Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto a seguir para responder às questões 32 e 33.

“Ferreiro e Teberosky, psicolinguistas argentinas, iniciaram, em 1974, uma investigação, partindo da concepção de que a aquisição do conhecimento se baseia na atividade do sujeito em interação com o objeto de conhecimento e demonstraram que a criança, antes de chegar à escola, tem ideias e faz hipóteses sobre o código escrito, descrevendo os estágios linguísticos que percorre até a aquisição da leitura e da escrita. As pesquisadoras (1986) desenvolvem também aspectos propriamente linguísticos da Psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código, percorrendo um caminho que pode ser representado nos níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético.”

Considerando os níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético, indique, de acordo com a imagem, qual deles representa.

  • A. Silábico.
  • B. Alfabético.
  • C. Pré-silábico.
  • D. Silábico-alfabético.

“Cuidar e educar iniciam-se na educação infantil, ações destinadas a crianças a partir de zero ano, que devem ser estendidas ao ensino fundamental, médio e posteriores.” De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Educar exige cuidado; cuidar é educar, envolvendo acolher, ouvir, encorajar, apoiar, no sentido de desenvolver o aprendizado de pensar e agir, cuidar de si, do outro, da escola, da natureza, da água e do Planeta.

II. Apenas pelo cuidado se constrói a educação e as dimensões que a envolvem como projeto transformador e libertador.

III. A relação entre cuidar e educar se concebe mediante internalização consciente de eixos norteadores, que remetem à experiência fundamental do valor, que influencia significamente a definição da conduta, no percurso cotidiano escolar.

IV. Cuidado é, pois, um princípio que norteia a atitude, o modo prático de realizar-se, de viver e conviver no mundo; por isso, na escola, o processo educativo comporta uma atitude fragmentada da ação humana.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

“O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.” Com base nessa citação, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança.
  • B. O movimento humano consiste unicamente no deslocamento do corpo no espaço.
  • C. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo.
  • D. Ao movimentar-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais.

Em qualquer processo de comunicação, quatro elementos básicos podem ser identificados, ou seja, a fonte da informação; a informação propriamente dita; o veículo pelo qual a informação é transmitida; e, o receptor da informação. Baseado nesses quatro elementos pode-se concluir que seis elementos são a base da comunicação de dados em um sistema computacional, que são: transmissor; codificador; meio; receptor; decodificador; e, mensagem. Existem diferentes aplicações em comunicação de dados; uma dessas requer, em cada estação remota, um terminal inteligente e, nessa estação, durante um determinado período são executadas operações off-line. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa aplicação.

  • A. Coleta de dados.
  • B. Entrada de dados.
  • C. Distribuição de dados.
  • D. Comutação de mensagens.

Um sistema de banco de dados é uma coleção de dados que estão inter-relacionados e também de um conjunto de programas que tem como função a permissão aos usuários para acessar e modificar tais dados. Um dos modelos de dados, o relacional, tem como base uma coleção de tabelas. Acerca do modelo relacional, é correto afirmar que “______________ de uma relação refere-se ao seu projeto lógico; e, ______________ da relação refere-se ao seu conteúdo em um ponto no tempo”. Assinale a alternativa que complementa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. esquema / instância
  • B. integridade / esquema
  • C. instância / atomicidade
  • D. atomicidade / integridade

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os mecanismos de condicionamento operante que Bruner considera importantes são: reforço positivo ou recompensa; reforço negativo; extinção ou ausência de reforço; e, castigo.

( ) A ideia básica da teoria da Piaget é a de que as funções permanecem invariáveis, mas que as estruturas mudam, sistematicamente, conforme a criança se desenvolve.

( ) Vygotsky partia da ideia de que a criança tem necessidade de atuar de maneira eficaz e com independência e de ter a capacidade para desenvolver um estado mental de funcionamento superior quando interage com a cultura.

( ) A teoria de Skinner tem quatro princípios fundamentais: motivação, estrutura, sequência e reforçamento.

( ) A teoria da assimilação de Ausubel, ou teoria da aprendizagem significativa, é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V, F.
  • B. F, V, V, F, V.
  • C. F, V, V, F, V.
  • D. V, V, V, V, V.

A andragogia, definida por Malcolm Knowles, no século XX, é uma ciência antiga que estuda a educação para adultos com a finalidade de buscar uma aprendizagem efetiva para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento. Acerca dessa ciência, assinale a afirmativa correta.

  • A. A experiência daquele que aprende é considerada de pouca utilidade. O que é importante, pelo contrário, é a experiência do professor.
  • B. Na aprendizagem são sensíveis a estímulos da natureza externa, mas são os fatores de ordem interna que os motivam para a aprendizagem.
  • C. A motivação para a aprendizagem é fundamentalmente resultado de estímulos externos ao sujeito, como é o caso das classificações escolares e das apreciações do professor.
  • D. A disposição para aprender aquilo que o professor ensina tem como fundamento critérios e objetivos internos à lógica escolar, ou seja, a finalidade de obter êxito e progredir em termos escolares.

A liderança visa à consecução de um ou mais objetivos específicos: o líder surge como um meio para se alcançar os objetivos desejados pelo grupo e pela instituição. Os estilos mais comuns de lideranças são:

1. Autocrática.

2. Liberal.

3. Democrática.

4. Situacional.

Considerando os estilos de liderança, relacione adequadamente com as características citadas a seguir.

( ) O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. Determina as técnicas para a execução das tarefas, na medida que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.

( ) Os líderes de sucesso não utilizam um único estilo. Eles praticam uma liderança situacional, adaptando o seu estilo a cada situação, principalmente às características culturais de cada grupo.

( ) Há liberdade para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder. A divisão das tarefas e a escolha dos companheiros ficam totalmente a cargo do grupo. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos.

( ) As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo. O grupo estabelece as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário. A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3, 4.
  • B. 1, 2, 3, 4.
  • C. 3, 4, 1, 2.
  • D. 2, 3, 4, 1.

Oliveira (2007) “define grupo como um conjunto de pessoas reunidas para realizar objetivos, estabelecendo relações de interdependência e criando identidade própria. O objetivo em comum é o elo que orienta a formação dos grupos”. São importantes características dos grupos, EXCETO:

  • A. As forças contraditórias que regulam a coesão do grupo.
  • B. A presença de interações afetivas de inúmeras naturezas.
  • C. A necessidade de diversificação das regras para a organização do grupo.
  • D. A criação do campo grupal que garante o intercâmbio e a partilha de experiências.

De acordo com Borges (1999), a chegada das tecnologias no ambiente escolar provoca uma mudança de paradigmas. As TICs oferecem uma vastidão de recursos que, se bem aproveitados, dão suporte para o desenvolvimento de diversas atividades com os alunos. Acerca do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O computador é explorado pelo professor em sua potencialidade e capacidade, tornando possível simular, praticar ou vivenciar situações, podendo até sugerir conjecturas abstratas, fundamentais a compreensão de um conhecimento ou modelo de conhecimento que se está construindo.

II. O computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas, desde que haja uma reformulação no currículo, que se criem novos modelos metodológicos e didáticos e, principalmente, que se repense qual o verdadeiro significado da aprendizagem, para que o computador não se torne mais um adereço travestido de modernidade.

III. O computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. A utilização do computador como a ferramenta pedagógica auxilia no processo de construção do conhecimento.

IV. A função do aparato tecnológico educacional é a de ensinar. Isso significa que o professor deixa de ser o único repassador de conhecimento; o aluno ganha a autonomia, e o computador é o instrutor do processo de desenvolvimento intelectual do aluno.

V. A utilização das TICs na escola trabalha apenas com os elementos da educação não formal, beneficiando o aspecto prático dos meios não formais. As ferramentas computacionais, especialmente a internet, podem ser um recurso rico em possibilidades.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. II, IV e V, apenas.
  • D. I, II, III e IV, apenas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...