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Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O processo de gestão democrática pressupõe a participação de todos os segmentos da escola e como conseqüência produz os seguintes benefícios:
A prática autocrática, a postura individualista e o isolamento administrativo.
O distanciamento físico e a autonomia dos profissionais da educação.
O racionalismo técnico e a postura centralizadora.
A qualidade pedagógica, o currículo com significado, o aumento do profissionalismo, a postura coletiva e a aproximação dos educadores.
Jean Piaget é um dos grandes pensadores que vinculou suas pesquisas as questões de desenvolvimento e aprendizagem. Sobre suas idéias é correto afirmar que:
Piaget definiu o desenvolvimento como sendo um produto de equilíbrios sucessivos.
Para Piaget o desenvolvimento cognitivo do individuo não ocorre através de constantes equilíbrios e desequilíbrios.
Para Piaget somente no ser humano é possível a noção de equilíbrio.
A noção de equilíbrio é o alicerce da teoria de Piaget.
Na prática pedagógica o educador a partir de sua trajetória acadêmica e existencial assume o papel de mediador entre a cultura elaborada e o educando em formação. Nesta perspectiva é correto afirmar que todo educador e educadora deve possuir algumas qualidades entre estas:
compreensão da realidade com a qual trabalha, pouco envolvimento político e competência teórica do conhecimento em que atua.
compreensão da realidade com a qual trabalha, comprometimento político e competência teórica do conhecimento em que atua.
comprometimento político e parcial competência teórica do conhecimento em que atua.
comprometimento político e total competência teórica do conhecimento em que atua.
Sabemos que na maioria das vezes, os fenômenos científicos e tecnológicos, não podem ser explicados apenas por um campo de conhecimento. È necessário no ensino fundamental a interação e o diálogo entre os docentes e as disciplinas envolvidas visando o tempo todo relacionar a teoria com a prática, bem como a função social de cada conteúdo. É correto afirmar, quando os educadores dialogam entre si, discutindo os objetos de estudo de suas disciplinas e a conexões possíveis entre elas estão caminhando na tentativa do que se convencionou chamar de:
interdisciplinaridade.
transversalidade
integralidade.
curricularidade.
Trabalhar com crianças, jovens e adultos na contemporaneidade é admitir um mundo polissêmico onde as verdades e as certezas estão sempre sendo questionadas. Torna-se necessário que questões sociais como: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural devam estar sempre vinculadas aos conteúdos das diferentes situações de ensino. É correto afirmar que essas temáticas, são denominadas, na legislação educacional brasileira de:
Temas regionais.
Temas intencionais.
Temas culturais.
Temas transversais.
Formar homens e mulheres leitores é compromisso da escola pública contemporânea. A leitura não pode ser entendida de forma engessada no processo de planejamento do professor. Em relação as práticas de leituras com crianças é correto afirmar que:
a leitura deve ser sempre dirigida pelo professor que apontará textos relacionados com seu planejamento escolar.
a melhor hora para a leitura é em casa, pois a criança poderá ler os livros que foram indicados por seus professores, bem como, os que deseja ler por vontade própria.
a criança deve progredir na leitura encontrando prazer e sentido nos múltiplos contatos com a língua escrita.
as crianças devem ser estimuladas a lerem preferencialmente os livros didáticos trabalhados no ensino fundamental.
Numa perspectiva de educação inclusiva, supõe-se que na relação professor –aluno o educador ajuda inicialmente o educando na tarefa de aprender, sendo que essa mediação, possibilita posteriormente os educandos a pensarem com maior autonomia. Para aprender o educando precisa ter ao seu lado alguém que o perceba ajudando-o criticamente na apropriação dos conhecimentos científicos. É correto afirmar que os educadores que assim o fazem revelam uma concepção de aprendizagem teoricamente denominada:
Nas discussões do projeto político pedagógico aparece às concepções de aprendizagem e as opções teórico-metodológicas, que são delimitadas pelos educadores e educadoras de uma determinada escola. É correto afirmar que uma escola que opta por uma visão ambientalista de aprendizagem entende que:
a aprendizagem é o processo, já definido no ser humano, desde o seu nascimento, cabe a escola, apenas, aprimorá-lo.
a aprendizagem é o processo que ocorre através da interação com outras pessoas.
a aprendizagem é o processo onde a maturação biológica é mais importante que o ambiente.
a aprendizagem é processo pelo qual o comportamento é modificado pela experiência.
A educação inclusiva como possibilidade de acesso e permanência de todos no contexto do ensino fundamental norteia-se pelas contribuições teóricas de Lev Seminovitch Vygotski. Neste sentido, é correto afirmar que:
Vygotski defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano, sendo que uma perspectiva inclusiva de educação, deve balizar sua ação numa visão única e universal de desenvolvimento e aprendizagem.
Vygotski defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano, sendo que uma perspectiva inclusiva de educação, deve entender, que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento.
Vygotski defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano, sendo que uma perspectiva inclusiva de educação, deve entender, que o desenvolvimento tem pouco impacto sobre a aprendizagem.
Vygotski defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano, sendo que uma perspectiva inclusiva de educação não pode aceitar uma visão única e universal de desenvolvimento e aprendizagem.
No ensino fundamental a relação entre ensino e aprendizagem não pode ser mecânica, nem uma simples transmissão do professor que ensina para um aluno que aprende. Tem-se clareza que a unidade entre ensino e aprendizagem se compromete quando o educador enfatiza o excesso de memorização e não suscita a participação crítica dos alunos. Numa visão progressista é correto afirmar que:
o processo de ensino é um conjunto de atividades organizadas pelo professor com os alunos, visando alcançar a aprendizagem de quem demonstrar interesse.
o processo de ensino é um conjunto de atividades organizadas do professor sobre os alunos, visando alcançar a aprendizagem de todos.
o processo de ensino é um conjunto de atividades organizadas pelo professor com os alunos, visando alcançar a aprendizagem de todos.
o processo de ensino é um conjunto de atividades organizadas pelo professor, visando alcançar a aprendizagem de todos.
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