Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
De acordo com o autor assinale a proposição INCORRETA:
As diferenças de oportunidades tende a limitar o desenvolvimento de habilidades e competências para a inserção nas atividades produtivas.
As desigualdades em relação a educação provoca a exclusão social ao restringir o exercício da cidadania.
O aumento do nível de escolarização da população relaciona-se com a melhoria de outros indicadores sobre o consumo de cultura e sobre a qualidade de vida.
O processo de educação inclusiva vem ocorrendo nas escolas de modo geral em que a organização curricular é hierarquizada.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Nas estruturas organizacionais autônomas a tomada de decisão é feita de forma compartilhada, pode-se destacar como principais características do projeto político-pedagógico:
A melhoria administrativa e financeira da escola.
O processo concluso.
A participação coletiva e efetiva de vários segmentos da comunidade escolar.
A avaliação ao final do processo.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Os modelos organizacionais autônomas compreendem princípios democráticos que privilegiam a tomada de decisão compartilhada. Autonomia de todos os indivíduos, gestão democrática, negociação durante o processo de gestão e formação continuada dos educadores são elementos integrantes do:
Planejamento curricular.
Plano de ensino.
Projeto político-pedagógico.
Regimento escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
No Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI foram destacados quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser, seu relator foi:
César Coll.
Edgar Morin.
Jacques Delors.
Antoni Zabala.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Na perspectiva da escola cidadã preconizada por Paulo Freire, a busca da autonomia escolar e da garantia dos direitos a todos os cidadãos passa pela construção de um:
Planejamento participativo.
Planejamento tecnocrático.
Planejamento estratégico.
Planejamento dialógico.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O modelo empírico é uma dimensão epistemológica que considera:
O ser humano como uma tábula rasa totalmente determinado pelos estímulos que o rodeia.
O homem como produto da interação sujeito-objeto.
O indivíduo como pessoa única situada num processo contínuo de descoberta.
O sujeito ativo que conhece a realidade social em que vive.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O aluno possui uma bagagem hereditária que traz consigo uma herança genética, sendo capaz de aprender sozinho. É tarefa de o professor interferir o mínimo possível. Este modelo epistemológico refere-se ao:
Empirismo.
Apriorismo.
Construtivismo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Em uma concepção interacionista estão presentes as seguintes características. Destaque a alternativa correta:
Mediação pedagógica e vinculação dos novos conhecimentos aos conhecimentos prévios.
Prática espontaneísta e centrado no aluno.
Autenticidade e congruência do ser humano.
Controle da situação planejada e passividade do sujeito.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A importância das relações humanas passou a ser reconhecida no universo das organizações de modo geral que poder ser favorecida com:
A competitividade de membros da equipe de trabalho.
A integração de indivíduos nas diferentes situações de trabalho.
A falta de colaboração dos profissionais.
A falta de qualidade de vida do profissional.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A ética vem do grego ethos, que significa analogamente "modo de ser" ou "caráter" enquanto forma de vida adquirida ou conquistada pelo homem. No âmbito educativo é fundamental:
Impor valores e atitudes.
Estabelecer regras morais.
Fundamentar as doutrinas religiosas.
Garantir a qualidade nas relações sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...