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Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O espaço escolar representa um modelo organizacional constituído por diferentes segmentos que interagem permanentemente, cada qual com capacidade de promover intervenções, a fim de concretizar o ato pedagógico. O Pedagogo - Orientador pode contribuir como:
I. Construtor de projetos inseridos no projeto político-pedagógico.
II. Pesquisador da realidade.
III. Articulador na prática educativa.
IV. Controlador dos problemas dos alunos.
Analisadas a proposições, assinale a alternativa correta:
Todas as proposições são falsas.
Somente a proposição I é verdadeira.
Somente as proposições I e III são verdadeiras.
Apenas a proposição IV é falsa.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O papel do Pedagogo – Orientador Educacional diante das perspectivas atuais deve ser numa dimensão:
Pedagógica com ênfase em um conhecimento que promova a transformação do sujeito, da escola e da própria sociedade.
Psicológica com ênfase nos problemas individuais de ajustamento do aluno à escola, à família e à sociedade.
Política com ênfase no favorecimento de determinados grupos sociais.
Social com ênfase nas questões particulares do aluno, da família e da comunidade.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Conforme o autor assinale a alternativa correta:
As atividades educativas tendem a ocorrer de forma não intencional de acordo a visão fragmentada de cada professor.
O processo de apropriação encontra-se desvinculado dos processos sociais e educativos.
O conhecimento deve ter uma dimensão fragmentadora dos diferentes campos do saber levando as ações isoladas e restritivas.
Educar significa integrar os diferentes saberes de modo a buscar a aproximação entre conceitos fundamentais das diferentes unidades curriculares a partir de um eixo temático.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Os pedagogos como agentes sociais capazes de atuar no e sobre o universo educativo devem assumir a condição de protagonistas e produtores de sua profissão em constante articulação com o desenvolvimento de redes formativas que propiciem a troca de experiências e partilha de saberes. Os especialistas podem exercer esse papel
Considerando o aluno como principal objetivo de modo a analisar as relações que ele estabelece, procurando socializá-las como uma participação mais crítica.
Consolidando espaços interativos assumindo a condição de articuladores pedagógicos em uma nova cultura, já que é preciso entender que a intervenção acontece, sobretudo, nos diferentes espaços educativos
Sensibilizando os alunos, as famílias, os professores, a administração para uma ação autocrática.
Organizando a informação dos alunos dentro de um processo contínuo de maneira a favorecer a adaptação destes à vida escolar.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A educação obrigatória é uma experiência universal inerente às sociedades do mundo moderno. Consiste em um projeto educativo reconhecido como um direito universal que deveria contribuir para a inclusão social e para o progresso da humanidade. Assinale a proposição verdadeira:
O acesso à educação pública e de qualidade consiste em um direito dos indivíduos o que não significa igualá-los entre si e sim buscar alternativas para minimizar as desigualdades sociais
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Existe muita polêmica dos educadores quanto ao ato de avaliar, sob uma ótica contemporânea, a avaliação deve considerar:
A eficiência do professor no encaminhamento da práxis de ensino.
Os conteúdos conceituais (capacidades cognitivas), os elementos procedimentais (aplicação dos saberes e transposição para a prática) e os quesitos atitudinais (aspectos comportamentais).
O mérito pessoal do aluno no desempenho escolar.
Os elementos sancionadores e qualificadores da prática educativa em que principal foco é o aluno.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Para adequar-se às necessidades contemporâneas relacionadas com as formas de aprendizagem, a didática precisa fortalecer a investigação sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Então, pode-se afirmar que:
O conhecimento supõe o desenvolvimento do pensamento e que desenvolver o pensamento supõe metodologia e procedimentos sistemáticos do pensar.
O ensino pode impulsionar o desenvolvimento das competências intuitivas mediante a formação de conceitos empiristas.
A ação educativa independe da concepção pedagógica adotada pelo educador o que confere um caráter transmissivo ao seu trabalho.
O estímulo das capacidades aprioristas dos alunos ajudando-os a desenvolver competências e habilidades motoras.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Os diferentes tipos de relação entre as disciplinas permitem adotar determinadas terminologias. A interdisciplinaridade corresponde ao seguinte conceito:
A aproximação máxima entre as disciplinas sob um sistema totalizador, criando uma unidade complexa.
A organização de conteúdos escolares em matérias independentes umas das outras sem vinculação de conhecimento.
Interação de duas ou mais disciplinas com transferências de leis de uma disciplina para outra, podendo originar um novo campo de conhecimento.
A justaposição das disciplinas de forma somativa de modo a acumular os conteúdos curriculares.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A aprendizagem que consiste em uma relação estímulo-resposta e passível de controle, com conteúdos ministrados em pequenos blocos e controle da situação planejada representa uma:
Concepção construtivista.
Concepção comportamentalista.
Concepção interacionista.
Concepção humanista.
Leia atentamente as proposições abaixo: I. O processo ensino/aprendizagem é multidimensional, compreendido sob as dimensões humana, política e técnica e de forma interdependente, visando a formação integral do indivíduo. II. Segundo um paradigma crítico de educação a concepção pedagógica de uma prática docente é como um fio condutor que interliga e dá sentido às suas ações. III. Os procedimentos didáticos são estratégias as quais o professor pode lançar mão para tornar suas aulas verdadeiros momentos de aprendizagem diretiva. Analisadas a proposições, assinale a alternativa correta:
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