Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

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O espaço escolar representa um modelo organizacional constituído por diferentes segmentos que interagem permanentemente, cada qual com capacidade de promover intervenções, a fim de concretizar o ato pedagógico. O Pedagogo - Orientador pode contribuir como:

I. Construtor de projetos inseridos no projeto político-pedagógico.

II. Pesquisador da realidade.

III. Articulador na prática educativa.

IV. Controlador dos problemas dos alunos.

Analisadas a proposições, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Todas as proposições são falsas.

  • B.

    Somente a proposição I é verdadeira.

  • C.

    Somente as proposições I e III são verdadeiras.

  • D.

    Apenas a proposição IV é falsa.

O papel do Pedagogo – Orientador Educacional diante das perspectivas atuais deve ser numa dimensão:

  • A.

    Pedagógica com ênfase em um conhecimento que promova a transformação do sujeito, da escola e da própria sociedade.

  • B.

    Psicológica com ênfase nos problemas individuais de ajustamento do aluno à escola, à família e à sociedade.

  • C.

    Política com ênfase no favorecimento de determinados grupos sociais.

  • D.

    Social com ênfase nas questões particulares do aluno, da família e da comunidade.

Conforme o autor assinale a alternativa correta:

  • A.

    As atividades educativas tendem a ocorrer de forma não intencional de acordo a visão fragmentada de cada professor.

  • B.

    O processo de apropriação encontra-se desvinculado dos processos sociais e educativos.

  • C.

    O conhecimento deve ter uma dimensão fragmentadora dos diferentes campos do saber levando as ações isoladas e restritivas.

  • D.

    Educar significa integrar os diferentes saberes de modo a buscar a aproximação entre conceitos fundamentais das diferentes unidades curriculares a partir de um eixo temático.

Os pedagogos como agentes sociais capazes de atuar no e sobre o universo educativo devem assumir a condição de protagonistas e produtores de sua profissão em constante articulação com o desenvolvimento de redes formativas que propiciem a troca de experiências e partilha de saberes. Os especialistas podem exercer esse papel

  • A.

    Considerando o aluno como principal objetivo de modo a analisar as relações que ele estabelece, procurando socializá-las como uma participação mais crítica.

  • B.

    Consolidando espaços interativos assumindo a condição de articuladores pedagógicos em uma nova cultura, já que é preciso entender que a intervenção acontece, sobretudo, nos diferentes espaços educativos

  • C.

    Sensibilizando os alunos, as famílias, os professores, a administração para uma ação autocrática.

  • D.

    Organizando a informação dos alunos dentro de um processo contínuo de maneira a favorecer a adaptação destes à vida escolar.

A educação obrigatória é uma experiência universal inerente às sociedades do mundo moderno. Consiste em um projeto educativo reconhecido como um direito universal que deveria contribuir para a inclusão social e para o progresso da humanidade. Assinale a proposição verdadeira:

  • A. A educação tem como principal função estimular a criação de modelos pedagógicos homogêneos para atender as expectativas da comunidade.
  • B. Os pedagogos que tratam de forma igual os alunos reduzem vertiginosamente as taxas de evasão escolar, cumprindo assim a missão de uniformizar os procedimentos educacionais.
  • C. A segregação é algo a ser perseguido pelos educadores com uma prática pedagógica baseada na função normalizadora e apreciação do mérito pessoal dos alunos.
  • D.

    O acesso à educação pública e de qualidade consiste em um direito dos indivíduos o que não significa igualá-los entre si e sim buscar alternativas para minimizar as desigualdades sociais

Existe muita polêmica dos educadores quanto ao ato de avaliar, sob uma ótica contemporânea, a avaliação deve considerar:

  • A.

    A eficiência do professor no encaminhamento da práxis de ensino.

  • B.

    Os conteúdos conceituais (capacidades cognitivas), os elementos procedimentais (aplicação dos saberes e transposição para a prática) e os quesitos atitudinais (aspectos comportamentais).

  • C.

    O mérito pessoal do aluno no desempenho escolar.

  • D.

    Os elementos sancionadores e qualificadores da prática educativa em que principal foco é o aluno.

Para adequar-se às necessidades contemporâneas relacionadas com as formas de aprendizagem, a didática precisa fortalecer a investigação sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Então, pode-se afirmar que:

  • A.

    O conhecimento supõe o desenvolvimento do pensamento e que desenvolver o pensamento supõe metodologia e procedimentos sistemáticos do pensar.

  • B.

    O ensino pode impulsionar o desenvolvimento das competências intuitivas mediante a formação de conceitos empiristas.

  • C.

    A ação educativa independe da concepção pedagógica adotada pelo educador o que confere um caráter transmissivo ao seu trabalho.

  • D.

    O estímulo das capacidades aprioristas dos alunos ajudando-os a desenvolver competências e habilidades motoras.

Os diferentes tipos de relação entre as disciplinas permitem adotar determinadas terminologias. A interdisciplinaridade corresponde ao seguinte conceito:

  • A.

    A aproximação máxima entre as disciplinas sob um sistema totalizador, criando uma unidade complexa.

  • B.

    A organização de conteúdos escolares em matérias independentes umas das outras sem vinculação de conhecimento.

  • C.

    Interação de duas ou mais disciplinas com transferências de leis de uma disciplina para outra, podendo originar um novo campo de conhecimento.

  • D.

    A justaposição das disciplinas de forma somativa de modo a acumular os conteúdos curriculares.

A aprendizagem que consiste em uma relação estímulo-resposta e passível de controle, com conteúdos ministrados em pequenos blocos e controle da situação planejada representa uma:

  • A.

    Concepção construtivista.

  • B.

    Concepção comportamentalista.

  • C.

    Concepção interacionista.

  • D.

    Concepção humanista.

Leia atentamente as proposições abaixo: I. O processo ensino/aprendizagem é multidimensional, compreendido sob as dimensões humana, política e técnica e de forma interdependente, visando a formação integral do indivíduo. II. Segundo um paradigma crítico de educação a concepção pedagógica de uma prática docente é como um fio condutor que interliga e dá sentido às suas ações. III. Os procedimentos didáticos são estratégias as quais o professor pode lançar mão para tornar suas aulas verdadeiros momentos de aprendizagem diretiva. Analisadas a proposições, assinale a alternativa correta:

  • A. Somente a proposição I é verdadeira.
  • B. As proposições II e III são verdadeiras.
  • C. Todas as proposições são verdadeiras.
  • D. Apenas a proposição III é falsa.
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