Questões de Pedagogia da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

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Não é papel do pedagogo na organização pedagógica da prática educativa escolar:

  • A.

    a definição dos objetivos educativos, considerando o contexto histórico.

  • B.

    o gerenciamento e controle das atividades desenvolvidas pelo professor no processo ensino-aprendizagem.

  • C.

    a detecção de problemas de aprendizagem entre alunos.

  • D.

    a coordenação do plano pedagógico e planos de ensino da articulação horizontal e vertical dos conteúdos.

  • E.

    a avaliação e uso de técnicas e recursos referentes à prática educativa escolar.

Qual a alternativa que apresenta elementos característicos da avaliação do processo ensinoaprendizagem, numa função diagnóstica?

  • A.

    Mecanismo disciplinador de condutas sociais.

  • B.

    Instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem perseguidos.

  • C.

    Instrumento disciplinador das condutas congnitivas e sociais no contexto da escola.

  • D.

    Ajuizamento da qualidade do objeto avaliado.

  • E.

    Julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão.

Na estrutura Curricular da escola, encontra-se em discussão um conceito de organização dos conteúdos que tem como prioridade a transcendência dos conteúdos, pois é uma nova modalidade de relação entre as disciplinas para a sua superação. Este conceito diz respeito à:

  • A.

    pluridisciplinariedade.

  • B.

    interdisciplinariedade.

  • C.

    transdisciplinariedade.

  • D.

    multidisciplinariedade.

  • E.

    disciplinariedade cruzada.

Não faz parte das diretrizes do planejamento de ensino:

  • A.

    segregar o trabalho pedagógico, através de atividades competitivas, específicas e neutras.

  • B.

    planejar ações com a participação de todos os elementos envolvidos no processo de ensino.

  • C.

    priorizar a busca da unidade entre teoria e prática.

  • D.

    partir da realidade concreta de alunos, comunidade dentro do contexto econômico-social.

  • E.

    buscar uma relação educador-educando pautado em ações cooperativas.

É freqüente ouvir-se dizer: "Eu transcrevo o planejamento do ano anterior, acrescento algumas coisas, entrego e pronto. Cumpri minha obrigação". Esse discurso é remanescente de uma fase político-social que, no âmbito educacional, ficou conhecida como:

  • A.

    pedagogia crítica.

  • B.

    pedagogia tradicional.

  • C.

    pedagogia escola-novista.

  • D.

    pedagogia tecnicista.

  • E.

    pedagogia reprodutivista.

O projeto é a operacionalização dos cursos de ação a serem desenvolvidos durante o planejamento e envolve a realização das seguintes operações, na ordem correta:

  • A.

    objetivos, diagnóstico, metodologia de trabalho, processo, tempo e recursos.

  • B.

    diagnóstico, objetivos, metodologia de trabalho, processo, tempo e recursos.

  • C.

    apresentação, justificativa, corpo teórico, objetivos, metodologia, análise e conclusão.

  • D.

    procedimentos iniciais, diagnóstico, metodologia de trabalho, objetivos, análise e conclusão.

  • E.

    apresentação, justificativa, corpo teórico e conclusão e anexos.

Dentre as alternativas abaixo relacionadas, assinale a que traz elementos que caracterizam o planejamento de ensino numa dimensão político-social.

  • A.

    Previsão das situações específicas do professor com a classe.

  • B.

    Previsão inteligente e articulada das etapas do trabalho escolar envolvendo as atividades docentes e discentes, de modo a tornar o ensino seguro, econômico e inteligente.

  • C.

    Processo de tomada de decisões que visam à racionalização das atividades do professor e do aluno no processo ensino-aprendizagem, possibilitando melhor resultado e maior produtividade.

  • D.

    Processo que estabelece as técnicas e os recursos tecnológicos como meios, tendo em vista os fins e os valores que devem orientar a prática educativa.

  • E.

    Previsão de todas as atividades que o docente realiza para atingir os fins da educação.

Sobre a interdisciplinariedade como forma de organizar os conteúdos, Piaget destaca a importância da pesquisa interdisciplinar, que tem por finalidade:

  • A.

    tentar uma reorganização dos âmbitos do saber, através de intercâmbios, recombinações construtivas que conduzam ao avanço científico.

  • B.

    encaminhar uma justaposição de conteúdos construtivistas, através de disciplinas que se interpõem ao programa.

  • C.

    elaborar interfaces dos conteúdos programáticos, conduzindo a um conhecimento único e atemporal.

  • D.

    solucionar os problemas dos programas das disciplinas de ensino fundamental e ensino médio.

  • E.

    mesclar conteúdos de matemática, português, entre outros estabelecendo várias unidades de programáticas de conhecimento educacional e transversais.

No que se refere à concepção integrada de currículo, é correto afirmar que é um elemento:

  • A.

    inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social.

  • B.

    transcendente e atemporal, que tem vínculo com a sociedade.

  • C.

    transmissor de visões sociais particulares e interessadas. Produz identidades individuais e sociais particulares.

  • D.

    desvinculado das formas específicas e contingentes de organização da sociedade.

  • E.

    desconectado com as relações de poder e pautado no projeto político-social.

Na perspectiva de planejamento educacional nos paradigmas atuais, podemos afirmar que o projeto pedagógico da escola não é:

  • A.

    uma filosofia de educação que se discute e se vive na escola.

  • B.

    um plano de ação, com calendários e cronograma de atividades, dentro dos moldes das exigências técnico-administrativas.

  • C.

    a aproximação entre o que se pensa sobre a educação, o ensino, os conteúdos de ensino e o aluno com a prática pedagógica que se realiza nas escolas.

  • D.

    a aproximação, cada vez maior, entre o que se pensa ser a tarefa da instituição/escola e o trabalho que se desenvolve na escola.

  • E.

    o confronto entre as intenções e os resultados escolares.

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