas.
III. Dimensionar, articular e organizar os recursos.
IV. Discutir condições razoáveis, retroalimentação e melhoria contínua das ações.
V. Compreender, pela reflexão a partir do monitoramento e avaliação, a relação entre processos e resultados.
Estão corretas apenas:
Em pesquisa social e, em particular, em pesquisa-ação ou pesquisa participante, os problemas colocados são inicialmente de ordem prática. Assim, na formulação de um problema dessa natureza, é INCORRETO:
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
A elaboração de um Projeto Político-Pedagógico tem de partir, necessariamente, de uma concepção de educação. De acordo com a concepção dialética, constituem princípios norteadores desse Projeto:
A prática da avaliação em nossas escolas tem sido alvo de muitas críticas por parte dos educadores. Pode-se afirmar que essas críticas incidem sobre a prática de avaliação em virtude de(a):
I. Redução da avaliação a sua função de controle, mediante a qual se faz uma classificação quantitativa dos alunos relativa às notas que obtiveram nas provas.
II. Ênfase dada às aprendizagens orientadas por objetivos plurianuais e à individualização dos percursos de formação.
III. Fixação de critérios de desempenho unilaterais independentemente das condições do ensino, dos alunos e dos fatores externos e internos que interferem no rendimento escolar.
IV. Importância dada à negociação de sentidos no processo ensino-aprendizagem e na avaliação.
V. Utilização da avaliação como recompensa aos �bons� alunos e punição para os desinteressados ou indisciplinados.
Estão corretas apenas:
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Podem ser consideradas como características da comunicação e da interação grupal no campo pedagógico:
I. A necessidade de mudança das relações autoritárias para as relações baseadas no diálogo.
II. Valorização das experiências do indivíduo.
III. A linguagem explicada e clara é vital para a superação de mal-entendidos.
IV. O clima relacional, emocional e afetivo é irrelevante para a construção de novos saberes.
Estão corretas apenas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...