Questões de Pedagogia da Dom Cintra Fundação

Lista completa de Questões de Pedagogia da Dom Cintra Fundação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O multiculturalismo na educação, quando precisa associar-se a esforços de cunho político, por vivenciar a discriminação e o preconceito referentes a grupos culturalmente dominados, como no caso indígena, necessita de clareza, principalmente, para:

  • A.

    diluir os nexos entre saber e poder

  • B.

    identificar os ideais do grupo de poder

  • C.

    não se fixar no jogo imposto pelo grupo dominado

  • D.

    contextualizar a produção das diferenças existentes

  • E.

    reconhecer os atos transgressores dos grupos dominado e dominante

Pensando o multiculturalismo e a formação de professores em comunidades indígenas, é comum não se ter a preocupação com um trabalho preparativo relacionado às particularidades culturais desses professores, o que pode gerar conflito na relação professor/aluno. Tal situação diz respeito a dificuldades com:

  • A.

    a dialética na construção das identidades com reforço às diferenças

  • B.

    a superação de propostas envolvidas com determinantes de ordem política

  • C.

    a atuação da gerência pedagógica no âmbito cognitivo e afetivo do docente

  • D.

    o projeto menos afinado com as práticas cognitivas envolvidas na formação docente

  • E.

    a compreensão dos objetivos propostos pelo grupo de ação e seus determinantes

O multiculturalismo na educação, decorrente da grande pluralidade de culturas, traz a reflexão sobre a educação indígena, mostrando que esta se diferencia da educação para o índio por possuir a seguinte característica:

  • A.

    enfatizar os conteúdos fomentados pelo grupo

  • B.

    definir as atitudes expressas no programa de ação

  • C.

    priorizar as estratégias propostas no projeto pedagógico

  • D.

    fomentar as experiências dirigidas para as questões de exclusão

  • E.

    ser realizada por intelectuais das próprias comunidades indígenas

O aspecto sociológico da educação reconhece que os interesses cognitivos também possuem caráter social e princípios próprios constitutivos e autônomos com relação a outros interesses sociais. Assim, a ideia de que uma sociedade do saber carece, nos seus debates, do conhecimento tido como categoria central, conduz à reflexão sobre a produção e transmissão do conhecimento, que deve considerar o seguinte fator:

  • A.

    reducionismo na teoria do conhecimento com qualificações sociais abrangentes

  • B.

    dificuldade na aceitação do reducionismo com interesses sociais definidos

  • C.

    complexidade dos campos intelectuais com relações de poder conflitantes

  • D.

    expansão ampla de redes de conhecimento com enfoque sociológico

  • E. desigualdade social com produção cognitiva relevante

Ao se pretender o engajamento do profissional da educação em equipes multidisciplinares para cuidar da saúde e do saneamento junto a grupos indígenas, no sentido de orientar e formar agentes indígenas, será necessário, sobretudo, que esse profissional faça o reconhecimento da:

  • A.

    superação de preconceitos com a esfera econômica

  • B.

    manifestação múltipla das identidades culturais

  • C.

    associação de elementos pedagógicos na prática diária

  • D.

    problematização de conteúdos das práticas formais de ensino

  • E. maximização do movimento existente nas identidades culturais

Um trabalho efetivo grupal e multidisciplinar demanda, sobretudo, para seu sucesso, grande capacidade de seus integrantes de reflexão crítica sobre a realidade. Sabe-se, no entanto, que o combate à ambivalência resultante das lutas de poder cria mais exclusão, em função de:

  • A.

    fixar em ações de representação

  • B.

    funcionar como regulador social

  • C.

    funcionar como regulador social

  • D.

    reforçar a separação entre polaridades

  • E.

    problematizar o caráter da dominação

Para Gandin, a realidade, quando se pensa em planejamento, pode ser concebida de várias maneiras. Segundo ele, a realidade restrita à educação, à saúde ou a qualquer outra atividade humana, dentro da instituição ou do grupo que planeja, é concebida como:

  • A.

    globa

  • B.

    totalizadora

  • C.

    do campo de ação

  • D.

    centrada no indivíduo

  • E.

    restrita às ambivalências

O planejamento, visto como prática educativa, deve ter um modelo de plano ajustado à realidade. Assim, para Gandin, o confronto entre o juízo que o grupo faz da sua realidade e o ideal traçado para o seu fazer pode ser melhor expresso pelo seguinte modelo de plano:

  • A.

    doutrinal

  • B.

    operativo

  • C.

    presencial

  • D.

    referencial

  • E.

    de necessidades

Quando se pensa na participação em trabalho de equipe, a linha de planejamento a ser seguida deve ser definida com critério, atendendo às questões que determinam a qualidade, a missão e o poder – questões que são aferidas principalmente pela visão de sociedade ou grupo a ser atingido. Dentre as formas de planejamento, a que apresenta um caráter mais conservador, por estar voltada para o aperfeiçoamento do processo de produção, é conhecida por:

  • A.

    qualidade total

  • B.

    esquema estratégico

  • C.

    movimento participativo

  • D.

    gerenciamento dinâmico

  • E.

    processo de pertencimento

A capacitação de equipes multidisciplinares de saúde indígena e a construção de propostas de ações educativas, se vistas sob a ótica da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, só poderão ser realizadas por meio do pedagogo que se forma ético e responsável frente à sua missão de mudança. Para tal, o docente deve ter domínio, dentre outros, sobre os seguintes fatores:

  • A.

    liberdade, ruptura e opção

  • B.

    dialética, mecanicismo e senso comum

  • C.

    determinismo, problematização e congruência

  • D.

    pensamento crítico, racionalismo e pragmatismo

  • E.

    globalização, neoliberalismo e transferência de saberes

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...