Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

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Nóvoa (1995) indica entre os fatores de mudança sobre a função docente, doze elementos de transformação no sistema escolar: Assinale a alternativa correta:

  • A.

    No momento atual, o professor não pode afirmar que a sua tarefa se reduz apenas ao domínio cognitivo. Além de saber a matéria que leciona, pede-se que o mesmo seja facilitador de aprendizagem, pedagogo, eficaz, organizador de trabalho em grupo, e que para além do ensino, cuide do equilíbrio psicológico do s alunos, da integração social e da orientação social.

  • B.

    Nas últimas duas décadas a configuração do sistema educativo não teve muita alteração, ou seja, denota-se ainda que o ensino está centrado na educação das elites (baseado na seleção e competências) em detrimento a educação das massas.

  • C.

    O desenvolvimento de fontes de informação alternativas, principalmente os meios de comunicação de massas, não obrigam os professores a alterarem o seu papel transmissor de conhecimentos.

  • D.

    A massificação do ensino e o aumento das responsabilidades dos professores culminaram com a melhoria efetiva dos recursos materiais e das condições de trabalho e salariais daqueles que exercem o exercício da docência.

O trabalho com crianças pequenas é espontâneo, não se estruturando, portanto, em base curricular.

  • A. Somente I, III e IV.
  • B. Somente II, III e IV.
  • C. Somente I, II e IV.
  • D. Somente II e III.

A mídia vem desafiando a escola a rever sua prática, especialmente no uso da linguagem, pois:

  • A.

    Exige que as salas de aula estejam equipadas com computador, TV, DVD e som, para veicular uma contra ideologia.

  • B.

    Indica que a escola tem que incorporar esta ideologia dos meios de comunicação para ficar atual.

  • C.

    Muda a função social da escola, já que com os recursos tecnológicos se pode dispensar os professores.

  • D.

    Utiliza recursos de som, imagens e hipertextos, produzindo uma nova forma de apropriação da realidade além da incorporação de conteúdos ideológicos.

O que faz uma palavra ou um conjunto delas se constituir num texto é:

  • A.

    Um contexto de escrita da língua em seu padrão culto, não admitindo variação lingüística.

  • B.

    Um contexto de escrita da língua em seu padrão culto, não admitindo variação lingüística.

  • C.

    Um contexto, onde se possa dizer o que se pensa de forma aleatória, sem interlocutor.

  • D.

    Um contexto de escrita com correção ortográfica, sem necessariamente a presença de um interlocutor.

A formação de leitores nas séries iniciais exige:

  • A.

    Que as crianças tenham muitos livros.

  • B.

    Que a professora seja leitora.

  • C.

    Que as famílias sejam alfabetizadas.

  • D.

    Que as crianças tenham freqüentado a pré-escola.

Se analisarmos com cuidado as reformas educacionais ocorridas no Brasil é correto afirmar que:

  • A.

    Teríamos que reconhecer melhor os nossos problemas, o que só recentemente vem ocupando os estudiosos em educação de outras partes do mundo.

  • B.

    Teríamos que reconhecer melhor os nossos problemas, o que só recentemente vem ocupando os políticos e gestores educacionais de algumas partes do país.

  • C.

    Temos sido fortemente influenciados por modelos estrangeiros, adequados à nossa realidade.

  • D.

    Temos sido fortemente influenciados por modelos estrangeiros, inadequados à nossa realidade.

Ao avaliar a textualidade, são fatores preponderantes:

  • A.

    Coerência, estilo, paragrafação, informatividade, intertextualidade, ortografia.

  • B.

    Coerência, aceitabilidade e situacionalidade, informatividade, paragrafação.

  • C.

    Coerência, situacionalidade e aceitabilidade, coesão, informatividade, intertextualidade.

  • D.

    Coesão, situacionalidade, informatividade, estilo, intertextualidade, ortografia.

As pedagogias que consideram o sujeito como uma tabula-rasa, cabendo à educação, através da transmissão ou modelagem, prover o depósito de conteúdos nos alunos. É correto afirmar que tais tendências baseiam-se na corrente psicológica denominada:

  • A. ambientalista.
  • B. mecanicista.
  • C. tradicionalista.
  • D. tecnicista.

A alfabetização matemática deve permitir:

  • A.

    Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber contar até 100, somar e diminuir.

  • B.

    Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber resolver problemas com números.

  • C.

    Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber calcular.

  • D.

    Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para interpretar e transformar o mundo físico e social.

Na Pedagogia, a unidade entre teoria e prática é fundamental. Tal compreensão apresenta um caráter teórico-metodológico, podendo nortear o desenvolvimento de práticas investigativas, dialéticas, realizadas na escola ou em outros espaços não formais. Assim é possível adotar a metodologia da pesquisa-ação como organização da prática do pedagogo. Em relação a esta metodologia é correto afirmar que:

  • A.

    Na metodologia da pesquisa-ação teoria e prática estão imbricadas, possibilitando novas avaliações e encaminhamentos, num processo continuo de valorização da prática.

  • B.

    Na metodologia da pesquisa-ação teoria e prática estão imbricadas, possibilitando novas avaliações e encaminhamentos, num processo continuo de valorização da teoria.

  • C.

    A metodologia da pesquisa-ação consiste em integrar pesquisa e ação em um processo no qual os pesquisadores participam, problematizando a prática, observando, buscando e experimentando soluções num movimento de transformação.

  • D.

    A metodologia da pesquisa-ação consiste em integrar pesquisa e ação em um processo no qual todos os sujeitos implicados participam, problematizando a prática, intervindo, buscando e experimentando soluções num movimento de transformação.

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