Questões de Pedagogia da EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Lista completa de Questões de Pedagogia da EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentre os mais variados conceitos da ética profissional, podemos especificar como:

  • A. Ação empática e de repudiação aos colegas.
  • B. Solidariedade e desdouro com os colegas.
  • C. Ação consciente e responsável.
  • D. Ignomínia para com o outro.

A investigação e a avaliação são atividades realizadas na busca da obtenção de dados significativos sobre o desenvolvimento humano. Para tanto é preciso lembrar que tais atividades devem ter como base:

  • A. A eficiência e a eficácia do trabalho realizado.
  • B. O resultado das ações, sem a elaboração de novas estratégias de avanço.
  • C. A rotulação do aluno de acordo com o nível em que se encontra.
  • D. A seleção do aluno por meio de notas classificatórias e eliminatórias.

Atualmente fala-se muito em trabalhar de forma interdisciplinar na escola, porém sabe-se que muitos ainda não têm compreensão sobre tal conceito. Para entender melhor essas abordagens no campo educativo, relacione a 2ª coluna com a 1ª coluna e posteriormente assinale a alternativa correspondente aos conceitos corretos:

1ª COLUNA

1 - Interdisciplinaridade.

2 - Pluridisciplinaridade.

3 - Transdisciplinaridade.

4 - Multidisciplinaridade.

 2ª COLUNA

( ) Tem-se uma relação de reciprocidade, de mutualidade, em regime de co-propriedade que possibilita um diálogo mais fecundo entre os vários campos do saber.

( ) O agrupamento das disciplinas se faz entre aquelas que possuem algumas relações entre si visando-se à construção de um sistema de um só nível e com objetivos distintos, embora excluindo toda coordenação.

( ) Termo cunhado por Piaget, se prevê uma etapa superior que eliminaria dentro de um sistema total as fronteiras entre as disciplinas.

( ) Justaposição de conteúdos de disciplinas heterogêneas ou a integração de conteúdos numa mesma disciplina.

Assinale a alternativa correspondente aos conceitos corretos, de cima para baixo:

  • A. 2, 4, 1, 3.
  • B. 4, 2, 1, 3.
  • C. 3, 1, 4, 2.
  • D. 1, 2, 3, 4.

Trabalhar com projetos educativos interdisciplinares é um desafio na dinâmica escolar, pois, são várias as razões que levam a fragmentação desse tipo de atividade. Podemos considerar como empecilhos para a concretização do trabalho interdisciplinar na escola:

  • A. Realização do acompanhamento pedagógico.
  • B. Ausência de trabalho em equipe e liderança democrática na escola.
  • C. Opiniões e trabalhos coletivos em prol dos mesmos objetivos.
  • D. Presença da responsabilidade e envolvimento dos professores.

Em todos os tempos, o ser humano sempre procurou compreender e explicar o mundo em que vive. Isso implica buscar estratégias para a superação dos problemas e a busca pela sobrevivência. Nesse sentido as teorias da aprendizagem apresentam as diferentes formas de investigação comportamental do indivíduo. De acordo com as teorias, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:

1ª COLUNA

1 - Teoria do condicionamento.

2 - Teoria da Gestalt .

3 - Teoria do campo.

4 - Teoria cognitiva.

5 - Teoria fenomenológica.

2ª COLUNA

( ) Entende a aprendizagem como insight.

( ) Seu defensor é Skinner.

( ) Enfatiza a associação da resposta-caixa negra.

( ) Depende do campo psicológico da pessoa.

( ) Aprendizagem a partir da própria experiência.

( ) A aprendizagem coincide com o raciocínio ou com a solução de problemas.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correspondente à questão correta de cima para baixo:

  • A. 1, 1, 2, 3, 5, 4.
  • B. 2, 2, 1, 5, 4, 3.
  • C. 3, 5, 4, 4, 2, 1.
  • D. 2, 1, 1, 3, 5, 4.

A Psicologia da aprendizagem define que “quando aprendemos alguma coisa, modificamos o comportamento já existente”. Com isso, segundo Gagné, existem alguns tipos de aprendizagem. São eles:

I - Aprendizagem de sinais, aprendizagem de estímulo - resposta.

II - Cadeias motoras, cadeias verbais.

III - Aprendizagem de discriminação, aprendizagem de conceitos.

IV - Aprendizagem de princípios, solução de problemas.

V - Aprendizagem reprodutiva, aprendizagem passiva.

Dentre as afirmativas acima, estão corretas:

  • A. Apenas as afirmativas I, II, III e IV.
  • B. Apenas as afirmativas I, III e V.
  • C. Apenas as afirmativas II, III e IV.
  • D. Todas as afirmativas estão corretas.

A Psicologia do desenvolvimento destaca que existem fatores que influem no desenvolvimento humano. Tais fatores são apresentados em grupos externos e internos. Assinale a alternativa correspondente a esses fatores:

  • A.

    Fatores internos: família.

    Fatores externos: amigos.

  • B.

    Fatores internos: comunidade escolar.

    Fatores externos: ambiente social.

  • C.

    Fatores internos: hereditariedade e maturação.

    Fatores externos: ambiente social, alimentação e equilíbrio ecológico.

  • D.

    Fatores internos: hereditariedade.

    Fatores externos: ambiente social.

O uso das novas tecnologias (da comunicação e informação), contribui com o desenvolvimento físico e mental dos alunos, com isso, está gerando uma verdadeira revolução que afeta tanto as atividades ligadas à produção e ao trabalho quanto as ligadas à educação. Com isso é correto afirmar que:

  • A. O conhecimento não depende de tecnologia para ser elaborado. O uso das novas tecnologias agregam conteúdos, mas não contribuem com a formação crítica do aluno.
  • B. As inovações tecnológicas são extremamente importantes no desenvolvimento dos alunos, porém as mesmas devem ser direcionadas somente aos alunos que não tiverem acesso a estes meios.
  • C. As sociedades atuais são sociedades da informação nas quais o desenvolvimento das tecnologias pode criar um ambiente cultural e educativo suscetível de diversificar as fontes do conhecimento e do saber.
  • D. A maior parte dos projetos levados a cabo nos países em desenvolvimento, principalmente no Brasil, procuram, sobretudo, alcançar públicos muito numerosos, por isso, utilizam as tecnologias para diminuir o número de alunos na escola.

O mundo do trabalho requer novas competências para a atuação profissional. Para tanto é preciso levar em consideração alguns aspectos relevantes abordados na formação do indivíduo destacada nas metas educacionais para os próximos anos. Tais metas estão relacionadas:

  • A. A importância do indivíduo estar alfabetizado e não letrado.
  • B. A importância do indivíduo saber reproduzir o saber elaborado.
  • C. Ao conceito de formação do aluno dentro da concepção tecnicista.
  • D. Aos quatro pilares da educação.

Um profissional da área pedagógica precisa ter clareza nos conceitos avaliativos que determinam o avanço do aluno. Para tanto é preciso entender que a avaliação dentro de uma concepção de educação emancipatória:

  • A. Não deve gerar condições de decidir sobre alternativas do planejamento.
  • B. É um processo contínuo de pesquisas que visa identificar e interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos.
  • C. É um processo que apresenta o avanço do aluno por meio das notas, portanto caso o aluno não atinja a média esperada não poder ser classificado.
  • D. É um processo de verificação do desempenho do aluno por meio das provas realizadas durante a fase escolar, com isso, não deve primar pela flexibilização.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...