Lista completa de Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Independentemente do estágio de desenvolvimento em que os seres humanos encontram-se, a aquisição de conhecimentos, segundo Piaget, acontece por meio da relação sujeito/objeto. Esta relação é dialética e se dá por processos de esquema, assimilação, acomodação e equilibração, num desenvolvimento sintético, mútuo e progressivo. Relacione adequadamente os processos com os pressupostos a seguir.
1. Esquema.
2. Assimilação.
3. Acomodação.
4. Equilibração.
( ) É a incorporação de elementos do meio externo a um esquema ou estrutura do sujeito, ou seja, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza, possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.
( ) É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. Tanto pode criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou modificar um já existente, de modo que o estímulo possa ser incluído nele.
( ) São as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente organizam o meio, onde se modificam com o desenvolvimento mental e que se tornam cada vez mais refinadas à medida em que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos.
( ) Representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano, pois se trata de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana, mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido.
A sequência está correta em
O desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos.
II. Na interação com o outro o sujeito constrói laços de afeto e respeito e evidencia características coletivas.
III. A atividade de ensino-aprendizagem é determinada pela interação social dos sujeitos envolvidos neste processo.
IV. A ação consciente do educador leva à promoção de interações em sua sala de aula.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2016
Os distúrbios de aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta. Eles geram dificuldades que estão presentes no cotidiano da escola sendo enfrentadas por educadores e, também, pelos responsáveis e demais pessoas que convivem com indivíduos detentores desses problemas. A dislexia tem sido o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Analise as afirmativas e assinale a única que NÃO se trata de uma característica da dislexia.
O conhecimento da língua permite que o indivíduo se torne um cidadão capaz de se integrar num processo educativo. Sobre a relação oralidade e escrita, assinale a afirmativa INCORRETA.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2016
Tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que, constantemente, cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. Quanto ao papel da linguagem no desenvolvimento e a relação entre linguagem e pensamento, assinale a afirmativa INCORRETA.
A organização do tempo pedagógico apresenta uma dinâmica multifacetada. Acerca da rotina na educação infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
A contribuição de maior extensão da teoria piagetiana é a compreensão dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Piaget demonstra as estruturas de conjunto que caracterizam cada estágio. Cada estágio corresponderá um tipo de estrutura cognitiva, que possibilitará diferentes formas de interação com o meio. Assim, o homem aprende o mundo de maneira diversa a cada momento de seu desenvolvimento. Com relação aos estágios do desenvolvimento cognitivo, analise as afirmativas a seguir.
_______________________: a presença do objeto vai sendo gradativamente substituída por hipóteses e deduções; o objeto é reconstruído internamente em todas as suas propriedades físicas e lógicas.
_______________________: esse período se destaca como o declínio do egocentrismo intelectual e o crescimento do pensamento lógico. É nesse período que a realidade passa a ser estruturada pela razão. A criança terá um conhecimento real, correto e adequado de objetos e situações da realidade.
_______________________: esse período inicia com um egocentrismo inconsciente e integral, até que os progressos da inteligência sensório-motora levem à construção de um universo objetivo, onde a criança irá explorar seu próprio corpo, conhecer os seus vários componentes, sentir emoções, estimular o ambiente social e ser por ele estimulado.
_______________________: nesse período, a partir da linguagem a criança inicia a capacidade de representar uma coisa por outra, ou seja, formar esquemas simbólicos. No momento da aparição da linguagem, a criança se acha às voltas, não apenas com o universo físico, mas com dois mundos novos: o mundo social e o das representações interiores.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2016
Segundo Heywood (2004, p. 13.), a fascinação pelos anos da infância, um fenômeno relativamente recente, fez com que o conceito de infância sofresse alterações significativas ao longo da história. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Até o século XII, as condições gerais de higiene e saúde eram muito precárias, o que tornava o índice de mortalidade infantil muito alto.
( ) Por volta do século XII, iniciou a representação da infância na arte medieval.
( ) A mudança de paradigma no que se refere ao conceito de infância está diretamente ligada ao fato de que as crianças eram consideradas adultos imperfeitos.
( ) A noção de infância na modernidade se articula dentro de uma política de verdades, amparada pela autoridade do saber de seus porta-vozes.
A sequência está correta em
O método clínico de Piaget é um procedimento para investigar como as crianças pensam, percebem, agem e sentem, que procura descobrir o que não é evidente no que os sujeitos fazem ou dizem, o que está por trás da aparência de sua conduta, seja em ações ou palavras. Acerca desse método, analise os pressupostos.
I. A intervenção assistemática do experimentador ocorre como reação às ações ou respostas do sujeito e sempre é guiada pela tentativa de descobrir o significado de suas ações ou explicações.
II. O experimentador busca esclarecer qual é o sentido dos termos utilizados pela criança dentro da estrutura mental deste sujeito.
III. O experimentador formula hipóteses acerca da explicação dada pelo sujeito, de suas razões e de seu sentido, modificando-as ao mesmo tempo.
IV. O experimentador sempre mantém suas perguntas ou a situação experimental em função da conduta ou das respostas do sujeito.
V. São algumas das provas piagetianas: conservação do sólido, conservação do líquido e conservação numérica.
Estão corretas apenas as afirmativas
A prática de jogos e brincadeiras na educação infantil traz significativas contribuições para a aprendizagem das crianças, pois proporciona a interação e propicia o desenvolvimento das capacidades afetivas, cognitivas e sociais. Com base no exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...