Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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A adoção Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC em sala de aula traz para os educandos muitos caminhos a percorrer e, para isso, é necessária a presença do professor, pois é ele quem irá dinamizar todo este novo processo de ensino-aprendizagem por intermédio dessa ferramenta. Entre as vantagens potenciais desta modalidade na escola, está no fato desta, EXCETO:

  • A. Não vê o erro como fracasso, pois o computador não é um instrumento autônomo, precisa de comandos para poder funcionar.
  • B. O desenvolvimento do foco de atenção-concentração é prejudicado, pois o instrumento não favorece a expressão emocional.
  • C. Estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico, pois diante de uma situação-problema é necessário que o aluno analise os dados apresentados.
  • D. Favorece o levantamento de hipóteses e estabelecimento de estratégias e seleção dados para a solução e busca de diferentes caminhos para seguir.

A característica principal desta abordagem é tratar o conhecimento como uma “descoberta” nova para o indivíduo que a faz. O que foi descoberto, porém, já se encontrava presente na realidade exterior. Nessa abordagem, consideram a experiência planejada como a base do conhecimento; o conhecimento é o resultado direto da experiência. Trata-se da abordagem:

  • A. Humanista.
  • B. Cognitivista.
  • C. Sociocultural.
  • D. Comportamentalista.

Considerando o exposto e de acordo a abordagem humanista, quanto ao ensino-aprendizagem, assinale o pressuposto correto.

  • A. Ensinar consiste num arranjo e planejamento de contingência de reforço sob as quais os estudantes aprendem e é responsabilidade do professor assegurar a aquisição do comportamento.
  • B. O ensino procura desenvolver a inteligência devendo priorizar as atividades do sujeito, considerando-o inserido numa situação social. A aprendizagem tem caráter de abertura e comporta possibilidades de novas indagações.
  • C. O ensino procura desenvolver a inteligência devendo priorizar as atividades do sujeito, considerando-o inserido numa situação social. A aprendizagem tem caráter de abertura e comporta possibilidades de novas indagações.
  • D. O ensino é centrado no aluno, na personalidade do indivíduo; o professor não transmite conteúdo, é facilitador do conhecimento, que deve respeitar o aluno tal como é e compreender os sentimentos que ele possui. O aluno é o sujeito da ação que aprende por meio de suas experiências através da interação com o meio.

Existem diferentes dimensões de avaliação e todas estão envolvidas pela tomada de decisão. Considerando as avaliações do sistema, a institucional e em sala de aula, analise as características a seguir.

I. Baseada nos conjuntos dos alunos, tratados em conjunto.

II. Possui natureza classificatória e é realizada periodicamente.

III. Possui natureza formativa e somativa.

IV. Baseada na relação professor/aluno.

V. Realizada para poucos alunos, ou seja, apenas a turma na sala de aula.

Com relação à avaliação institucional, estão corretas apenas as alternativas

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C. II, IV e V.
  • D. III, IV e V.

A proposta de projetos pedagógicos interdisciplinares rompe com os paradigmas da pedagogia tradicional centrada na exposição de conteúdos pelos professores. Esse novo modelo propõe que o docente abandone o papel de “transmissor de conteúdos” e adote uma postura de pesquisador, de organizador do processo de ensino-aprendizagem. E o aluno, por sua vez, passe de receptor passivo a ator do processo. A eficiência de um projeto pedagógico será importante para o ensino-aprendizagem se for concebido e executado a partir, EXCETO:

  • A. Da necessidade dele, com relação primeira ao professor para explorar e compreender um tema, realizar algo, ou conhecer um fato que atrai a atenção.
  • B. Da mobilização das competências cognitivas e das habilidades dos alunos para investigar informações, trocar ideias e experiências sobre determinado assunto.
  • C. Das linguagens e de outras maneiras de comunicação a serem usadas, envolvendo os alunos participantes e o objeto de estudo, promovendo, assim, maior aprendizagem significativa.
  • D. Das linguagens e de outras maneiras de comunicação a serem usadas, envolvendo os alunos participantes e o objeto de estudo, promovendo, assim, maior aprendizagem significativa.

Com relação à didática, é correto afirmar que

  • A. desde o seu surgimento, a didática tornou fundamento da prática educativa, constituindo-se num conjunto de conhecimentos que interliga a teoria e a prática educativa.
  • B. investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização do ensino, ocupa-se dos métodos, conteúdos e organização da aula. Ela oferece embasamento para a relação ensino-aprendizagem, eliminando a dicotomia entre teoria e prática.
  • C. fundamenta a ação docente; é através dela que a teoria e a prática se consolidam de forma viável e eficaz, pois ela se ocupa do processo de ensino nas várias dimensões, não se restringindo à educação escolar, mas investiga e orienta a formação do educador na sua totalidade.
  • D. a dissociação entre teoria e prática possibilita os profissionais da educação articular a prática em proveito da teoria. Como resultado dessa separação, a prática educativa tende a criar a espontaneidade e a praticidade nas práticas escolares. Nesse sentido, a didática visa a contribuir para essa concepção ambígua de intera

Acerca da interdisciplinaridade, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Tem por base a construção do conhecimento de forma a constituir a consciência pessoal e totalizada.
  • B. Essa prática visa a eliminação de disciplinas, pois o conhecimento é um fenômeno com dimensões restritas.
  • C. O enfoque interdisciplinar constitui a necessidade de superar a visão mecânica e linear e reconstituir a unidade do objeto, que a fragmentação dos métodos separou.
  • D. O imprescindível é que se criem práticas de ensino, visando o estabelecimento da dinamicidade das relações entre as diversas disciplinas e se aliem aos problemas da sociedade. Isso ocorrerá por intermédio da construção lenta e gradual.

“(...) O desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação. Todos os processos vitais, sejam eles psicológicos, biológicos ou sociológicos, se comportam da mesma forma. Para Piaget isto significa que, diante das dificuldades de assimilação, o organismo se acomoda, e assim pode assimilar sucessivas vezes. O resultado entre a assimilação e a acomodação é a adaptação.”

Assinale a teoria correta que se refere ao trecho em destaque.

  • A. Cognitivista.
  • B. Significativa.
  • C. Sociointeracionista.
  • D. Comportamentalista.

É notável que as grandes transformações na educação brasileira, em termos de universalização do acesso e consolidação de um projeto de educação para todos, tenham ocorrido muito recentemente. No final da década de 1970 e início da de 1980 iniciou-se a expansão da rede pública de ensino no Brasil. A Constituição Federal de 1988, com todas as contradições enfrentadas, ajudou a consolidar e projetar a ideia política de uma educação republicana e democrática. No Brasil destaca-se, a partir da década de 1990, a estruturação dos elementos centrais que possibilitaram a expansão e a consolidação da educação básica pública: diretrizes, financiamento e avaliação. Nesse sentido, são marcos importantes, EXCETO:

  • A. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece princípios e direitos, determinando competências para sua garantia.
  • B. Os mecanismos transparentes de financiamento, com a criação do Fundef (1996) e posterior Fundeb (2007) – o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
  • C. A implantação do programa cultural do MOBRAL, criado com o objetivo de dar prosseguimento à formação acadêmica do indivíduo. Vislumbrava a disseminação da cultura, valorizava e preservava os valores vigentes.
  • D. A implantação de mecanismos de avaliação periódicos com dados publicados. Na década de 1990 teve início o “Provão”, que avaliava os cursos do Ensino Superior e durou de 1996 a 2003. Para a Educação Básica destaca-se a criação, em 2007, do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Sendo a finalidade básica da avaliação trazer subsídios para a tomada de decisão: planejar, intervir ou modificar determinadas situações, relações ou práticas educativas, pode-se afirmar que a avaliação se define em torno de sua função, ou seja, decide-se qual atividade avaliativa será realizada em torno do objetivo que se tem. Considerando a função da avaliação, analise as lacunas de acordo com o tipo de avaliação adequado. 

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. somativa / somativa / formativa
  • B. somativa / formativa / somativa
  • C. formativa / somativa / formativa
  • D. formativa / formativa / somativa
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