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Nóvoa (1995) indica entre os fatores de mudança sobre a função docente, doze elementos de transformação no sistema escolar: Assinale a alternativa correta:
No momento atual, o professor não pode afirmar que a sua tarefa se reduz apenas ao domínio cognitivo. Além de saber a matéria que leciona, pede-se que o mesmo seja facilitador de aprendizagem, pedagogo, eficaz, organizador de trabalho em grupo, e que para além do ensino, cuide do equilíbrio psicológico do s alunos, da integração social e da orientação social.
Nas últimas duas décadas a configuração do sistema educativo não teve muita alteração, ou seja, denota-se ainda que o ensino está centrado na educação das elites (baseado na seleção e competências) em detrimento a educação das massas.
O desenvolvimento de fontes de informação alternativas, principalmente os meios de comunicação de massas, não obrigam os professores a alterarem o seu papel transmissor de conhecimentos.
A massificação do ensino e o aumento das responsabilidades dos professores culminaram com a melhoria efetiva dos recursos materiais e das condições de trabalho e salariais daqueles que exercem o exercício da docência.
O trabalho com crianças pequenas é espontâneo, não se estruturando, portanto, em base curricular.
A mídia vem desafiando a escola a rever sua prática, especialmente no uso da linguagem, pois:
Exige que as salas de aula estejam equipadas com computador, TV, DVD e som, para veicular uma contra ideologia.
Indica que a escola tem que incorporar esta ideologia dos meios de comunicação para ficar atual.
Muda a função social da escola, já que com os recursos tecnológicos se pode dispensar os professores.
Utiliza recursos de som, imagens e hipertextos, produzindo uma nova forma de apropriação da realidade além da incorporação de conteúdos ideológicos.
O que faz uma palavra ou um conjunto delas se constituir num texto é:
Um contexto de escrita da língua em seu padrão culto, não admitindo variação lingüística.
Um contexto de escrita da língua em seu padrão culto, não admitindo variação lingüística.
Um contexto, onde se possa dizer o que se pensa de forma aleatória, sem interlocutor.
Um contexto de escrita com correção ortográfica, sem necessariamente a presença de um interlocutor.
A formação de leitores nas séries iniciais exige:
Que as crianças tenham muitos livros.
Que a professora seja leitora.
Que as famílias sejam alfabetizadas.
Que as crianças tenham freqüentado a pré-escola.
Se analisarmos com cuidado as reformas educacionais ocorridas no Brasil é correto afirmar que:
Teríamos que reconhecer melhor os nossos problemas, o que só recentemente vem ocupando os estudiosos em educação de outras partes do mundo.
Teríamos que reconhecer melhor os nossos problemas, o que só recentemente vem ocupando os políticos e gestores educacionais de algumas partes do país.
Temos sido fortemente influenciados por modelos estrangeiros, adequados à nossa realidade.
Temos sido fortemente influenciados por modelos estrangeiros, inadequados à nossa realidade.
Ao avaliar a textualidade, são fatores preponderantes:
Coerência, estilo, paragrafação, informatividade, intertextualidade, ortografia.
Coerência, aceitabilidade e situacionalidade, informatividade, paragrafação.
Coerência, situacionalidade e aceitabilidade, coesão, informatividade, intertextualidade.
Coesão, situacionalidade, informatividade, estilo, intertextualidade, ortografia.
As pedagogias que consideram o sujeito como uma tabula-rasa, cabendo à educação, através da transmissão ou modelagem, prover o depósito de conteúdos nos alunos. É correto afirmar que tais tendências baseiam-se na corrente psicológica denominada:
A alfabetização matemática deve permitir:
Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber contar até 100, somar e diminuir.
Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber resolver problemas com números.
Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber calcular.
Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para interpretar e transformar o mundo físico e social.
Na Pedagogia, a unidade entre teoria e prática é fundamental. Tal compreensão apresenta um caráter teórico-metodológico, podendo nortear o desenvolvimento de práticas investigativas, dialéticas, realizadas na escola ou em outros espaços não formais. Assim é possível adotar a metodologia da pesquisa-ação como organização da prática do pedagogo. Em relação a esta metodologia é correto afirmar que:
Na metodologia da pesquisa-ação teoria e prática estão imbricadas, possibilitando novas avaliações e encaminhamentos, num processo continuo de valorização da prática.
Na metodologia da pesquisa-ação teoria e prática estão imbricadas, possibilitando novas avaliações e encaminhamentos, num processo continuo de valorização da teoria.
A metodologia da pesquisa-ação consiste em integrar pesquisa e ação em um processo no qual os pesquisadores participam, problematizando a prática, observando, buscando e experimentando soluções num movimento de transformação.
A metodologia da pesquisa-ação consiste em integrar pesquisa e ação em um processo no qual todos os sujeitos implicados participam, problematizando a prática, intervindo, buscando e experimentando soluções num movimento de transformação.
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