Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

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De acordo com o autor assinale a proposição INCORRETA:

  • A.

    As diferenças de oportunidades tende a limitar o desenvolvimento de habilidades e competências para a inserção nas atividades produtivas.

  • B.

    As desigualdades em relação a educação provoca a exclusão social ao restringir o exercício da cidadania.

  • C.

    O aumento do nível de escolarização da população relaciona-se com a melhoria de outros indicadores sobre o consumo de cultura e sobre a qualidade de vida.

  • D.

    O processo de educação inclusiva vem ocorrendo nas escolas de modo geral em que a organização curricular é hierarquizada.

Nas estruturas organizacionais autônomas a tomada de decisão é feita de forma compartilhada, pode-se destacar como principais características do projeto político-pedagógico:

  • A.

    A melhoria administrativa e financeira da escola.

  • B.

    O processo concluso.

  • C.

    A participação coletiva e efetiva de vários segmentos da comunidade escolar.

  • D.

    A avaliação ao final do processo.

Os modelos organizacionais autônomas compreendem princípios democráticos que privilegiam a tomada de decisão compartilhada. Autonomia de todos os indivíduos, gestão democrática, negociação durante o processo de gestão e formação continuada dos educadores são elementos integrantes do:

  • A.

    Planejamento curricular.

  • B.

    Plano de ensino.

  • C.

    Projeto político-pedagógico.

  • D.

    Regimento escolar.

No Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI foram destacados quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser, seu relator foi:

  • A.

    César Coll.

  • B.

    Edgar Morin.

  • C.

    Jacques Delors.

  • D.

    Antoni Zabala.

Na perspectiva da escola cidadã preconizada por Paulo Freire, a busca da autonomia escolar e da garantia dos direitos a todos os cidadãos passa pela construção de um:

  • A.

    Planejamento participativo.

  • B.

    Planejamento tecnocrático.

  • C.

    Planejamento estratégico.

  • D.

    Planejamento dialógico.

O modelo empírico é uma dimensão epistemológica que considera:

  • A.

    O ser humano como uma tábula rasa totalmente determinado pelos estímulos que o rodeia.

  • B.

    O homem como produto da interação sujeito-objeto.

  • C.

    O indivíduo como pessoa única situada num processo contínuo de descoberta.

  • D.

    O sujeito ativo que conhece a realidade social em que vive.

O aluno possui uma bagagem hereditária que traz consigo uma herança genética, sendo capaz de aprender sozinho. É tarefa de o professor interferir o mínimo possível. Este modelo epistemológico refere-se ao:

  • A. Diretivismo.
  • B.

    Empirismo.

  • C.

    Apriorismo.

  • D.

    Construtivismo.

Em uma concepção interacionista estão presentes as seguintes características. Destaque a alternativa correta:

  • A.

    Mediação pedagógica e vinculação dos novos conhecimentos aos conhecimentos prévios.

  • B.

    Prática espontaneísta e centrado no aluno.

  • C.

    Autenticidade e congruência do ser humano.

  • D.

    Controle da situação planejada e passividade do sujeito.

A importância das relações humanas passou a ser reconhecida no universo das organizações de modo geral que poder ser favorecida com:

  • A.

    A competitividade de membros da equipe de trabalho.

  • B.

    A integração de indivíduos nas diferentes situações de trabalho.

  • C.

    A falta de colaboração dos profissionais.

  • D.

    A falta de qualidade de vida do profissional.

A ética vem do grego ethos, que significa analogamente "modo de ser" ou "caráter" enquanto forma de vida adquirida ou conquistada pelo homem. No âmbito educativo é fundamental:

  • A.

    Impor valores e atitudes.

  • B.

    Estabelecer regras morais.

  • C.

    Fundamentar as doutrinas religiosas.

  • D.

    Garantir a qualidade nas relações sociais.

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